Cinco tipos de labradores e suas características

Os labradores são cães fortes e ágeis, com um caráter muito dócil e afável. Contudo, dentro de uma mesma raça existem diversas variedades com características próprias.
Cinco tipos de labradores e suas características

Última atualização: 11 Novembro, 2021

Os labradores são uma raças de cães mais populares entre os tutores de animais de estimação. Seu caráter amigável e brincalhão torna essa raça ideal para famílias.

Esses cães são chamados de cobradores de caça (retriever em inglês), pois recuperam os pedaços caídos e os entregam ao caçador sem nenhum dano. Têm origem na Grã-Bretanha e existem vários tipos, embora todos tenham características muito semelhantes. Se você quiser saber mais sobre as diferenças entre os cães membros dessa raça, continue lendo.

1. Labrador retriever

É um cão de constituição forte, com cerca de 56 centímetros de altura e cerca de 30 quilos de peso, com peito alto e profundo e membros largos e fortes.

Sua cabeça é grande e seu pescoço é robusto. O focinho não é pontudo e termina em um nariz grande e arredondado. A mandíbula dos labradores é proporcional e os dentes se encaixam bem. Na verdade, não é uma raça propensa a problemas dentários.

Seus olhos são amendoados e expressam inteligência e bom temperamento. As orelhas não são longas nem grossas e estão ligadas à cabeça. A cauda, uma característica distintiva da raça, é grossa na base, estreitando-se em direção à ponta. É coberta por pelos curtos, grossos e densos, o que lhe confere um aspecto de “cauda de lontra”.

Os labradores têm um caráter muito amigável e são cães muito sociáveis, nada agressivos ou tímidos. Geralmente são ágeis e fáceis de treinar, sendo perfeito praticar esportes com eles. Além disso, o exercício físico e uma alimentação equilibrada são muito importantes nessa raça, uma vez que têm tendência para ganhar peso.

São cães amantes da água, por isso podem ser levados a praias, lagos e rios, onde não hesitarão em dar um mergulho. Sob seu pelo espesso e resistente, há uma camada de pelo à prova d’água. Embora os mais comuns sejam labradores amarelos, também existem cães pretos e cor de chocolate.

Um labrador retriever.

2. Golden retriever

Os golden retrievers são muito semelhantes aos labradores, distinguem-se pela sua bela pelagem, de cor dourada ou creme, longa e muito macia e lisa. É um cão musculoso e bem proporcional, com peso e altura semelhantes aos do labrador retriever. É dócil, inteligente, amigável, confiante e com capacidade inata para o trabalho.

Um golden retriever.

3. Flat-coated retriever

Tem uma aparência mais esbelta do que os anteriores, mas ainda preserva a constituição forte dos outros labradores, sem ser pesado. A principal diferença está na sua pelagem, preta ou castanha, com pelos finos e lisos, com franjas nas patas e na cauda.

Um flat-coated retriever.

4. Curly-coated retriever

A característica mais notável é sua pelagem crespa, preta ou marrom. Os cachos são curtos e rentes à pele e apresenta áreas de pelos lisos. São cães mais altos do que os labradores e os golden retrievers.

Suas orelhas são menores e sua cabeça e focinho têm a mesma longitude. Seus traços são um pouco diferentes dos de outros labradores. O mesmo ocorre com seu caráter, é um cão um pouco mais independente e reservado, mas não deixa de ser gentil, corajoso e enérgico.

Um curly-coated retriever.

5. Retriever da Nova Escócia

Esse tipo de labrador foi desenvolvido na Nova Escócia, como o nome sugere, no início do século XIX para enganar, atrair e coletar aves aquáticas. Ele é um grande nadador e caçador.

São cães com um caráter muito brincalhão e a brincadeira é o reforço positivo usado com eles para caçar pássaros. Suas características são diferentes das de outros labradores. Por exemplo, sua cabeça não é larga e arredondada, e sim em forma de cunha, com um focinho mais liso e afiado.

Uma vez que essa raça foi criada para a caça aquática, foi selecionada uma pelagem dupla resistente à água, macia e densa. O cabelo é liso, exceto na parte de trás do corpo, onde é ligeiramente ondulado. Além disso, ele tem franjas na garganta, atrás das orelhas e nas pernas.

Os retrievers da Nova Escócia são menores que os outros labradores e seus pelos são avermelhados ou alaranjados, com manchas brancas e franjas mais claras.

Um retriever da Nova Escócia.

Todos são tipos de labradores reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Os primeiros são os mais conhecidos, mas todos compartilham uma aparência e um caráter bastante semelhantes. Suas belas características físicas e seu temperamento gentil os tornam um companheiro canino invejável.

Pode interessar a você...
O que considerar ao criar um labrador retriever?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que considerar ao criar um labrador retriever?

O labrador é um dos cães mais valorizados do mundo, não só pela sua beleza física, mas pelo seu caráter simpático e calmo. Confira dicas para adest...



  • Federación cinológica Internacional. Perros cobradores de caza.
  • Miranda, A. P. (2010). Psicología y aprendizaje del adiestramiento del perro. Ediciones Díaz de Santos.