O que fazer diante de um hamster mordendo a jaula?

maio 6, 2019
Embora este comportamento seja bastante comum nestes roedores, em alguns casos pode causar sérios danos aos animais de estimação, daí a necessidade de identificar as causas e o que é possível fazer para resolvê-lo.

É muito comum ver um hamster mordendo a jaula. Entretanto, quando um desses animais é adotado pela primeira vez, é normal que muitos de seus comportamentos não sejam compreendidos. Se o seu hamster está mordendo a jaula, vamos mostrar as causas e as consequências desse comportamento.

Por que meu hamster está mordendo a jaula?

Ver o nosso hamster mordendo a jaula não é agradável. Afinal, esse comportamento certamente indica que o nosso amigo não está à vontade dentro da sua gaiola e quer sair. Além disso, pode trazer outras consequências sérias sobre as quais queremos falar. No entanto, antes vamos ver as razões pelas quais seu hamster está mordendo a jaula.

  • Estresse. O estresse ou a ansiedade podem levar um hamster a “procurar algo para fazer”. Por isso, seu hamster pode acabar mordendo a jaula para se distrair. O estresse e a ansiedade podem levar a comportamentos obsessivos. Então, você provavelmente vai vê-lo fazer isso constantemente e e de forma intensa. Isso também pode acontecer se o animal girar compulsivamente na roda.
  • Tédio. O tédio pode ser outra razão pela qual um hamster acaba mordendo a jaula. Entretanto, você verá uma clara diferença entre o tédio e a ansiedade. Afinal, se o animal estiver entediado, ele vai morder as barras de forma pontual e suave.
  • Falta de exercício. Os hamsters, embora não devam ser levados para passear, também precisam da sua dose diária de exercícios. Por isso, caso haja falta de exercícios, isso irá desequilibrar o seu animal de estimação. A consequência disso é a presença de comportamentos obsessivos e destrutivos em relação às coisas. Em casos extremos, esse comportamento pode inclusive levar à automutilação.

Outras razões para o seu hamster estar mordendo a jaula

  • Falta de atenção. Morder as barras da gaiola pode ser um sintoma de falta de atenção. Nesse contexto, o animal faz isso por não saber como chamar a nossa atenção de outra forma. Lembre-se de que a responsabilidade de ter um animal de estimação vai além de fornecer comida e água. Afinal, os animais precisam de afeto, carinho e atenção.
  • Jaula inadequada. Apesar de ser um animal pequeno, a gaiola deve ter um tamanho que permita alguma mobilidade e liberdade. Se ela for muito apertada, o animal vai querer fugir de qualquer maneira. Para tentar fazer isso, o hamster vai acabar mordendo a jaula constantemente.
Hamster que morde as barras da jaula: o que fazer?

Vendo que as razões pelas quais seu hamster está mordendo a jaula são anormais e estão prejudicando a saúde mental e emocional do seu animal de estimação, você deve fazer o que puder para modificar esse comportamento.

O que fazer se seu hamster está mordendo a jaula

Sua atitude é muito importante para modificar esse comportamento. Embora, a priori, possa parecer um assunto sem importância, morder a jaula pode causar sérios prejuízos ao nosso animal de estimação. Por exemplo:

Tratar hamster que morde a jaula

Por isso, embora pareça um gesto inofensivo, é nossa obrigação fazer todo o possível para tentar parar esta atitude. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • Troque de gaiola. Se você acha que a gaiola que comprou para o seu animal de estimação é muito pequena e está causando problemas para ele, compre uma maior onde ele possa se mover livremente.
  • Compre acessórios. Como o tédio pode ser outra razão pela qual um hamster morde as barras da gaiola, você pode resolver isso comprando uma roda. Além disso, você pode colocar alguns acessórios para entretê-lo dentro da gaiola.
  • Tire o hamster da gaiola. De vez em quando, deixe-o andar pela casa em determinados momentos do dia para que se sinta integrado à família e possa fazer exercícios.
  • Brinque com o hamster. Tire um tempo para brincar com seu animal de estimação. Se achar que ele está nervoso ou ansioso, tente oferecer um chá de feno com camomila. É sedativo e relaxante e o sabor será excelente para o seu animal de estimação.
  • Vinagre e limão. Se, depois de tentar tudo isso, seu animal de estimação continuar fazendo a mesma coisa, tente impregnar as barras com um produto de sabor forte, como limão ou vinagre.

Conclusão

Estas são as coisas que você pode fazer se seu hamster morder as barras da gaiola. Entretanto, se depois de tentar tudo isso o problema persistir, visite o veterinário para ter certeza de que não se tornou uma atitude compulsiva crônica com uma causa diferente e mais séria.