Cinco razões pelas quais seu cão merece passeios de qualidade

junho 25, 2018
Para garantir o seu bem-estar, os cães precisam ir para a rua, descarregar o estresse e dar vazão a seus instintos. Os passeios também ajudam a estreitar o laço com o seu dono.

Não são poucos os donos que se conformam em levar o seu cão para passear por cinco minutos três vezes por dia para que faça as suas necessidades. Isso não é suficiente para o animal, e não é apenas por causa do tempo, mas sim por conta do passeio em si. Seu cão precisa de passeios de qualidade e vamos contar como você pode dar esses passeios com ele.

Os erros mais comuns cometidos quando passeamos com os nossos cães

Antes de analisar por que os cães precisam de passeios de qualidade, vamos ver quais são os erros mais comuns que cometemos na hora de passear com eles:

  • Não o deixar farejar. Pode-nos provocar um pouco de nojo que fareje tudo o que encontra na rua: lixo, fezes, urina, mas isso é um instinto inato que têm. Além disso, é sua forma de se comunicar com outros de sua espécie.
  • Puxar a correia. Se o animal fica puxando a correia é porque quer ir a algum lugar. Você não tinha saído de casa para que ele passeasse e aproveitasse o tempo? Então, deixe que ele assim faça!
  • Não o deixar ficar com outros cães. Quando não conhecemos os cães que existem na rua é normal que fiquemos com receio que o nosso se aproxime, mas o seu bichinho precisa se relacionar com outros de sua espécie.
cães sentados na rua

Por que os cães precisam dar passeios de qualidade

Os passeios de qualidade vão muito além de permitir ao nosso bichinho fazer suas necessidades na rua. Eles têm que ser um incentivo para ter um cão feliz. Estas são algumas das razões pelas quais seu cão merece esses passeios:

  • Vai ajudá-lo a fortalecer as articulações e músculos. Quando permitimos que nosso animal caminhe e corra, isso fará com que seu organismo em geral fique mais saudável.
  • Vai permitir-lhe dar vazão aos seus instintos. Quando nosso cão aproveita esses passeios de qualidade, é capaz de se comunicar com outros cães e colocar em prática outros de seus instintos.
  • Vai eliminar seu estresse. Se o seu bichinho passa muito tempo só em casa porque você tem que trabalhar, ele pode acumular estresse devido à ansiedade causada pela separação e pelo tédio. Os passeios de qualidade vão ajudá-lo a amenizar esses problemas.
  • Estreita-se o laço entre vocês. Os animais entendem o que você faz por eles. Assim, quando o seu se der conta do esforço que você faz para fazer com ele passeios de qualidade, vai agradecer-lhe com seu carinho, o que por sua vez vai fazer com que fiquem mais unidos.
  • Vai ser um animal mais feliz. Os animais que têm atendidas todas as suas necessidades são animais felizes, pois nada os incomoda, como o estresse, o tédio ou a falta de exercício físico.

Vistos esses benefícios, programe os passeios de qualidade com o seu cão! Porém, como devem ser esses passeios?

cães correndo no campo

Como são os passeios de qualidade

Estes são alguns pontos que devem ser levados em consideração para que você dê um passeio de qualidade com o seu cão:

  • Faça com que ele exercite a mente. Embora os passeios tenham a ver com o corpo, são o momento ideal para praticar alguns jogos que exercitem também a mente do seu animal de estimação.
  • Deixe que ele se socialize. Não deixe que o medo do seu bichinho de estimação entrar em uma briga o impeça de interagir com outras pessoas ou com outros cães, porque será muito benéfico para ele.
  • Deixe que ele tire um tempo para farejar, investigar e marcar território. 
  • Use um arnês e uma correia que sejam confortáveis e com que, ao mesmo tempo, possa controlá-lo. Não recomendamos o uso de guias extensíveis.
  • Deixe que ele ande com liberdade se vocês estiverem em um lugar apropriado para isso, e ser ele estiver corretamente adestrado para obedecer às suas ordens.
  • Não o leve para passear sempre no mesmo lugar. Você já sabe que a capacidade olfativa dos cães é uma das suas principais formas de comunicação. Leve-o a lugares desconhecidos para que ele alimente o seu instinto de farejador. 

Você já sabe que ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade e que requer esforço para que ele tenha tudo o que necessita para ser feliz. No entanto, os passeios de qualidade também irão ajudar você. Está preparado para isso?