Seu cão não gosta de convidados? Siga estas dicas!

· maio 22, 2017

Amamos nosso cão, ele é mais importante para nós que muitas outras coisas. Entretanto, sempre que recebemos convidados em casa, ficamos com vontade de prendê-lo. Por que alguns cães ficam tão insuportáveis quando há visitas em casa? O que você pode fazer para evitar ou até mesmo mudar esse comportamento?

Por que os cães não gostam de visitas em casa?

Para poder evitar ou mudar um comportamento, primeiro devemos conhecer as suas causas. São muitos os motivos que podem levar nosso cão a não gostar de visitas. Listamos alguns deles:

Entram em seu território

cão e família

Os cães são animais de matilha e territoriais. É provável que tenha dado trabalho fazê-lo entender que você é o líder. Ele já aceitou e se sente feliz sob seu governo em seu território. O seu território, e ele não quer que seja de mais ninguém.

Quando pessoas estranhas, para ele, é claro, entram em casa, ele as sente como uma ameaça ao que é seu, seu lar, e por isso pode ficar agressivo com os visitantes.

Má educação

Mas há também o outro lado da moeda: o cão excessivamente carinhoso. O primeiro poderia mostrar agressividade, enquanto que este é tão carinhoso que se torna incômodo e pegajoso, sendo mais um incômodo que um prazer.

Isso ocorre porque não foram bem educados quando eram filhotes e não aprenderam qual é o seu lugar. Os cãezinhos, quando ainda são bebês, são lindos e todo o mundo quer vê-los e tocá-los. Mas, quando já cresceram, a coisa muda, especialmente se agora os seus amigos têm filhos.

Se desde o começo você permite que o cão faça o que quer quando tem visitas em casa, é muito provável que continue fazendo agora, pois, em sua mente, segue sendo o mesmo filhote.

Ciúme

O medo de perder o seu amor pode ser outro motivo que leva o seu cão a não querer visitantes em casa. Esse não é um comportamento estranho, já que até as crianças agem assim.

Lembre-se sempre de que um cão, assim como uma criança, é dependente de você. Se ele vê que seu carinho e atenção estão ameaçados, é muito provável que fique agressivo.

Sua paz

Quando ele chegou ainda filhote, é provável que tenha demorado a se adaptar e a enxergar sua casa como um lar. Mas, com o passar do tempo, ele conseguiu e seu lar é um refúgio onde encontra paz.

De repente, enquanto dorme, chegam estranhos fazendo muito barulho com a campainha, ao cumprimentarem todos, com as crianças, falando alto e sua paz é ,perturbada. Quem gosta que tragam convidados sem nos avisar? Pois pense nisso e pondere se a atitude de seu cão não é compreensível.

Como evitar o mau comportamento com as visitas

Não se preocupe, mesmo que você não tenha educado seu cão desde filhote, existem várias coisas que podem ser feitas para evitar ou erradicar o mau comportamento com as visitas.

Converse com seus convidados

Devemos lembrar que, entre nós e o animal, ele é que é frágil, por ser dependente e necessitar de nossa ajuda. Converse com seus convidados e peça para que não mostrem medo, não gritem ao abrir a porta e permitam que o cão os cheire enquanto estão em silêncio.

Peça a eles que, uma vez realizados esses passos, digam ao animal algo bonito, aproximem a mão para ele cheirar e façam carinho, caso ele permita.

Ignore-o

Se o cão não permite que os passos anteriores sejam feitos e começa a latir e grunhir como um louco, ignore-o e peça que seus convidados façam o mesmo, desde que você tenha certeza de que o animal não vai morder ninguém.

Cuidado com o medo

cão-com-medo-de-fogos-de-artifício

Os cães medrosos são um pouco mais delicados e por isso temos que ter um cuidado especial. Peça ao seus convidados que não olhem fixamente nos olhos do animal e que não tentem brincar com ele, mesmo que se aproxime.

Eles devem deixar o cão farejar sem fazer movimentos bruscos ou levantar a voz. É possível que, em poucos minutos, conquistem a confiança do peludo.

Acima de tudo, devemos evitar qualquer coisa que possa deixá-lo ainda mais emocionado. Tenha calma e paciência e conseguirá que o seu cão seja encantador.