Casas para hamsters: tipos e recomendações
O hamster é sem dúvida o animal mais fofo entre os roedores domésticos. Esses mamíferos encantam seus tutores com um olhar que transborda humildade, uma respiração a 100 por hora e uma pelagem de cores suaves que ninguém se cansa de acariciar. A fofura desses peludinhos é irresistível, né?
Se você tiver a oportunidade de adotar esse pequeno roedor como animal de estimação, não pode deixar de conhecer as casas para hamsters. Essas casas ou gaiolas devem ser espaçosas, seguras e fáceis de limpar. O tamanho da instalação é importante quando falamos de um hamster, pois é um animal muito ativo. Vamos ver quais modelos de casas são ideais para esses bichinhos.
Como escolher casas para hamsters
Antes de entrar no assunto das casas para hamsters, primeiro devemos falar sobre qual hamster você quer ter. Por exemplo: se você quiser um hamster anão, a superfície da casa deve ter cerca de 3375 centímetros quadrados (33 x 33 centímetros). Se você optar por um hamster dourado, a superfície da gaiola deve ser de aproximadamente 5000 centímetros quadrados (50×50 centímetros).
De qualquer forma, no mundo dos pets, quanto mais espaço, melhor.
Após definir o tamanho da gaiola, é necessário ter atenção com a segurança da instalação. Por exemplo, se você comprar uma gaiola de plástico, deve verificar se o material é fino o suficiente para que o hamster não faça buracos com as patas e os dentes, que são consideravelmente poderosos.
As gaiolas tipo vitrine podem ser a melhor opção para o animal, mas você deve ter em mente que elas requerem limpeza constante. O único aspecto negativo dessas gaiolas é que elas são pesadas e um pouco difíceis de manusear. Mesmo assim, o modelo vai depender do gosto de cada pessoa.
Tipos de casas para hamsters
Existem muitos tipos de instalações destinadas a abrigar um hamster. Aqui, vamos mostrar os modelos regularmente comercializados nas lojas de animais:
- Casas com grades: possuem estrutura vertical e horizontal, com vários pavimentos e altura adequada. Recomenda-se que a gaiola tenha espaços estreitos entre as barras, a fim de evitar possíveis fugas. Essas casas são muito fáceis de limpar.
- Casas de plástico: essas gaiolas são práticas e confortáveis. Aqui não existe o problema das barras espaçadas, eliminando qualquer possibilidade de fuga do animal dessa forma. Essas casas para hamsters reduzem a dispersão de poeira, porém, a desvantagem que apresentam é que são muito pequenas e a ventilação é reduzida.
- As casas de tipo terrário de vidro: essas gaiolas podem ser bastante fundas com substrato na superfície para que o animal possa fazer as suas escavações – algo de que ele vai gostar muito. Essas casas permitem que você veja a atividade diária do hamster e seus ninhos subterrâneos.
- Casas com tampas: são gaiolas muito versáteis porque podem ser pendurados snacks, bebedouros e escorregadores. Essas casas têm boa ventilação e permitem armazenar os excrementos que ficam no fundo. Você também pode adicionar 30 centímetros de substrato – aqui o hamster certamente ficará seguro e feliz .
Algumas recomendações
Lembre-se de que as gaiolas de vidro não permitem aos hamsters privacidade suficiente, porque esses animais gostam de se esconder quando se sentem desconfortáveis por qualquer motivo. Nesse caso, é conveniente preencher o espaço de instalação com algumas decorações e esconderijos.
As casas de vidro para hamsters costumam ser caras e o transporte é muito delicado, 2 fatores que você deve considerar ao comprar esse tipo de gaiola. Também é importante notar se a gaiola fica muito quente nos meses de verão, para que esses roedores não se sintam asfixiados – lembre-se que esse animal gosta de ser muito ativo.
Ao limpar as gaiolas, use uma pá para remover o fundo e um aspirador de mão para remover os resíduos. É aconselhável fazer isso antes de limpar a superfície, as paredes da vitrine ou as grades da gaiola.
Conforto acima de tudo
As casas de hamsters são muito importantes quando se trata de proporcionar conforto a qualquer espécime desse táxon animal, já que o hamster é um roedor noturno e meticuloso, que dorme muito durante o dia e fica muito ativo à noite. Portanto, ter uma boa cama e serragem o fará se sentir confortável em seu espaço.
Os especialistas aconselham que, sempre que possível, você deve procurar obter serragem de madeira seca e de pinho, para que esse material funcione como um bom absorvente das fezes do animal e, ao mesmo tempo, atue como substrato natural. Lembre-se: um hamster bem acomodado tem sua qualidade de vida garantida e, portanto, é um animal feliz.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
https://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-13155412
https://echaunapata.org/las-mejores-jaulas-para-hamsters-guia-de-compra/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.