5 motivos pelos quais seu cão dorme ao seu lado
Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez
É provável que você já tenha se perguntado se está agindo certo ou errado quando deixa seu cão dormir ao seu lado. No entanto, são maiores benefícios em deixar seu cão dormir com você do que as possíveis consequências negativas.
Independentemente do que o tutor pense sobre isso, o cão tem seus motivos para passar o tempo de descanso junto com seu responsável. A seguir, explicamos 5 motivos que levam os cães a dormirem com seus tutores.
1. Demonstração de amor
Por meio desse comportamento, seu cão busca transmitir o enorme carinho que sente por você. Seu calor e sua presença transmitem segurança e amor ao canino e, ao mesmo tempo, ele busca estar por perto para proteger você de todas as ameaças. Os canídeos são animais sociais por natureza, por isso tendem a ficar em companhia.
Quando seu cão dorme ao seu lado, os laços emocionais são reforçados. Observou-se que, mesmo que o cão tenha uma cama muito desconfortável, ele dormirá nela se seus tutores não transmitirem carinho, confiança ou segurança.
2. Sentimento de segurança ao seu lado
Outra razão pela qual seu cão dorme ao seu lado é porque ele sente proteção. Em geral, os cães veem seus tutores como um exemplo a seguir e como uma figura protetora, algo ainda mais marcante em cães de raças pequenas. Por isso, é normal que o seu animal siga você por todos os lados e o olhe fixamente para saber como agir em casos específicos.
Em contrapartida, é importante esclarecer que o cão só dorme com o membro da família que transmite mais confiança. Essa pessoa é quem mais interage com o animal e quem cuida do seu cuidado e alimentação.
3. Desejo de proteger seu mestre
Os cães são animais de manada. Portanto, seu instinto lhes indica que devem proteger os seus. Em um ambiente doméstico, é comum observar que o cão dorme junto com a intenção de proteger seus tutores e ao mesmo tempo se sentir protegido. Essa situação tem uma base biológica clara: o sono é o momento em que homem e cão ficam mais vulneráveis.
No entanto, os cães são mais sensíveis e são capazes de acordar mais facilmente durante o sono do que seus tutores. Dessa forma, ficarão mais atentos para protegê-los caso algo aconteça ou se um estranho se aproximar da cama onde estão descansando.
Se você não se sentir confortável com seu cão dormindo ao seu lado, pode optar por mover a cama dele para mais perto da sua.
4. Procura pelo calor humano
A temperatura é outro fator que determina a necessidade de seu cão dormir ao seu lado. É comum observar o desejo do animal de se enfiar debaixo das cobertas ou de se aninhar bem perto de você no inverno, pois os mamíferos são “aquecedores ambulantes”. Quando eles se posicionam aos nossos pés sob os cobertores, muitas vezes estão procurando se termorregular com eficácia.
Da mesma forma, esse comportamento também é apreciado quando o cão procura as áreas da casa onde os raios solares incidem diretamente. No entanto, a busca pela luz solar também tem outros motivos, como a melhora do sono, a absorção de vitamina D e a produção de serotonina.
5. Não gosta da própria cama
O nível de sono dos cães pode determinar seu prazer em dormir ou não em determinado local. Da mesma forma, o material e a forma de sua cama determinarão seu local de descanso. Por esse motivo, é comum que o seu cão decida descansar no seu sofá ou na sua cama, principalmente se puder ficar ao seu lado.
Caso você queira acabar com essa situação, é aconselhável adquirir uma cama ou travesseiro muito mais confortável, para que o cão possa se acostumar com seu novo local de descanso. A mudança deve ser gradual, por isso é importante colocar a nova cama perto da sua ou do sofá e adicionar obstáculos, para que o cão não suba.
É bom dormir com os cachorros?
Dormir com o cão ao seu lado não leva a situações negativas ou perigosas, desde que alguns fatores sejam levados em consideração. Em primeiro lugar, o cão deve estar bem de saúde e não deve apresentar patologias, especialmente as relacionadas com pulgas, carrapatos ou doenças de pele. Portanto, cuidados especiais são recomendados na higiene do canino, principalmente após os passeios.
No caso das crianças pequenas, é bom que durmam com o animal de estimação, especialmente se for um filhote e o seu filho ficar um pouco nervoso nesse momento ou com medo do escuro. Dessa forma, a confiança e a autoestima da criança aumentarão com o tempo.
Embora possa não parecer tão relevante, também é importante considerar o tamanho da cama onde você vai dormir com seu animal de estimação. O espaço deve ser suficiente para que o sono seja confortável e agradável, sem a preocupação de que alguém caia da cama. Se você não consegue dormir bem com seu cachorro, é melhor deixá-lo se acostumar a usar a própria cama.
Se o seu cão sofre de hiperapego ou ansiedade de separação, não é aconselhável dormir com ele, pois isso reforçaria o comportamento em vez de corrigi-lo.
Como você observou, um cão tem diferentes sensações ao dormir ao seu lado e a maioria delas são positivas. Esse ato não gera comportamentos negativos no animal, mas é preciso ter cuidado se o cão já apresentar determinados quadros emocionais. Se tudo correr bem, o cão irá proteger você de possíveis perigos e o seu carinho pela família será reafirmado ao repousar ao seu lado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pascual Salvá, M. Á. (2016). Evaluación del ritmo circadiano sueño-vigilia en perros (Canis lupus familiaris) en relación a la edad, tamaño y estilo de vida. Recuperado el 15 de junio de 2021 de: https://dspace.uib.es/xmlui/handle/11201/1692
- Supercachorros. ¿Cuál es la temperatura corporal normal de un perro?. Recuperado el 16 de junio de 2021 de: https://supercachorros.org/temperatura-corporal-normal-de-un-perro/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.