Catalburun: tudo sobre esta raça turca de cães
Os cães não param de nos surpreender, e sempre há uma nova raça que ainda não conhecemos. Hoje, queremos falar sobre a raça que caracteriza os “cães de dois narizes”: o catalburun.
O que você deve saber sobre o catalburun
Origem
Seu nome é composto por duas palavras turcas: catal, que significa “garfo”, e burun, que significa “nariz”. Ele vem da Turquia e, como dissemos antes, seu nariz é uma das suas características mais impressionantes. Ele parece ter dois, embora isso não lhe dê nenhuma habilidade extra.
Não há muitas evidências para confirmar a sua origem e a trajetória que o levou a se tornar uma raça, embora exista uma teoria que parece ser muito aceita.
Acredita-se que estes cães eram parte do Império Romano e que eram os fiéis companheiros dos soldados romanos quando eles iam para as batalhas. Isso não deveria nos surpreender, já que esta raça compõe o grupo dos molossos, excelentes rastreadores.
Por outro lado, dizem que eles são o resultado do cruzamento entre os molossos da Assíria, os molossos romanos e os da Inglaterra.
Os romanos queriam cães perfeitos para cuidar de seus rebanhos. Por isso, eles escolheram três das raças que conheciam e consideravam ideais para este propósito, e misturaram-nas até que obtiveram o catalburun.
Características do catalburun
O catalburun é um cão de grande porte, pode pesar cerca de 25 quilos e medir até 50 centímetros de altura. Apresenta extremidades fortes e uma aparência poderosa.
Suas orelhas são longas, mas, sem dúvida, o mais representativo de seu rosto é o duplo nariz, que, apesar de não dar nenhum poder especial ao olfato, faz com que ele tenha um rosto amigável.
Seu pelo é curto e sua cor geralmente tem tons marrons, embora também possamos encontrar exemplares tricolores, combinados com preto e branco, por exemplo. Seus olhos redondos e pálpebras caídas dão-lhe aquele olhar nobre que indica que você está diante de um cão amoroso e amável.
Eles têm a aparência de um cão de caça, atividade para a qual ainda são usados hoje, embora seu rosto seja mais como o de um sabujo. Curiosamente, seu nariz é menos olfativo que o dos cães que só têm uma trufa.
Personalidade da raça
Embora os cães de caça costumem ser independentes e solitários, se você pegar um cão desta raça e o socializar da maneira correta, terá um animal leal, amigável e afetuoso, mesmo com crianças.
Ele é paciente e perseverante, qualidades essenciais para viver em uma família e defendê-la. São ágeis e rápidos, o que é mais um indicativo, além de seu tamanho, de que precisarão de muito exercício. São animais que não se adaptam bem a espaços pequenos.
Cuidados com o catalburun
Sua força física reflete muito bem a sua força interior, de modo que esses animais não costumam ter doenças específicas que afetam a raça. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos.
Seu pelo, sendo curto, não precisa de cuidados específicos, além de uma escovação semanal que ajuda a eliminar os pelos mortos.
Suas orelhas, por causa de seu comprimento e flacidez, podem se tornar um foco de parasitas e de outros insetos que causam doenças. Para evitar isso, nada melhor do que uma limpeza profunda pelo menos duas ou três vezes por semana.
Por último, como já mencionamos anteriormente, o exercício físico é essencial para preservar a boa saúde e a força das articulações e do sistema muscular deste cão.
Você acha que o catalburun é o cão ideal para você? Neste caso, vale a pena adotar um que esteja buscando um novo lar. Nele você encontrará um amigo fiel e leal e um bom companheiro com quem viver em família.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.