Causas de espirros em cães

junho 11, 2020
Os espirros são um reflexo involuntário diante da presença de partículas estranhas que causam irritação nasal.

Geralmente, os cães são muito brincalhões. Eles não param e têm muita energia. Porém, ainda que essa vitalidade nos faça pensar que eles não ficarão doentes, basta que deem um espirro repentino, para ficarmos preocupados. No entanto, não há razão para isso. Os espirros em cães podem ter várias causas, como veremos a seguir.

O sistema respiratório dos cães

Embora o sistema respiratório canino seja, acima de tudo, responsável por absorver oxigênio e eliminar gases nocivos ao organismo, como o dióxido de carbono, ele também tem outro papel importante –assim como o sistema respiratório dos gatos.

Nem os cães nem os gatos transpiram através da pele, como os seres humanos. Portanto, o sistema respiratório intervém na regulação da temperatura.

O sistema respiratório canino é composto de:

  • Boca e nariz.
  • Traqueia.
  • Pulmões e vias aéreas inferiores (brônquios e bronquíolos).

Ocasionalmente, o sistema respiratório pode ser afetado por vários fatores e levar a doenças respiratórias. Um dos sintomas que mais chamam atenção nesses tipos de doenças, geralmente, são os espirros.

Antes de continuar, vale a pena responder à seguinte pergunta: o que é um espirro? Bem, é um ato reflexo involuntário. Isto é, uma explosão de ar repentina, forçada e involuntária que é expelida pelo nariz e pela boca.

O que causa os espirros em cães?

Os espirros podem ocorrer por várias causas, entre as quais se encontram as seguintes:

Alergia

A alergia é uma reação do corpo à presença de um alérgeno, uma substância não prejudicial que o corpo detecta como estranha e reage contra ela. Entre os diferentes tipos de alergias, a mais frequente em cães é a dermatite atópica ou atopia.

A dermatite atópica é uma predisposição genética que gera uma doença inflamatória caracterizada por coceira na pele, juntamente com espirros, secreção nasal e ocular. Se a doença não for detectada logo, ela vai progredir, e causar lesões na pele.

Na atopia, o corpo reage contra substâncias não nocivas, produzindo anticorpos para combatê-las. Entre os principais alérgenos estão:

  • Pólen.
  • Plantas.
  • Fungos do ambiente.
  • Ácaro do pó ou insetos. 

O veterinário irá receitar xampu hipoalergênico para aliviar a coceira e o desconforto da pele. Se os sintomas forem mais graves, é possível que ele considere receitar um tratamento anti-inflamatório.

Causas de espirros em cães

Resfriado

Se o cão for exposto a baixas temperaturas, ele pode pegar um resfriado. Entre os sintomas mais comuns estão secreção ocular, tosse, perda de apetite, falta de interesse em brincar ou espirros.

Felizmente, a maioria dos cães se recupera sozinha de um resfriado, sem a necessidade de tratamento. Nesses casos, recomenda-se aos donos manter o animal hidratado e verificar a estabilidade da temperatura, evitando passear com ele nas horas mais frias.

Às vezes, um resfriado pode ser confundido com outra doença altamente contagiosa entre os cães, a cinomose. No entanto, enquanto a cinomose é causada pelo Morbillivírus, o resfriado é uma reação do corpo diante de mudanças de temperatura.

Infecções nasais

A traqueobronquite infecciosa canina é uma doença causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Também é conhecida como tosse dos canis e apresenta sintomas semelhantes aos do resfriado, incluindo espirros, secreções, falta de apetite ou desanimo.

A traqueobronquite também pode ser provocada por vírus, fungos ou parasitas. É uma doença altamente contagiosa, embora possa ser facilmente curada.

Outro responsável pelas infecções respiratórias é o fungo Aspergillus. É um tipo comum de infecção nasal que é gerada pela inalação de fungos presentes na grama, na poeira ou no feno. Entre os sintomas estão incluídos espirros, secreções e hemorragias nasais e inflamação visível.

Emoção

Alguns cães espirram quando estão felizes ou animados, geralmente quando veem seus donos. Eles também podem espirrar quando estiverem brincando com outros cães.

Causas de espirros em cães

Os cães franzem o nariz quando estão felizes e, por isso, é possível que eles espirrem. Por esse motivo, se quando você entra em casa, o seu cão espirra algumas vezes, isso significa que ele está feliz em te ver.

É importante enfatizar que espirrar em si é simplesmente um ato involuntário. Portanto, os espirros em cães não representam nenhum perigo para o animal.

No entanto, se você notar que o animal espirra constantemente e mostra outra série de sintomas, como os descritos anteriormente,  leve-o ao veterinário para ser submetido a uma avaliação profissional.