A reprodução das ovelhas

· agosto 13, 2018
Para a reprodução das ovelhas, é preciso saber que o ciclo estral é o período no qual a fêmea aceita o macho. Ou seja, está receptiva sexualmente.

As ovelhas são mamíferos quadrúpedes e herbívoros. Seu nome científico é Ovis orientalis aries, e são criadas em um grande número de países por todo o mundo; com diferentes finalidades. Hoje, saberemos mais sobre a reprodução das ovelhas.

A criação deste gado é dirigida principalmente à comercialização de leite e carne para o consumo humano. Também serve como fonte de produtos orgânicos.

Pode servir, inclusive, como animal de estimação em uma fazenda ou em algumas instituições militares. Também não podemos nos esquecer de sua lã; de grande importância para a indústria têxtil, como elemento imprescindível de proteção ao frio.

O que é preciso saber sobre a reprodução das ovelhas 

A puberdade

As ovelhas fêmeas alcançam a puberdade quando chegam a cerca de cinco meses de idade; ainda que essa condição possa oscilar entre os 5 e 10 meses. No caso do macho, isso acontece com certa antecipação; entre os três e seis meses.

No entanto, para a primeira reprodução das fêmeas, é necessário esperar que elas cheguem aos 8 ou 10 meses. Não é incomum que os machos tentem montar as fêmeas antes deste período; mas muitos criadores esperam que ela cumpra um ano para começara reprodução. Na verdade, naturalmente, os mais precoces tentam aos seis ou sete meses.

alimentação para ovelhas

Devido à maturidade sexual precoce dos machos; os especialistas recomendam separa-los das fêmeas quando são jovens.

Tenta-se, assim, evitar a reprodução das ovelhas entre exemplares consanguíneos.

Ciclo reprodutivo das fêmeas

O ciclo estral – cio dos mamíferos – é o período durante o qual a fêmea aceita o macho. Ou seja; quando ela é sexualmente receptiva.

Então, produzem-se as mudanças hormonais necessárias para que a fêmea possa ser fecundada. É preciso dizer que as ovelhas apresentam vários ciclos estrais no ano; mas eles dependem das estações.

A reprodução das ovelhas de acordo com a estação

Existem vários fatores que influenciam nos ciclos reprodutivos das ovelhas: o tipo de alimentação, a temperatura ambiental, a presença dos machos e a estação do ano (o mais importante). Neste sentido, o fotoperíodo, nome que recebe o tempo do dia em que o animal está exposto à luz, determina os ciclos estrais das ovelhas. Dependendo desta exposição à luz, os ovários começam a funcionar.

No caso das ovelhas, o período reprodutivo ocorre quando os dias são mais curtos: quando escurece mais cedo. Isso tem a ver com a produção de hormônios que são estimulados pela luz.

Essa temporalidade é importante para que as fêmeas possam parir em condições climáticas favoráveis, ou seja, durante a primavera. É uma maneira de garantir que aumentem as probabilidades de que as crias sobrevivam.

Como detectar o cio das ovelhas?

Durante o ciclo de reprodução das ovelhas, deve-se observar o seguinte:

  • Se a vulva está avermelhada e úmida.
  • Se a ovelha urina com mais frequência do que o habitual.
  • Se a ovelha berra com mais insistência.
  • Se ela agita o rabo de um lado para o outro na presença do macho.

Se essas características são vistas, provavelmente a ovelha está no cio.

Gestação

Dura aproximadamente cinco meses (entre 145 e 153 dias). Neste período, deve-se observar a alimentação do animal, já que ele requer um pouco mais de comida. É ideal adicionar grãos e cereais a sua dieta diária. Deve-se aumentar a quantidade de alimentos, mas sem exagero, já que não é bom que o animal engorde excessivamente.

ovelhas

Por outro lado, é recomendável separar a ovelha prenha dos outros animais; para evitar golpes e maus-tratos. Assim, diminui-se o risco de aborto.

O parto

Pode-se presumir que a ovelha vai parir quando se afasta dos outros animais. Além disso, ela mostra-se inquieta e perde o apetite.

Após a preparação para o parto, a vulva incha e fica avermelhada e a pele encontra-se “solta”. Depois começam as contrações e, logo, a bolsa estoura. Passado um tempo, o animal se deita e começa a olhar para cima; enquanto estica o pescoço. Nesse momento, esforça-se para expulsar o cordeiro: o filhote nasce.

Em geral, o parto é um processo natural que não requer intervenção. Se o cordeiro não estiver bem posicionado, a ajuda humana é fundamental para o nascimento. O pastor, ou a pessoa que cuida do rebanho, deverá lavar bem as mãos, introduzir uma delas na vulva da ovelha e acomodar a cria cuidadosamente.

Por fim, depois que a ovelha tiver terminado o trabalho de parto, será preciso dar água fresca a ela. Geralmente, como havíamos dito antes e como podemos observar, o processo de reprodução das ovelhas requer pouca intervenção humana.