O que são animais ruminantes?

· novembro 27, 2018
Estes herbívoros são caracterizados por terem quatro estômagos e por ingerirem grande quantidade de vegetação ao longo do dia. Existem cerca de 250 espécies que vivem em quase todo o planeta.

Além de vacas e ovelhas, há muitos outros animais ruminantes. Estes se caracterizam por ter um estômago com quatro compartimentos! Como eles precisam de muito tempo para digerir sua comida, parecem estar comendo o dia todo.

Características dos animais ruminantes

São chamados de ‘ruminantes’ por terem a capacidade de digerir o alimento em duas etapas.

Primeiramente, engole a comida inteira e depois, após a regurgitação, esmigalha o alimento utilizando a saliva.

Dentro deste grupo de animais ruminantes, podemos encontrar bovinos, ovinos, caprinos, cervídeos e girafídeos.

Excluem-se equídeos e camelídeos que, apesar de ruminarem, não possuem chifres ou pré-estômagos aglandulares.

O sistema digestivo dos ruminantes é único: apresenta quatro cavidades do esôfago ao duodeno, para processar e armazenar alimentos.

Outras particularidades deste grupo são: pernas com metacarpos e metatarsos fundidos em uma única peça, machos com chifres na cabeça e algumas fêmeas também, mas menores.

Têm molares e pré-molares muito desenvolvidos e falta de incisivos, como os carnívoros, mas com dentes especiais na forma de uma espátula, para esmagar a grama.

Os animais ruminantes geralmente vivem em pastagens ou campos e mudam de lugar para encontrar uma grama melhor, dependendo da época do ano.

Exemplos de animais ruminantes

Neste grupo existem cerca de 250 espécies diferentes, que vivem na natureza em quase todo o mundo (exceto na Austrália e na Antártida) e formam famílias, cada uma com características próprias.

Assim, por exemplo, os cervídeos apresentam chifres, as girafas têm pescoços longos, os bovídeos são criados por causa do leite, couro ou carne, etc.

  1. Vaca e touro

Sem dúvida, eles são os ruminantes mais famosos e o primeiro exemplo que vem à mente. As vacas e touros – foto que abre este artigo – são mamíferos de corpo robusto que pesam em torno de uma tonelada.

Vacas

Em relação ao seu sistema digestivo, vale a pena mencionar que, graças à sua língua áspera e seus dentes incisivos inferiores, podem cortar a grama eficazmente.

Em seguida, mastigam-na levemente e engolem-na até chegar ao primeiro estômago, onde os sucos gástricos iniciam o processo de digestão.

Depois, regurgitam e começam a esmagar o alimento completamente graças à ruminação. Isso pode demorar bastante, e é por isso que vemos as vacas mastigando continuamente.

  1. Ovelha doméstica

Este mamífero ungulado, criado para a produção de leite, carne e lã, é outro dos animais ruminantes mais conhecidos. Ovelhas comem ervas e plantas macias, que elas selecionam com seus lábios e língua.

Ovelhas

Seu complexo sistema digestivo é composto de quatro compartimentos, que permitem a quebra da glicose presente nas folhas.

O bolo alimentar processado pelo primeiro estômago retorna à boca para ser completamente mastigado, e para isso elas usam grandes quantidades de saliva.

  1. Ibex

Também conhecido como ibex ibérico, este bovídeo e seus parentes do gênero capra estão espalhados por toda a Europa.

Com um grande dimorfismo sexual (os machos são maiores e têm chifres de tamanho considerável e forma curva) a cabra é outro exemplo de animal ruminante.

Ibex ibérico

Alimenta-se de gramíneas e ervas que encontra entre as rochas e árvores. Pode subir até o topo das montanhas para conseguir comida, graças seu espetacular senso de equilíbrio.

No inverno, mudam sua dieta para comer flores, galhos e folhas de arbustos.

  1. Alce

Mamífero que pertence à família dos cervídeos, vive nas florestas nórdicas e é caracterizado por ter grandes chifres ramificados. Este fato só se manifesta em espécimes masculinos adultos.

Alce

Alimenta-se de folhas, ramos, arbustos, caules macios, cascas e até plantas aquáticas.

Ele passa muitas horas comendo, já que é tão robusto que precisa de quase 20 quilos de comida por dia e, como é ruminante, precisa processá-lo corretamente em vários estágios.