Coelho rex: características, cuidados e alimentação

Existem muitas espécies e variedades de lagomorfos. Porém, o coelho rex se destaca por sua bela pelagem e ampla tolerância com crianças.
Coelho rex: características, cuidados e alimentação

Última atualização: 27 Abril, 2021

O coelho rex (Oryctolagus cuniculus) é uma raça de coelho doméstico muito conhecido por seu pelo ondulado. Esses animais são muito inteligentes e afetuosos, por isso é comum vê-los como animais de estimação. Sua origem remonta a 1920 na França, mas foi oficialmente apresentado em 1924 na Exposição Internacional de Coelhos em Paris.

No mesmo ano, o espécime foi apresentado nos Estados Unidos e aceito pela American Rabbit Breeders Association (ARBA). Seu temperamento é bastante dócil, tolerante e amigável, razão pela qual esses coelhos se dão bem com outros animais de estimação. Por todas essas razões, são um animal de estimação ideal para crianças, embora você precise ter paciência no momento de lhe ensinar alguns truques.

Características físicas

Esse lagomorfo se caracteriza fisicamente por ter um tamanho de médio a grande. Seu peso varia entre 3 e 4 quilos, dependendo da variedade, já que a europeia é menor que a americana. Da mesma forma, independentemente de sua origem, o coelho rex é uma das maiores raças de lagomorfos domésticos.

Sem dúvida, a característica mais marcante desse animal é seu pelo, que é bastante sedoso e curto, semelhante ao veludo, pois o subpelo cobre todo o corpo e não conta com pelos de cobertura. Essa variedade possui mais de 15 tipos, entre os quais se destacam o castor rex, chinchila rex e albino rex.

O pelo dos coelhos rex não ultrapassa 1,25 centímetros de comprimento.

Um coelho rex em fundo branco.

Em geral, esse coelho apresenta cores entre marrom, castanho, branco, vermelho e malhado, entre outros. Da mesma forma, evidencia-se um dimorfismo sexual na cabeça, sendo mais robusta e alongada nos machos do que nas fêmeas. Ambos os sexos têm orelhas compridas e pontiagudas.

Suas características levaram diferentes criadores a tomar a decisão de fazer cruzamentos e mutações para criar variantes de raças menores, como o coelho anão rex e o mini rex. Por outro lado, suas patas são bastante fortes e seu corpo é comprido e arredondado. Além da pelagem, os bigodes também podem ter cachos, embora em menor medida.

Cuidados do coelho rex

Como a maioria dos coelhos, essa espécie precisa que suas unhas fiquem em um tamanho ideal, por isso é recomendável cortá-las uma vez por mês. Caso você não conheça o procedimento, é aconselhável procurar um veterinário para receber orientações.

Pelas características de sua pelagem, não é necessário escovar o coelho rex com tanta frequência, pois uma vez por semana é mais que suficiente. Não é aconselhável dar banhos com regularidade e, quando necessário, é possível aplicar produtos especiais para o banho de coelhos.

É importante que você verifique se o seu animal de estimação não ficou com resíduos de sabão após o banho e, depois disso, você deve enxugar o animal o melhor possível. Para evitar s água, você pode usar panos úmidos que não alteram seu pH corporal e conseguem retirar a sujeira sem ter que lavar completamente.

Por outro lado, você também deve contar com uma gaiola larga na qual o lagomorfo possa se mover livremente. No entanto, esse animal não deve ficar sempre trancado e precisa de várias horas por dia de exercícios e brincadeiras. Por isso, você deve ficar de olho em seus movimentos, pois é comum que os coelhos mordam cabos ou outros objetos.

Alimentação e saúde

Como todos os coelhos, essa raça requer feno de alta qualidade, mas pode ser composto de várias plantas ou à base de alfafa. O feno pode ser seco ou fresco, mas você deve tomar cuidado para que não se misture com a água ou com os dejetos do coelho para que não sejam gerados focos de bactérias.

O coelho rex deve ter à sua disposição uma boa quantidade de água limpa e uma fonte adequada de fibras. Esse fator deve ser 70% da base alimentar do animal, então a ração ou pellets oferecidos devem conter 18% de proteína. Você também pode alimentá-lo esporadicamente com alguns vegetais ou frutas frescas.

Em relação à saúde, o coelho rex pode desenvolver algumas patologias derivadas do pouco pelo que a raça possui. Por esse motivo, podem surgir feridas ou arranhões na pele do animal, que também ficará mais sensível ao frio e à umidade, já que não possui todas as camadas de pelos que o ajudam a se proteger do ambiente.

Um coelho rex marrom.

Como você pôde ver, o coelho rex é um animal de estimação único e ideal para crianças devido ao seu bom temperamento. Sua pelagem bonita e macia o torna um animal muito chamativo, porém, suas características físicas nem sempre são herdadas. Para adquirir um exemplar dessa raça, é aconselhável procurar uma loja especializada em animais.

Pode interessar a você...
Como cuidar das unhas do seu coelho
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como cuidar das unhas do seu coelho

Muitos donos procuram o veterinário com a seguinte dúvida: como cuidar das unhas do meu coelho? A seguir, mais detalhes sobre esse assunto.



  • Renlu, G. Z. R. W. H., & Baojiang, H. Y. C. (1999). Study on Density of Rex Rabbit [J]. CHINESE JOURNAL OF RABBIT FARMING, 4.
  • Tao, Y. R. (1994). Studies on the quality of rex rabbit fur. World Rabbit Science, 2(1), 21-24.
  • Fu, X., Zeng, B., Wang, P., Wang, L., Wen, B., Li, Y., … & Jia, G. (2018). Microbiome of total versus live bacteria in the gut of rex rabbits. Frontiers in microbiology, 9, 733.