Ovelhas: alimentação e temperamento

maio 30, 2020
Ovelhas são animais que fornecem ao homem lã, couro, carne e gordura, daí sua importância para a pecuária em todo o mundo.

As ovelhas foram domesticadas há mais de 7.000 anos. Uma ovelha fornecem lã, leite, carne e gordura aos seres humanos. Por esse motivo, as ovelhas têm sido altamente valorizadas ao longo da história da humanidade devido à sua utilidade.

Ovelhas são animais tímidos, com temperamento bastante calmo. Elas preferem lugares silenciosos e pacíficos para pastar e ruminar. Em geral, são animais sociáveis. Sendo assim, as ovelhas preferem ficar com o grupo e raramente vão a lugares afastados sozinhas. Por isso, aquelas que são encontradas sozinhas geralmente estão perdidas.

As ovelhas são animais muito inteligentes. Vários estudos confirmaram que uma ovelha pode reconhecer até 60 ovelhas individualmente, 5 cães e pelo menos 10 humanos. Obviamente, assim como os animais de companhia, as ovelhas aprendem seus nomes quando são batizadas pelos donos. Além disso, elas também são capazes de atenderem quando são chamadas.

Habitat das ovelhas

O habitat das ovelhas é bastante variado. Portanto, a escolha do lugar ideal para viver depende bastante da raça das ovelhas. Dessa forma, as ovelhas podem habitar em planícies de pasto, áreas semidesérticas, áreas frias próximas às regiões polares. Além disso, elas também vivem áreas que não são polares, mas estão localizadas em grande altitude.

Em geral, a característica mais proeminente no habitat das ovelhas é a temperatura entre temperada e fria. Essa faixa de temperatura permite que a lã se desenvolva com mais qualidade e também tenha maior espessura. No entanto, uma ovelha pode se adaptar a praticamente qualquer clima, desde que esteja perto de seu rebanho.

Os países com o maior número de ovelhas são Austrália, China, Índia, Irã e Nigéria. Contudo, é possível encontrar ovelhas vivendo em quase todas as regiões do mundo. Uma ovelha vive entre 10 e 12 anos, em média. No entanto, pode viver mais de 20 anos se tiver condições ideais de saúde, dieta adequada, exercícios suficientes e um ambiente livre de estresse.

Ovinos: reprodução.

Características morfológicas e reprodução

Em geral, os ovinos medem entre um e dois metros de comprimento e atingem uma altura média de um metro de altura, dependendo da raça. Espécies de ovinos de porte menor podem pesar cerca de 35 kg, enquanto as ovelhas de porte grande pesam mais de 100 kg.

O pelo das ovelhas é conhecido como lã e seu valor de mercado depende da qualidade dos fios e da espécie  do animal. A pelagem da ovelha, em geral, é de cor clara. Apesar disso, algumas raças têm uma coloração escura que é muito desejada no mercado têxtil.

Embora seus sentidos auditivos e olfativos sejam bastante aguçados, permitindo que sejam capazes de perceber objetos a uma longa distância, a visão da ovelha é bastante limitada. Devido à localização dos olhos na face, esses animais não têm boa capacidade de visão lateral. Essa característica as torna vulneráveis ​​a predadores.

As ovelhas têm vários períodos de cio ao longo de um ano. Depois que uma ovelha é fertilizada, a gestação dura cerca de 150 dias (aproximadamente 5 meses). Geralmente, como os humanos, elas têm apenas um filhote por gravidez.

Alimentação dos ovinos

Ovelhas são animais ruminantes. Isso significa que seu estômago é dividido em quatro partes. Quando uma ovelha come, o alimento vai para o primeiro estômago. Logo depois, ela regurgita a comida, mastiga novamente e a envia para o segundo estômago. Esse processo é repetido quatro vezes.

Ovinos: alimentação das ovelhas

Por esse motivo, as ovelhas geralmente são alimentadas no início da manhã e no final da tarde apenas. O resto do tempo, elas passam ruminando os alimentos ingeridos.

As ovelhas são animais herbívoros. Em estado natural, onde podem pastar livremente, elas se alimentam de gramíneas, arbustos e legumes. Em geral, esses animais são considerados herbívoros e consomem grama em grandes quantidades.

A dieta de uma ovelha varia ligeiramente de acordo com a raça. Raças pequenas tendem a comer mais fibras do que raças grandes, embora raças maiores tenham a tendência de se alimentar de plantas mais diversas.

Entretanto, uma ovelha pode consumir uma quantidade enorme de comida em pouco tempo. Dessa forma, a digestão do alimento pode ser realizada de forma bem lenta.

Os hábitos alimentares das ovelhas determinam o caráter e o temperamento de cada animal. Em geral, são animais calmos e pacíficos que evitam emoções e aventuras. Por isso, são muito sociáveis ​​e amigáveis ​​quando tratados adequadamente por seus cuidadores.