5 animais adorados pelos indígenas

As populações indígenas do mundo muitas vezes têm uma história enraizada na natureza profunda de seu ambiente. Por esse motivo, várias culturas têm figuras de animais no centro de suas crenças religiosas.
5 animais adorados pelos indígenas

Última atualização: 01 Maio, 2021

Existem muitos animais adorados pelos indígenas do mundo todo. O culto aos animais – ou zoolatria – é observado em muitas culturas em todo o mundo na forma de totemismo, rituais ou representações artísticas. Historicamente, as populações indígenas foram associadas a um profundo vínculo e respeito pela natureza.

Se você deseja conhecer alguns dos seres vivos venerados nessas culturas, recomendamos esta leitura. Você poderá constatar que o mundo animal influenciou o ser humano de várias maneiras, pois modificou suas crenças, seu modo de vida e, até mesmo, a personalidade dos indivíduos.

5 animais adorados pelos indígenas

Desde tribos que adotam os filhotes de primatas que caçam até grupos populacionais que os consideram divindades e proíbem seu assassinato, o culto aos animais assume tantas formas que é impossível agrupá-los todos em poucas linhas. Enfim, aqui estão alguns dos mais conhecidos animais adorados pelos indígenas.

1. A onça-pintada

Nas culturas pré-hispânicas, a onça-pintada representava fenômenos como o trovão ou a união do céu com a terra. Esse felino também foi associado à soberania, ao poder, à força e à guerra – e não é à toa, pois ocupa o topo da cadeia alimentar. Os náuatles o chamavam de Ocelotl e os maias de Balam, e eram atribuídas propriedades protetoras à sua imagem.

A onça é um animal adorado pelos indígenas.

 

2. Águia

Considerada a contraparte da onça-pintada, a águia costuma representar o Sol. Um dos mitos pré-hispânicos mais conhecidos conta que em Teotihuacan, lugar onde o Sol e a Lua foram criados, a águia passou pela fogueira onde os deuses foram sacrificados, queimando parte das penas.

A onça também saltou sobre a pira, queimando-se e adquirindo suas manchas características.

A águia é um dos animais adorados pelos indígenas.

 

3. Cobra

Esse ofídio é representado em muitas culturas e atualmente é adorado por alguns povos indígenas da região do Equador e do Peru. Acredita-se que o avistamento de sucuris aquáticas gigantescas nadando em grandes rios tenha dado origem a figuras mitológicas como Yacumama, Tsumi e Jichi.

Elas são normalmente associadas aos ciclos da vida, à criação a partir da água e à fertilidade feminina. Outras cobras fantásticas, como o Jichi, cumprem o papel de guardiãs das águas.

 

4. A tartaruga, um dos animais que a maioria das tribos adora

A tartaruga geralmente representa uma longa vida e sabedoria. Não é para menos, porque alguns quelônios chegam a viver 150 anos sem maiores complicações. Esse réptil assume diferentes formas, tanto para os povos indígenas quanto para as culturas antigas. A seguir, apresentamos algumas delas:

  • Motelo Mama: é uma tartaruga gigante e imortal que carrega uma selva em sua carapaça e é a mãe de todos os quelônios da Amazônia. Dizem que causa enormes tremores no solo ao se mover.
  • No Havaí, a palavra honu significa tartaruga marinha, que na cultura local representa uma vida longa e próspera.
Uma espécie de tartaruga dentro da convenção CITES.

 

5. Animais familiares adorados pelos indígenas: os cães

Os náuatles chamavam o cachorro de itzcuintli e, como você pode imaginar, esse animal era associado a lealdade e proteção. Para esse grupo de povos, quando uma pessoa morria, cruzava um rio chamado Apanohuaia, mas somente se na outra margem um itzcuintli a estivesse esperando. Se aquela pessoa tivesse maltratado um cachorro em vida, ela nunca encontraria o descanso eterno.

Os cães selvagens são animais adorados pelos indígenas.

 

Notas finais sobre os animais adorados pelos indígenas

Se uma lista de animais adorados pelos indígenas e outras culturas fosse escrita em um pergaminho, ela desceria as escadas de um castelo. Esses exemplos são apenas uma pequena prova de quanto os animais significam para os humanos e de que tanto a adoração quanto o medo que despertaram povoaram a imaginação desde os primórdios da nossa espécie.

Essas declarações são um convite para incentivar você a mergulhar nas figuras de animais que povoam mitologias, crenças e totemismos em todo o mundo. Cada uma delas nasceu na mente de quem olhou nos olhos de um animal e viu que por trás deles está o significado da vida.

Pode interessar a você...
Ilhas habitadas apenas por animais
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Ilhas habitadas apenas por animais

A fauna está em todo o mundo convergindo com o homem, mas há casos em que isso não ocorreu. Conheça 6 ilhas habitadas apenas por animais!