Os castores fornecem serviços ecossistêmicos no hemisfério norte

Diversas espécies animais são capazes de fornecer diferentes serviços ecossistêmicos pelo simples fato de existirem. Se esses serviços forem bem administrados, poderão gerar benefícios econômicos e ambientais.
Os castores fornecem serviços ecossistêmicos no hemisfério norte
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 11 outubro, 2022

Os serviços ecossistêmicos são aqueles benefícios para os seres humanos que são obtidos a partir do funcionamento normal dos ecossistemas. Alguns desses serviços são a produção de água potável, a formação de solo fértil, a regulação da temperatura ambiental e a polinização.

A maioria desses benefícios passa despercebida pela população, pois nem sempre são tão óbvios. No entanto, tanto a flora quanto a fauna trabalham juntas para produzir os serviços que sustentam grande parte da vida humana. Isso inclui castores, que fornecem vários serviços ecossistêmicos no hemisfério norte. Continue lendo e descubra como eles fazem isso.

Castores e o ecossistema

Os castores (Castor spp.) são roedores nativos da América do Norte que se caracterizam por dentes proeminentes e cauda achatada. Eles são capazes de cortar árvores inteiras para se alimentar, embora também usem os troncos para construir diques e barragens de castores. Devido a esse comportamento peculiar, são consideradas espécies-chave, pois são capazes de modificar as características de seu ambiente.

Apesar de seu tamanho, os castores são bastante diligentes e constroem barragens fortes. Esses tipos de estruturas fazem com que o nível da água suba, o que permite maior infiltração de água no solo e aumenta a umidade do ambiente. Graças a isso, tanto a fauna quanto a vegetação se beneficiam dos diques.

A longo prazo, os diques proporcionam o controle de enchentes e poluentes no corpo d’água. Além disso, foi visto que eles também conseguem manter a temperatura do líquido estável, o que é necessário diante de certos fenômenos climáticos como o aquecimento global.

Em suma, os castores são um dos animais que mais trazem benefícios ao ecossistema. Esta é a principal razão pela qual existem vários programas de reintrodução para este grupo, cujo objetivo é utilizá-los para compensar danos ao meio ambiente. No entanto, esses animais têm suas limitações, pois no hemisfério norte cumprem bem seu papel, mas em outros habitats podem desestabilizar o ecossistema.

Castores na Espanha

Os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos castores

Os benefícios que os castores oferecem ao ecossistema não apenas impactam a flora e a fauna, mas também afetam positivamente a vida humana. Por um lado, o crescimento da vegetação aumenta a biodiversidade da área, que poderia ser usada para criar áreas de lazer turísticas. Além disso, a mesma flora serve como coletor de dióxido de carbono, melhorando a qualidade do ar a longo prazo.

Ressalta-se que os diques funcionam como barragens naturais que acumulam água e até recuperam o líquido da chuva. Isso aumenta a quantidade de peixes que podem viver no corpo d’água e o torna adequado para atividades humanas, como a pesca. Da mesma forma, assenta o excesso de matéria orgânica e limpa parcialmente o recurso, o que facilita seu uso para diversas atividades humanas.

Todos os benefícios acima são apenas alguns dos serviços ecossistêmicos que os castores fornecem aos humanos. Embora possa não parecer, a presença desse tipo de espécie é o que sustenta muitas das atividades humanas atuais. Além disso, os castores podem até se tornar a base econômica de vários grupos, pois geram recursos monetários para diversos setores da população.

De fato, um estudo publicado na revista científica Mammal Review calculou o valor econômico aproximado dos serviços ecossistêmicos mais importantes dos castores:

  • Serviços recreativos (pesca ou caça): 1,6 milhões de dólares anuais.
  • Aumento da biodiversidade: 133 milhões de dólares por ano.
  • Sequestro de gases de efeito estufa (dióxido de carbono): 75 milhões de dólares anuais.
Um castor, parte da fauna da pradaria norte-americana.

A importância da estabilidade no ecossistema

Os castores não são os únicos animais que prestam serviços ecossistêmicos, mas existem várias espécies que oferecem ainda mais benefícios aos humanos. O único problema é que nem sempre é possível visualizar a utilidade de cada um. Por esta razão, é importante cuidar e proteger todos os seres vivos, não apenas aqueles que parecem bonitos.

Infelizmente, a maioria das pessoas não está ciente de que suas vidas dependem dos serviços ecossistêmicos fornecidos por animais como os castores. Apesar de esses benefícios gerarem um derramamento econômico de milhões de dólares, ainda há muita apatia em relação à proteção das espécies e seus ambientes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bailey, D. R., Dittbrenner, B. J., & Yocom, K. P. (2019). Reintegrating the North American beaver (Castor canadensis) in the urban landscape. Wiley Interdisciplinary Reviews: Water, 6(1), e1323.
  • Baldini, A., Oltremari, J., & Ramírez, M. (2008). Impacto del castor (Castor canadensis, Rodentia) en bosques de lenga (Nothofagus pumilio) de Tierra del Fuego, Chile. Bosque (Valdivia), 29(2), 162-169.
  • Dittbrenner, B. J., Schilling, J. W., Torgersen, C. E., & Lawler, J. J. (2022). Relocated beaver can increase water storage and decrease stream temperature in headwater streams. Ecosphere, 13(7), e4168.
  • Thompson, S., Vehkaoja, M., Pellikka, J., & Nummi, P. (2021). Ecosystem services provided by beavers Castor spp. Mammal Review, 51(1), 25-39.
  • Mariana, Fasanella & Lizarralde, Marta. (2012). The invasive beaver Castor Canadensis in the tierra del fuego archipelago: A mitochondrial DNA and spatial genetic structure analysis for controlling population expansion. Invasive Species: Threats, Ecological Impact and Control Methods. 101-122.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.