Os 5 animais mais feios do mundo

Narizes estranhos, aparência perturbadora, apêndices repulsivos... Descubra as características dos animais mais feios do planeta!
Os 5 animais mais feios do mundo

Última atualização: 09 Maio, 2021

Na natureza existem muitos tipos de animais. Alguns são realmente exuberantes como o pavão-comum, elegantes como o tigre ou fofos como o macaco-titi. No entanto, também existem seres vivos bem pouco atraentes. A seguir, vamos apresentar alguns dos animais mais feios do mundo.

Apesar da aparência, esses animais cumprem uma função dentro do ecossistema e desempenham um papel fundamental nas cadeias tróficas. Embora possam não parecer os seres mais bonitos do mundo para algumas pessoas, eles também são importantes para a biodiversidade global. Sem mais delongas, vamos conferir a classificação dos animais menos agraciados.

1. Peixe-bolha: medalha de ouro entre os animais mais feios

O peixe-bolha ou peixe-gota (Psychrolutes marcidus) está catalogado como o animal mais feio do mundo. Na verdade, ele é a imagem escolhida pela Sociedade para a Conservação de Animais Feios . Essa organização, com sede na Inglaterra, foi criada por Simon Watt em 2012, com o objetivo de proteger aqueles seres que, devido à sua aparência, não são tão apreciados.

Esse peixe tem um aspecto gelatinoso, como se lhe faltassem todos os ossos do corpo e ele não passasse de uma massa amorfa de carne. Independentemente da opinião que se tenha sobre esse animal e sua aparência, essa é uma das melhores adaptações que a natureza proporcionou a um animal marinho.

O peixe-bolha vive em grandes profundidades, razão pela qual raramente é visto na água. As altas pressões nesses locais impedem o animal de ter bexiga natatória, o órgão que permite que os peixes se movam para cima e para baixo na coluna d’água.

Por outro lado, o peixe-bolha carece de ossos e músculos. Seu corpo é uma carne gelatinosa muito menos densa que a água, o que lhe permite flutuar a uma boa distância do solo, onde se alimenta.

Apesar de não haver interesses gastronômicos nesse animal, ele está em perigo de extinção devido à pesca de arrasto. Os exemplares caem nas redes acidentalmente e, embora sejam devolvidos ao mar, não sobrevivem após passar alguns minutos fora da água.

 

2. Rato-toupeira-pelado

Como o próprio nome sugere, Heterocephalus glaber é um rato que vive no subsolo como uma toupeira e, além disso, não tem pelos, por isso sua pele rosada e áspera está constantemente exposta. O rato-toupeira-pelado não tem lábios, então seus 4 incisivos ficam expostos.

Também não tem orelhas, apenas um par de orifícios, o que é muito útil quando se vive no embaixo da terra. Os olhos nada mais são do que 2 pontos pretos pouco funcionais na escuridão do subsolo. Apesar de sua aparência, essa espécie não deixa de surpreender os humanos. Por um lado, o rato-toupeira-pelado é o único mamífero que vive em uma eussociedade, como as abelhas ou as formigas.

Além disso, esses animais são usados como modelo em alguns laboratórios, por serem incapazes de desenvolver câncer. Sua genética está sendo fundamental para o desenvolvimento de novas terapias. Por fim, deve-se destacar que eles são os roedores mais longevos que existem, pois podem chegar aos 30 anos na natureza.

 

Um dos animais mais feios do mundo é o rato-toupeira-pelado.

3. Macaco-narigudo, a importância do tamanho

Quase qualquer ser humano com um nariz exageradamente grande não hesitaria em recorrer a uma solução cirúrgica. Em contrapartida, o macaco-narigudo (Nasalis larvatus) tem muito orgulho dessa característica marcante. Na verdade, quanto maior seu nariz, mais atraente o macho parece ser para as fêmeas dessa espécie.

A razão pela qual esse animal tem um nariz gigante ainda está em estudo. Esse macaco provavelmente usa seu nariz para atrair as fêmeas, de modo que possa emitir sons altos para intimidar outros machos.

O macaco-narigudo é nativo da ilha de Bornéu. Infelizmente, a destruição do seu habitat devido à maciça e descontrolada extração madeireira fez que o número de indivíduos fosse significativamente reduzido e a espécie ficasse ameaçada.

 

Um dos animais mais feios do mundo.

4. Aye-aye, um dos animais mais feios e assustadores

O aye-aye parece a encarnação de um espírito maligno, ou assim pensam muitas tribos que vivem em seu território. Na verdade, o aye-aye é um tipo de lêmure noturno nativo de Madagascar. Seu pelo preto bagunçado, seu rosto branco e seus olhos esbugalhados não evocam nenhum tipo de confiança.

Além de todas essas características físicas, o aye-aye tem um polegar extremamente longo, que usa para bater nos galhos das árvores e descobrir qual deles está oco. Depois disso, ele insere o dedo por algum orifício e remove os insetos escondidos.

 

5. Toupeira-nariz-de-estrela

Se o nariz do macaco-narigudo já pareceu um pouco estranho, espere até ver o nariz desse animal. A pequena toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) merece um lugar entre os animais mais feios do mundo.

Do seu rosto brotam tentáculos, que dão ao seu nariz a aparência de uma estrela rosada e viscosa. Essa estrutura é composta por 22 apêndices que possuem mais de 25 000 receptores nervosos. Apesar de feio, este nariz não perde nada.

 

Uma toupeira-nariz-de-estrela.

Embora sejam os animais mais feios do mundo, a importância ecológica de todas essas espécies é de extrema importância. Todas elas apresentam algum grau de perigo de extinção. Infelizmente, isso mostra que ser feio ou bonito não tem importância: a destruição do meio ambiente afeta a todos igualmente.

Pode interessar a você...
Os insetos mais feios do mundo
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os insetos mais feios do mundo

Os insetos mais feios do mundo não foram agraciados com uma aparência agradável, como é o caso das borboletas. Conheça-os neste artigo!



  • Cassola, F. 2016. Condylura cristata (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T41458A115187740.
  • Louis, E.E., Sefczek, T.M., Randimbiharinirina, D.R., Raharivololona, B., Rakotondrazandry, J.N., Manjary, D., Aylward, M. & Ravelomandrato, F. 2020. Daubentonia madagascariensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2020: e.T6302A115560793. 
  • Undefined. 2016. Heterocephalus glaber (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T9987A115095455. 
  • Undefined. 2021. Nasalis larvatus (amended version of 2020 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2021: e.T14352A195372486.