Brinquedos para coelhos: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas que têm um coelho como animal de estimação ficam surpresas com o fato de que esse animal pode ser bastante brincalhão. Por isso, os brinquedos para coelhos são um dos acessórios que não devem faltar para que o seu bichinho se sinta feliz.
Brinquedos para coelhos: tudo o que você precisa saber

Última atualização: 05 abril, 2021

Se você deseja morar com um desses bichinhos de orelhas compridas ou já mora, é recomendável que você conheça e atenda a todas as suas necessidades. Partindo dessa premissa, é necessário saber que os brinquedos para coelhos são essenciais para que o animal tenha uma boa qualidade de vida em cativeiro.

Como pequenos mamíferos, os coelhos requerem enriquecimento ambiental abundante e tempo para se desenvolverem emocionalmente. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, nas linhas a seguir vamos trazer as informações necessárias para oferecer ao seu coelho os brinquedos perfeitos.

Humanos e coelhos

Apesar da relação conflituosa entre lagomorfos e humanos há anos, os coelhos se tornaram populares como animais de companhia, diz Margo DeMello, uma conhecida antrozoologista.

Esses animais são afetuosos, mas ao mesmo tempo nervosos e independentes. Por isso, são os bichinhos ideais para quem deseja um pequeno companheiro silencioso e cheio de surpresas.

Graças às pessoas que querem defender e cuidar desses animais –como a House Rabbit Society, os últimos dados publicados pela European Pet Food Industry Federation (FEDIAF) em 2012 corroboram que, na Europa, esses pequenos mamíferos são o quarto grupo mais popular de animais domésticos, atrás de cães, gatos e pássaros.

Se você está lendo essas linhas, é porque também tem interesse em cuidar de coelhos e em tê-los por perto. Portanto, vamos apresentar a seguir algumas ideias de brinquedos para esses animais, destacando sua importância.

Um coelho em fundo branco.

Benefícios dos brinquedos para coelhos

A primeira coisa que você deve saber ao comprar ou criar um brinquedo para um coelho é verificar se ele não contém substâncias tóxicas. Aqui estão alguns dos benefícios – explicados pela Dra. Susan Brown – de permitir que seu animal de estimação se divirta com os brinquedos certos:

  • Estimulação mental: seu coelho ficará entediado com frequência se ficar sozinho em casa e não conseguir encontrar atividades para se divertir, o que pode causar estresse, depressão e comportamentos destrutivos. O fato de seu coelho possuir brinquedos lhe dará a liberdade de ser feliz em seu ambiente e de interagir nele enquanto aprende, cresce e prolonga sua vida.
  • Exercício físico: os coelhos domésticos precisam de atividades seguras para manter o corpo e a mente em forma. Brinquedos para escalar, rastejar, pular, rolar, cavar e mastigar são o que esse animal precisa. Se essas necessidades físicas não forem atendidas, seu coelho pode sofrer de obesidade e depressão – ou pode criar seus próprios brinquedos com a mobília.
  • Sua casa estará a salvo da destruição: você sabia que os brinquedos não são bons apenas para os coelhos? Eles também servem para você, pois irão manter sua casa e seus móveis protegidos das ações de um animal de estimação sem estímulos ambientais.

Ao fornecer brinquedos ao seu coelho com base em sua idade, sexo, estado reprodutivo e temperamento, você terá suprido maioria dos requisitos para evitar que sua casa se torne o brinquedo do seu coelho.

Algumas ideias

Graças à popularidade que os coelhos têm agora como animais de estimação, será fácil encontrar brinquedos projetados para eles em lojas veterinárias. Também é muito fácil encontrar tutoriais na internet para criar os brinquedos com as próprias mãos.

Aqui vamos dar algumas ideias de brinquedos que você pode comprar ou criar para o seu bichinho. Muitos deles são extremamente fáceis de fazer, então não perca:

  • Sacos de papel ou caixas de papelão: os coelhos poderão rastejar dentro deles, arranhar e mastigar o material. Os dentes desses animais crescem até 3 milímetros por semana, por isso é fundamental fornecer elementos para roer e poder desgastá-los.
  • Rolos de papelão de papel higiênico ou toalhas descartáveis: você pode enchê-los com feno ou deixá-los vazios.
  • Cestos de vime natural ou caixas de papelão cheias de papel picado, revistas, palha, feno ou outros materiais orgânicos para cavar.
  • Slinkies de arco-íris: essas molas coloridas vão chamar a atenção do seu animal de estimação.
  • Uma toalha de mão: se tiver coragem suficiente, o coelho deslizará sobre ela.

Se você não conseguir encontrar brinquedos criados especificamente para coelhos, os modelos destinados para gatos também podem funcionar, especialmente bolas e outros dispositivos que rolam ou podem ser lançados. Qualquer coisa que sirva de abrigo para felinos, como uma caixa de papelão com rampas e janelas para escalar, mastigar e ver o mundo também é ideal para coelhos.

Esses animais também adoram brinquedos de papagaio, especialmente aqueles que podem ser jogados, mastigados ou pendurados no topo da gaiola. Qualquer material que seja colorido, emita sons e tenha texturas diferentes irá estimular o animal.

Por outro lado, lembre-se de deixar seu coelho sair da gaiola por muitas horas durante o dia. Assim, o animal poderá brincar e interagir com você e, acima de tudo, tenha em mente que nenhum ser vivo está acostumado a viver em uma gaiola ao longo de sua vida.

Existem muitos tipos de brinquedos para coelhos.

Os coelhos podem surpreender você de várias maneiras, mas lembre-se de que eles também precisam de surpresas na forma de brinquedos e estímulo mental. Por outro lado, todo responsável deve levar em consideração os demais cuidados básicos com os coelhos, como as características da gaiola, a alimentação, a hidratação, entre outros.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.