Características do pastor de Shetland

junho 20, 2019
Inteligente, leal e obediente. Hoje falaremos tudo sobre o pastor de Shetland. Venha conhecê-lo conosco!

Hoje falaremos de uma raça de cães facilmente reconhecível por todos: o pastor de Shetland. Neste artigo, falaremos sobre como eles são, que tipo de personalidade eles têm e que tipo de cuidados precisam.

De onde vem o pastor de Shetland?

Para falarmos sobre o pastor de Shetland (ou Sheltie, como eles também são conhecidos), temos que viajar para a ilha escocesa com base na qual recebeu seu nome.

Nas regiões insulares de Shetland, além do animal do qual falamos hoje, outros animais nativos se desenvolveram. Curiosamente, todos eles tinham uma característica comum: seu tamanho pequeno.

Devido ao terreno predominantemente acidentado e provido de pouca vegetação, o pastor de Shetland tornou-se, pouco a pouco, um cão de pastoreio por excelência.

Além disso, na virada do século 20, a raça começou a ser levada para fora da Escócia, onde começou a ser cruzada para fins de reprodução. Atualmente, o pastor de Shetland é amplamente distribuído por todo o planeta.

Os estudos mais recentes estabelecem que essa raça vem do cruzamento do border collie de pelos longos, provavelmente com raças de cães menores.

Características gerais

Como já mencionamos, são animais compactos, pequenos em tamanho e extremamente ágeis. Sua altura é de cerca de 38 centímetros nos machos e 35 centímetros nas fêmeas. Além disso, o peso varia entre 6 e 12 quilos.

Eles têm uma cabeça alongada – são animais dolicocéfalos – e pequenas orelhas cujas pontas caem para a frente.

O pastor de Shetland tem uma dupla camada de pelo, um complemento ideal diante das alterações do clima. A camada externa é composta por pelos longos, enquanto a camada interna é densa e com uma consistência semelhante à da lã.

Quanto à coloração, existem muitas variedades: preto, branco, cinza, sabre, todas em diferentes combinações.

Temperamento do pastor de Shetland

Trata-se de uma raça extremamente leal, inteligente, sociável e muito ativa. Além disso, eles são muito carinhosos com os donos e parentes. No entanto, devemos ter cuidado pois às vezes eles desconfiam de estranhos.

Esses cães estão constantemente alertas e, se detectarem algo fora do comum, não hesitarão em latir para dar o alarme. Por isso, é aconselhável monitorar se esse comportamento ocorre com muita freqüência, pois pode se tratar de um problema a longo prazo.

Características e hábitos do pastor de shetland

Apesar de serem cães muito ativos, se adaptam perfeitamente a casas pequenas. Para mantê-los equilibrados, a melhor coisa que podemos fazer é ter uma rotina de longas caminhadas e exercícios com eles.

Saúde e cuidados

Como outras raças (como o collie), o pastor de Shetland é propenso a desenvolver doenças oculares hereditárias. É importante, portanto, que o veterinário monitore periodicamente o animal para identificar possíveis sintomas.

A displasia da anca também é comum nesta raça, bem como hipotireoidismo e epilepsia. Dessa forma, devemos ser vigilantes para observar nosso animal se detectarmos algum padrão estranho.

Em relação aos cuidados, um dos mais importantes tem a ver com os pelos. Para manter a pelagem em perfeitas condições e evitar emaranhados, temos que escovar nosso cão diariamente.

  • Parker, H. G., Kim, L. V., Sutter, N. B., Carlson, S., Lorentzen, T. D., Malek, T. B., … & Kruglyak, L. (2004). Genetic structure of the purebred domestic dog. science304(5674), 1160-1164.
  • https://web.archive.org/web/20080715062043/http://www.akc.org/breeds/shetland_sheepdog/index.cfm