Ciclo de maturidade sexual e reprodução dos cães

· julho 19, 2018
As fêmeas podem ter filhotes entre 6 e 10 meses de idade, enquanto os machos terão que cumprir um ano de vida.

Tem havido muitos debates sobre o ciclo de maturidade sexual e reprodução dos cães. Há opiniões diferentes sobre quando um cão atinge a maturidade sexual e, também, quanto ao período para se realizar o acasalamento. Hoje, contaremos tudo o que você precisa saber sobre este tópico.

Sexualidade canina

Antes de entrar no assunto, seria bom entender que quando nos referimos a sexualidade dos cães, que há um conceito muito diferente da dos humanos. Inclusive, há opiniões diferentes sobre se uma cadela que nunca teve filhotes poderá vir a ter câncer, que um cão se deprime se você o castrar, porque estaríamos privando o animal de algo bom para ele.

Nenhuma dessas afirmações é verdadeira, já que os cães têm um conceito muito claro de sexualidade: reprodução. É verdade que no momento eles desfrutam do prazer que o ato produz, mas essa reação nada mais é do que um ato instintivo que vem a ser gerado por um estímulo. No entanto, quando os animais procuram um parceiro para cruzar, é por causa da reprodução e não por prazer.

Apesar de todas as desvantagens que muitos afirmam, o fato é que com a castração e esterilização muitas doenças são evitáveis, como o câncer de mama nas fêmeas e o comportamento agressivo nos machos.

Cães cruzando

Ciclo de maturidade sexual e reprodução das cadelas

A fêmea atinge a maturidade sexual entre 6 e 10 meses de idade, que é quando acontece seu primeiro cio, embora esta não seja uma regra geral, porque em alguns exemplares pode acontecer depois de um ano e meio.

cio é dividido em várias etapas:

  • Proestro. É o momento em que a cadela ainda não está pronta para ser montada, mas já começa a sangrar e distribuir seus feromônios no meio ambiente.
  • Estro. Entre 7 e 10 dias de sangramento, começa a próxima fase, que dura cerca de nove dias e é a hora em que a cadela está receptiva ao acasalamento.
  • Metaestro. Se a cadela ficar prenha, começa a metáfase, que inclui fertilização, gestação e produção de leite.
  • Anestro. Este seria o último estágio da reprodução, começa no pós-parto e termina no próximo cio.

Maturidade sexual nos machos

Os machos, por via de regra, são um pouco tardios nisso e, normalmente, atingem a maturidade sexual em aproximadamente um ano de idade. Porém, não importa em que ponto da maturidade sexual eles estejam, uma vez alcançada, eles estarão sempre dispostos a acasalar.

Filhotes de cães

Uma vez que o macho detecta uma fêmea no cio, ambos se cheiram, mas ela só aceita se estiver na fase do cio. Então, ela levantará a cauda e a torcerá para mostrar ao macho suas partes íntimas como um sinal de oferenda. Nesse estágio, os feromônios são liberados do corpo e causam a ereção no macho.

Como regra geral, depois de cruzar, a fêmea fica prenha e alguns meses depois dará à luz aos seus filhotes, que devem permanecer com ela e seus irmãos por pelo menos dois ou três meses, para ter um bom processo de socialização.

Esperamos ter resolvido suas dúvidas sobre a maturidade sexual e reprodução dos cães. Apesar dos mitos que foram criados em torno deste tópico, você já tem a resposta definitiva para todas as suas perguntas.

Tenha em mente que se você decidir que seus animais de estimação terão filhotes, será mais uma responsabilidade que você terá que assumir, uma vez que esses pequeninos precisarão de uma casa onde cuidarão deles.