O pastor-de-beauce: origem e comportamento

· abril 29, 2019
O pastor-de-beauce é um cão imponente que emana poder, é enérgico e muito inteligente. Ele é especialmente amado pelas pessoas que buscam um cão protetor e, ao mesmo tempo, amável.

O pastor-de-beauce é uma raça peculiar e muito mais conhecida em sua região de origem do que no resto do mundo. Mesmo assim, este cão gigante com aparência rústica pertence a uma raça trabalhadora e útil em muitas tarefas. Seu nome deriva da área rural de La Beauce, localizada no sudoeste de Paris, França.

É entendido como uma linhagem antiga e muito tradicional de certas regiões francesas, embora sua história mais remota seja desconhecida. Seus registros remontam ao ano de 1560, quando ficaram evidentes as habilidades desse cão como pastor, dentre outras habilidades rurais que exigiam força e resistência.

Ele foi designado para o trabalho militar no começo da Segunda Guerra Mundial para transportar os feridos, detectar minas e explosivos. Eles também o usaram para levar mensagens codificadas para a frente de batalha. Graças às suas habilidades, ele é atualmente usado pelas forças de segurança como cão policial.

Até pouco tempo, não havia nenhum padrão definido desta raça e todos aqueles com pelagem longa e curta, cinza, castanha e preta eram incluídos no mesmo grupo. Já no século XX, as características anatômicas que identificam o pastor-de-beauce, como é conhecido hoje, foram determinadas.

Comportamento do pastor-de-beauce

Em essência, o pastor-de-beauce é um cão equilibrado e tenaz que é reservado em relação a desconhecidos e ciumento com sua família doméstica e humana, o que o coloca em posição de ser um excelente guardião. Ele é um cão forte, muito ativo e corajoso, além de inteligente e determinado.

Eles geralmente não são agressivos e, apesar de latirem para intrusos, acabam se mostrando muito nobres em seu comportamento cotidiano.

Comportamento do pastor-de-beauce

Eles se mostram muito tolerantes e pacientes com crianças pequenas, principalmente se forem criadas desde pequenas juntos com ele. No entanto, é sensato monitorá-lo periodicamente quando ele tiver em contato com crianças.

Seu instinto pastor pode fazer com que ele tente agrupar os pequenos como em um rebanho se não tiver sido educado de forma eficaz.

Outra característica de sua afabilidade é evidente no tratamento que ele dá aos outros animais, como gatos, de quem será muito amigo se eles tiverem sido criados juntos.

Pelo contrário, se ele nunca teve contato com outros tipos de animais de estimação, é completamente normal que ele os persiga, mas sem a intenção de machucar: é apenas curiosidade.

Eles têm um lado independente que faz com que se afastem quando sabem que não há perigo, mas se mantêm observadores e alertas sobre o que acontece em seu entorno.

Cuidado e necessidades do pastor-de-beauce

Embora o pastor-de-beauce desfrute plenamente da convivência com sua família humana, é importante lembrar que ele tem origem de uma linhagem de trabalho. Este cão precisa se manter ocupado, por isso, fazer passeios para gastar energia irá ajudá-lo a manter a tranquilidade e o equilíbrio de um cão com suas características.

Este não é um cão indicado para qualquer tipo de pessoa. O ideal para ele é a vida rural com muito espaço ao ar livre ou, na falta disso, saídas e passeios para se exercitar e permanecer ágil e ativo. Quando este cão fica confinado e sozinho, ele vai se estressar, tentar escapar ou ficar triste e angustiado.

Cuidado e necessidades do pastor-de-beauce

O pastor-de-beauce possui uma inteligência que lhe permite assimilar ordens com perfeição e entender o que o dono espera dele. Ele sempre desafiará a si mesmo para realizar as tarefas que lhe são confiadas, portanto, cuidar de uma casa de campo é ideal para a sua personalidade.

A alta exigência nutricional de um cão com suas características requer uma dieta balanceada. Dar a ele uma ração de qualidade de acordo com a idade e avaliar suas condições gerais é a chave para atender às suas necessidades. Doces não são recomendados fora dos momentos de treinamento, pois alguns cães desta raça tendem a ter excesso de peso.

Saúde

Qualquer cão de raça grande pode ser suscetível a inchaços devido a uma condição súbita do estômago, e a saúde do nosso amigo pode ficar comprometida. É prudente tomar precauções que indiquem como proceder em casos de emergência.

Esta raça costuma ser muito saudável, então as considerações a este respeito serão as mesmas para qualquer cão de dimensões físicas e anatômicas semelhantes. Fazer avaliações e acompanhamento periódico dos quadris, oftalmológicas e de frequência cardíaca são essenciais.

Prestar atenção principalmente no que diz respeito aos ouvidos e aos dentes é uma prática comum em todas as raças, bem como se antecipar em relação a possíveis alergias na pele.

https://www.akc.org/dog-breeds/beauceron/