Características do spitz japonês

As origens do Spitz japonês remontam a mais de dois séculos. Atualmente, esse cachorro de pelo branco, orelhas pontudas e cauda enrolada é um dos mais populares do mundo.
Características do spitz japonês

Última atualização: 26 Julho, 2020

Conhecido pela sua pelagem branca e ‘esponjosa’, suas orelhas pontudas e sua cauda enrolada, o spitz japonês é uma das raças mais populares dos últimos tempos. Saiba tudo sobre ele neste artigo.

História do spitz japonês

Pode-se dizer que essa é uma raça moderna, pois suas origens – embora não sejam totalmente claras – datam da década de 20 do século passado. No entanto, algumas teorias afirmam que o  spitz japonês antigo chegou às terras nipônicas em 400 a.C. por meio de comerciantes marítimos.

É provável, porém, que ele seja um descendente do Samoiedo, uma raça de origem russa, e que tenha como ancestral o spitz alemão gigante.

É um cachorro bastante ‘local’, pois demorou muito tempo para deixar o Japão rumo a outras localidades. Sua pureza atual se deve, em parte, a esse fato, o que permitiu sua aceitação na maioria dos clubes caninos. O American Kennel Club é uma exceção, pois afirma que ele é uma subespécie do Pomerânia.

Características físicas

De porte médio, o spitz japonês mede cerca de 35 centímetros e pesa cerca de 10 quilos. Tem uma cabeça larga e redonda, um focinho fino com nariz preto, olhos escuros e orelhas pequenas e muito pontudas. Sua cauda chama a atenção, pois cresce curvada para cima. Ou seja, fica apoiada nas costas e é coberta de pelos.

spitz japonês

Sua principal característica está relacionada à cor da pelagem, que é completamente branca. A pelagem dessa raça é densa, esponjosa e macia. Além disso, vale ressaltar outra peculiaridade: trata-se de uma pelagem dupla. A camada interna é mais curta e, juntamente com a externa, pode suportar baixas temperaturas e até mesmo neve.

De acordo com o local onde vive, o spitz japonês pode apresentar várias trocas de pelo sazonais, principalmente no outono e na primavera. Além disso, ele apresenta outras trocas relacionadas à idade: a primeira ocorre aos cinco meses, enquanto a segunda ocorre após o primeiro ano. As fêmeas podem soltar mais pelo por causa de alterações hormonais que ocorrem devido ao cio, à gravidez ou à lactação.

Temperamento do spitz japonês

É um cachorro muito inteligente, ativo e leal, que sempre está atento ao que o seu dono precisa. Ao mesmo tempo, ele se adapta a qualquer ambiente familiar e qualquer espaço. Por isso, é considerado um excelente animal de estimação.

Como se isso não bastasse, ele se dá muito bem com crianças e com outros animais de estimação, mesmo que sejam de outras espécies. No entanto, pode ser um pouco dominante às vezes, gerando conflitos com outros cães.

spitz japonês

O spitz japonês adora correr e é um excelente atleta. Geralmente, é escolhido como uma raça para praticar esportes como o agility.

Cuidados com o spitz japonês

O principal cuidado de que o spitz japonês precisa tem a ver com a sua pelagem, que é propensa aos nós ou a ficar com sujeira grudada, principalmente se ele for passear no parque. Se não for escovada várias vezes por semana, a pelagem ficará embaraçada e não terá essa característica ‘esponjosa’.

Quanto à atividade física, o spitz japonês precisa de pouco exercício, mas com certa intensidade. Por exemplo, sair para correr durante alguns minutos todos os dias.

Esse é um cachorro bastante saudável que, por causa da pureza de sua raça, não apresenta doenças hereditárias significativas. No entanto, é necessário ter cuidado porque ele é um pouco propenso à luxação de rótula caso se exercite demais.

Se você quer adotar um cachorro de porte majestoso, que chame a atenção por sua beleza, que goste de se exercitar e que adore te acompanhar aonde quer que você vá, o spitz japonês é ideal para você. Apenas se certifique de manter seus pelos em boas condições o tempo todo!

Pode interessar a você...
Conheça os cães spitz
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Conheça os cães spitz

Os chamados cães spitz são originários do norte da Europa. Eles são caracterizados por suas orelhas pontudas, rabo enrolado e dupla camada de pelos.



  • Atencia-Fernandez, S., Shiel, R. E., Mooney, C. T., & Nolan, C. M. (2015). Muscular dystrophy in the Japanese Spitz: An inversion disrupts the DMD and RPGR genes. Animal Genetics. https://doi.org/10.1111/age.12266