Cobras como animais de estimação: uma boa ideia?

julho 25, 2019
Por mais que queiramos ter esse réptil como animal de estimação, ele ainda é um animal selvagem.

Elas não são amadas por todos, mas também têm seu público, e muitas pessoas querem ter cobras como animais de estimação. No entanto, será que esta é uma boa ideia?

Hoje, queremos falar sobre os riscos e desafios que surgem quando você tem um desses répteis exóticos como animal de estimação.

Há riscos em ter cobras como animais de estimação?

Nós contaremos uma história:

Um menino que conversou com seu amigo veterinário falou sobre como ele estava feliz com seu animal de estimação, com quem ele estava fazia alguns meses. Esta era uma jiboia que ele havia adotado quando ainda era filhote, e que, como esperado, estava crescendo muito.

Este não foi um inconveniente para o menino, porque ele amava muito seu animal de estimação e era fã de cobras. Quando ele começou a dizer o quanto estava encantado com ela, como ele havia lhe ensinado até mesmo a atender ao seu chamado e o forte vínculo que estava sendo criado entre eles, ele não pôde evitar que seus olhos brilhassem de felicidade.

“Ela até se deita ao meu lado todas as noites!”, ele disse ao amigo.

O veterinário perguntou como a cobra se deitava ao seu lado; enrolada, deitada sobre ele, aos seus pés… Quando o menino explicou que ela ficava deitada ao lado dele esticada, seu amigo veterinário ficou branco como a parede que havia atrás dele.

“Ela está medindo você para depois te comer!”, ele disse.

O menino não pôde deixar de ficar surpreso, mas sua ignorância do mundo das cobras não o fez perceber que estes são animais de sangue frio que podem ter reações inesperadas e desagradáveis, como foi o caso.

É claro que não queremos que os amantes das cobras fiquem ofendidos ou que alguém acredite que todas são assim, mas um animal de estimação exótico com tais características acarreta riscos. Afinal, não sabemos o suficiente sobre os animais de sangue frio para tê-los como animais de estimação.

Há riscos em ter cobras como animais de estimação?

Precauções e cuidados ao ter cobras como animais de estimação

Muitas vezes ouvimos dizer que os gatos são traiçoeiros, mas sabemos muito mais sobre eles como animais de estimação do que sobre as cobras. Por isso, podemos dizer que os traiçoeiros, neste caso, são as cobras, e não os gatos.

Antes de decidir se você deve ou não ter uma cobra como animal de estimação, leve em consideração vários aspectos, como os seguintes:

Tenha em mente o que você precisa

Entendemos que está na moda ter um animal de estimação exótico e que você pode achar interessante se exibir diante dos seus amigos dizendo que tem uma cobra em casa, mas é preciso estar ciente de que isso exigirá uma série de objetos e cuidados que você deve estar disposto a oferecer ao animal.

De fato, os especialistas não recomendam ter cobras como animais de estimação para aqueles que não têm experiência anterior com répteis .

Você não poderá ter um vínculo com a cobra

Se você quiser ter um vínculo emocional com um animal de estimação, uma cobra não é o que você precisa. Elas não expressam sentimentos, como é o caso dos gatos ou cães, e os estudos têm comprovado que elas não mostram nenhum afeto por quem cuida delas e as alimenta.

A alimentação

Cobra comendo sapo

Este é um fator a ser lembrado, já que as cobras não se alimentam de nada além de ratos e outros pequenos vertebrados. Você tem condições de obter este tipo de alimento para o seu animal de estimação? Caso não tenha, talvez seja melhor escolher outro animal para ter em sua casa.

Analise os riscos

Mesmo que a cobra não seja venenosa ou seja pequena, existem riscos em ter um animal com essas características em casa. Portanto, você deve analisar muito bem antes de decidir se este é o animal de estimação que você quer em sua vida.

As modas vêm e vão, e embora às vezes queiramos que nossos gostos sejam exibidos diante dos outros, recomendamos que você analise bem todas as dicas e, acima de tudo, os riscos envolvidos em ter um animal desse tipo em casa.