Dicas para treinar seu gato

março 8, 2019
Os gatos têm a reputação de serem livres e, talvez por esse motivo, muitos donos de gatos nem mesmo tentam. Mas com um pouco de paciência e conhecimento, é possível treinar seu gato. 

Treinar seu gato não é impossível, embora às vezes pareça. O segredo do sucesso ao treinar um felino é encontrar uma maneira de convencê-lo a querer cooperar. Isto é, ele precisa, por assim dizer, entender que existe um acordo.

Tendo isso em mente, você deve saber que, ao falar sobre “fazer um acordo”, os métodos disciplinares estão completamente descartados. 

Gatos não aprendem com punições ou ‘disciplinas’. Além do mais, punir um gato pode causar estresse, levando a problemas de saúde e de comportamento. Se você está tentando treinar seu gato, paciência e reforço positivo são essenciais. Não se esqueça.

 3 chaves para treinar seu gato

Como dissemos no começo, o truque para treinar seu gato é motivá-lo a ganhar um prêmio. Então, o que você está fazendo é fazer com que o gato pense que vale a pena ir quando você o chama, ficar longe da porta ou descer de um lugar alto, por exemplo.

Pode parecer difícil, mas o treinamento baseado em recompensa também funciona para gatos. O que pode ser um pouco mais complicado é encontrar o que realmente motiva o seu gato a obedecer. Isto é, qual é a recompensa pela qual ele está disposto a sacrificar sua teimosia.

Saiba o que realmente motiva o seu gato

Cada gato tem aquele “algo” que o motiva a fazer o que você pediu para ele fazer. O habitual é que seja algo para comer.

Talvez algum tipo de queijo, algum tipo de salsicha, presunto, atum, frango, patê, fígado, enfim, alguma guloseima que ele goste.

recompensas para gatos

O primeiro passo é identificar do que seu gato mais gosta. Além disso, você deve dar o prêmio a ele apenas quando ele faz o que você lhe pede, basicamente quando ele ‘cumpre o acordo’. 

Além do mais, você deverá dar os quitutes em pequenas quantidades; o suficiente para ele sentir o gosto, para que fique com o desejo. Se estiver saciado, ele perderá a motivação. Se você deixá-lo querendo mais, ele se esforçará para alcançá-lo.

Se você não sabe do que seu gato mais gosta, descubra oferecendo-lhe diferentes alimentos até encontrar o que ele adora.   

Use um clicker

Um clicker é um pequeno dispositivo de plástico que emite um som, um “clique” quando você o pressiona. A ideia é fazer o gato associar o som ao prêmioEste treinamento é puro condicionamento.

Isso é muito simples. Você deixa o prêmio no chão e, quando o gato comer, aperta o clicker. Repita isso várias vezes. Muito em breve, quando você apertar o botão clicker, o gato vai olhar para o chão com antecedência. Então, quando isso acontecer, seu gato estará pronto para ser treinado.

Note que, sem o clicker, o gato poderá se confundir sobre por que ele está sendo recompensado: se ele obedece a uma ordem, ouve o ‘click’, e depois recebe um prêmio, é mais provável que se dê conta da natureza do acordo.

educar gato

Tempo e paciência

Cada gato aprende em seu próprio ritmoIsso significa que o exercício deve ser repetido por vários dias ou semanas, várias vezes ao dia, por curtos períodos. Consistência e repetição são fundamentais.

Se você abandonar o treinamento por alguns dias, o gato vai esquecer o que aprendeu. Além disso, se as sessões de treinamento forem muito longas, o gato ficará entediado e perderá o interesse.

Quando o gato está pronto

Quando o gatinho aprende a responder ao sinal do clicker, ele está pronto para aprender a obedecer. Sim, os gatos podem aprender a responder a um sinal vocal.

Este passo para treinar seu gato inicia-se fazendo um barulho diferente antes de alimentá-lo: abra um saco de ração ou lata, balance o recipiente da ração, e chame vocalmente seu gato. O felino aprenderá a associar esse ruído com algo positivo (alimento) e irá se aproximar de você quando ele ouvir.

Quando você perceber que o gato entendeu, o que deve fazer é encorajar esse comportamento fora dos horários normais de alimentação.

Comece a partir de curtas distâncias. Faça o barulho, use o clicker quando o gato chegar, e recompense-o com o prêmio.

Quando isto começar a funcionar, chame o gato de distâncias maiores e comece a treiná-lo pouco a pouco, para que ele obedeça a outras ordens.