As cobras mais venenosas do Mundo: saiba aqui

· agosto 5, 2018
Cobras, espécimes marinhos ou a famosa cascavel... O poderoso veneno da mordida desses animais poderá ser letal.

Muitas pessoas realmente têm medo de cobras, mas devemos saber que existem poucas espécies que possuem veneno em seu corpo. Entretanto, as cobras mais venenosas do mundo são animais realmente perigosos.

Diante das cobras mais venenosas do mundo, toda prevenção é absolutamente necessária.

Por isso, a mordida de algumas espécies pode ser letal e requer tratamento imediato, para evitar danos irreversíveis à saúde da vítima.

A seguir, falaremos sobre as oito espécies de cobras mais venenosas:

A cascavel

As cascavéis são praticamente sinônimo de cobra venenosa em muitos países. Essa “fama” não surgiu por acaso. Essas espécies de víboras nativas do continente americano têm um veneno mortal.

Elas são muito fáceis de serem identificadas pelo chocalho no final da cauda, ​​que emite um som muito particular ao se moverem.

Cerca de 96% das picadas de cascavel não são fatais, quando o paciente recebe tratamento imediato. Mas sem a devida atenção médica, o veneno geralmente causa danos irreversíveis e pode levar à morte.

As serpentes do mar de Belcher

Embora nem todas tenham veneno, algumas das serpentes do mar de Belcher estão entre as mais venenosas do mundo. Reconhecê-las é muito fácil, graças às suas listras muito características. Sua aparência lembra um grande corpo listrado. Como a maioria das serpentes, não são animais agressivos. Portanto, só usam sua mordida quando se sentem ameaçadas.

Embora um em cada quatro animais dessa espécie seja portador de veneno, seu efeito é rápido e mortal. Estima-se que apenas alguns miligramas do seu veneno podem matar até 1.000 pessoas. No entanto, muitas serpentes do mar de Belcher são totalmente inofensivas e apresentam um caráter dócil.

As cobras mais venenosas do mundo: a cobra da morte

Seu nome já nos permite presumir por que essas víboras estão entre as cobras mais venenosas do mundo. As cobras da morte (ou Death Adder) são nativas da Austrália e da Nova Guiné. Geralmente, provocam repulsão por causa de sua cor escura e da aparência peculiar de sua pele.

Elas recuperaram a fama internacional graças à lenda de que Cleópatra havia se suicidado com seu veneno. Essa história pode ser um mito ou um fato histórico não reconhecido. Entretanto, sabe-se que o veneno de uma Death Adder pode causar uma parada respiratória ou morte, em menos de seis horas.

Mais uma vez, o tratamento imediato é crucial para salvar a vida da vítima e evitar uma paralisia irreversível. Sem a devida atenção, mais de 50% das picadas da cobra da morte são letais.

Cobra marrom oriental

Essa espécie, nativa da Austrália, é diferente das outras cobras mais venenosas do mundo. Isso porque são muito agressivas. De fato, se identificam uma presa ou uma ameaça, são capazes de persegui-las mesmo fora de seu território. Por essa razão, é raro vê-las nas cidades australianas.

Cobras venenosas

A potência do seu veneno é potencializada pela capacidade de morder várias vezes em um único ataque. Apenas 50% das cobras marrons orientais são venenosas. Entretanto, seu ataque pode facilmente levar à paralisia ou à morte. Graças à sua alta agressividade e bravura notável, essas víboras estão entre os animais mais perigosos do mundo.

Krait azul

A Krait azul, ou Krait malasiana, não é tão conhecida quanto as outras espécies, mas é igualmente venenosas. Na verdade, elas têm um veneno até 16 vezes mais poderoso do que o das outras cobras.

Além disso, um antídoto eficaz para a sua mordida ainda não é conhecido. Por isso, ela é uma das serpentes mais mortais do mundo. Por sorte, a Krait azul tende a ficar isolada das cidades e só saem à noite, em busca de alimento.

Mamba Negra

As mambas negras são nativas do continente africano. Elas se destacam não apenas por seu poderoso veneno, mas também por sua agilidade. Uma mamba negra pode ultrapassar os 20 km/h quando se desloca através do seu habitat natural.

Como a cobra marrom oriental, a mamba negra frequentemente morde várias vezes no mesmo ataque. Sua vítima deve receber tratamento imediato para inibir a ação rápida e potente de seu veneno.

Cobra-tigre

A cobra-tigre (Notechis scutatus) é nativa da Austrália e, geralmente, é facilmente identificável pelas amplas faixas amarelas de seu corpo. Elas têm um veneno muito poderoso e sua mordida é quase sempre precisa. Isso a torna um animal realmente perigoso.

Cerca de 75% das vítimas de picadas de cobra-tigre podem morrer quando não recebem atenção imediata.

A cobra filipina

Ao contrário das outras cobras mais venenosas venenosas do mundo, a cobra filipina pode envenenar sua presa sem precisar mordê-la. Essa espécie é capaz de cuspir seu veneno a três metros de distância, paralisando sua vítima quase que imediatamente. Se uma pessoa entrar em contato com o veneno de uma cobra filipina, ela precisará de tratamento em menos de 30 minutos.