Um gato nadador: o Van Turco

· janeiro 10, 2019
Além de ser um felino que ama a água, também é brincalhão e carinhoso, ao mesmo tempo que é independente.

O Van Turco é um gato que não tem medo de água e que também é um excelente nadador. Fato que não deve nos surpreender, porque, afinal, quase todos os mamíferos são excelentes nadadores, inclusive felinos.

O que representa um fato extraordinário é encontrar um gatinho que, além de gostar de água, gosta de mergulhar. Esse é o Van Turco.

A “descoberta” do Van Turco como raça é relativamente recente. Na década de 1950, foi feito o primeiro registro oficial de sua existência.

Seu nome veio da região em que foi encontrado: Lago de Vã, localizado no extremo leste da Turquia. Esta espécie chegou à Europa por volta de 1955, mas somente no final da década de 60 foi reconhecida como raça.

Nos anos 80, ele cruzou o Atlântico para chegar nos Estados Unidos, o que acabou aumentando sua popularidade.

O gato com sinal de Alá

As origens peculiares desses gatinhos estão cheias de misticismo. Para os crentes do Islão Van Turco tem nas costas o sinal de Alá, daí suas marcas características.

Mas também há muita fantasia. Dizem que, nas profundezas do lago onde ele se desenvolveu, vive um temível monstro, muito ao estilo do Lago Ness.

Outros afirmam que esta é uma área frequentemente visitada por criaturas extraterrestres.

Gato Van Turco

Características

Como vemos, a grande diferença desta raça em relação a quase qualquer outra é o seu gosto por mergulhos.

Os donos desses gatinhos sabem como é encontrar o gato nadando na banheira ou mesmo na piscina.

Com toda certeza, a “fraqueza” que esses felinos sentem pela água tem a ver com o que eles tinham que aprender para sobreviver.

Para obter a comida necessária, eles não apenas perderam o medo da água, mas também aprenderam a pescar para se alimentar.

Van Turco: o gato de cauda anelada

É uma raça cujo tamanho é de médio a grande. Seu peso varia entre cinco e sete quilos, com altura entre 22,8 e 28 centímetros.

O Van Turco tem olhos azuis ou âmbar, embora alguns espécimes apresentem ambos os tons. Tem uma cabeça triangular com um nariz longo e reto, sem pigmentação na ponta.

Além disso, possui orelhas grandes, em relação à proporção de seu rosto, rosadas por dentro e cheia de pelos.

Os gatos desta raça são brancos. A maioria apresenta o ‘padrão Van’: manchas na cauda, ​​costas e rosto de cor avermelhada.

Também é possível encontrar espécimes com manchas em preto, marrom, azul ou creme. Sua pelagem não é muito longa e geralmente não soltam pelos por onde andam ou onde dormem.

Personalidade e comportamento

Como a maioria dos gatos, estes da raça Van Turco são curiosos e inquietos. Eles também são altamente inteligentes, brincalhões, carinhosos e muito independentes.

Gostam de demonstrar afeto, porém não gostam de estar constantemente nos braços de seus donos.

van turco

Esses gatos geralmente não temem estranhos e se dão bem com crianças, desde que respeitem sua independência e não os toquem a cada momento.

Sem muitas dificuldades, se dão bem com outros gatos e até mesmo com cães.

Eles se adaptam bem a qualquer casa, embora prefiram casas com amplas áreas verdes, que lhes permita brincar e correr livremente.

Se sua casa tem uma piscina ou está perto de um córrego ou de um pequeno lago, eles irão adorar!

Saúde e cuidados

Esses gatos se tornam adultos aos cinco anos e sua expectativa de vida varia entre 13 e 17 anos. Em geral, o Van Turco é uma raça saudável, que não requer cuidados especiais ou uma dieta especial.

A única anomalia que geralmente desenvolvem é uma condição comum em gatos brancos que atingem a terceira idade: a surdez.

Parente do angorá turco?

Além do fato de a origem de ambas as raças ser a Turquia, ambas têm mais diferenças do que características em comum.

Fisicamente, o Van Turco é geralmente mais corpulento e, ao contrário de seu “compatriota”, praticamente não muda a pelagem.

Suas diferenças também são claras em termos de personalidade. O angorá pode ser descrito como um ‘gato de colo’ e é, em geral, muito mais sociável. Embora a principal diferença entre os dois gatos seja que apenas um deles gosta de nadar.