Brinquedos para coelhos: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas que têm um coelho como animal de estimação ficam surpresas com o fato de que esse animal pode ser bastante brincalhão. Por isso, os brinquedos para coelhos são um dos acessórios que não devem faltar para que o seu bichinho se sinta feliz.
Brinquedos para coelhos: tudo o que você precisa saber

Última atualização: 05 Abril, 2021

Se você deseja morar com um desses bichinhos de orelhas compridas ou já mora, é recomendável que você conheça e atenda a todas as suas necessidades. Partindo dessa premissa, é necessário saber que os brinquedos para coelhos são essenciais para que o animal tenha uma boa qualidade de vida em cativeiro.

Como pequenos mamíferos, os coelhos requerem enriquecimento ambiental abundante e tempo para se desenvolverem emocionalmente. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, nas linhas a seguir vamos trazer as informações necessárias para oferecer ao seu coelho os brinquedos perfeitos.

Humanos e coelhos

Apesar da relação conflituosa entre lagomorfos e humanos há anos, os coelhos se tornaram populares como animais de companhia, diz Margo DeMello, uma conhecida antrozoologista.

Esses animais são afetuosos, mas ao mesmo tempo nervosos e independentes. Por isso, são os bichinhos ideais para quem deseja um pequeno companheiro silencioso e cheio de surpresas.

Graças às pessoas que querem defender e cuidar desses animais –como a House Rabbit Society, os últimos dados publicados pela European Pet Food Industry Federation (FEDIAF) em 2012 corroboram que, na Europa, esses pequenos mamíferos são o quarto grupo mais popular de animais domésticos, atrás de cães, gatos e pássaros.

Se você está lendo essas linhas, é porque também tem interesse em cuidar de coelhos e em tê-los por perto. Portanto, vamos apresentar a seguir algumas ideias de brinquedos para esses animais, destacando sua importância.

Um coelho em fundo branco.

Benefícios dos brinquedos para coelhos

A primeira coisa que você deve saber ao comprar ou criar um brinquedo para um coelho é verificar se ele não contém substâncias tóxicas. Aqui estão alguns dos benefícios – explicados pela Dra. Susan Brown – de permitir que seu animal de estimação se divirta com os brinquedos certos:

  • Estimulação mental: seu coelho ficará entediado com frequência se ficar sozinho em casa e não conseguir encontrar atividades para se divertir, o que pode causar estresse, depressão e comportamentos destrutivos. O fato de seu coelho possuir brinquedos lhe dará a liberdade de ser feliz em seu ambiente e de interagir nele enquanto aprende, cresce e prolonga sua vida.
  • Exercício físico: os coelhos domésticos precisam de atividades seguras para manter o corpo e a mente em forma. Brinquedos para escalar, rastejar, pular, rolar, cavar e mastigar são o que esse animal precisa. Se essas necessidades físicas não forem atendidas, seu coelho pode sofrer de obesidade e depressão – ou pode criar seus próprios brinquedos com a mobília.
  • Sua casa estará a salvo da destruição: você sabia que os brinquedos não são bons apenas para os coelhos? Eles também servem para você, pois irão manter sua casa e seus móveis protegidos das ações de um animal de estimação sem estímulos ambientais.

Ao fornecer brinquedos ao seu coelho com base em sua idade, sexo, estado reprodutivo e temperamento, você terá suprido maioria dos requisitos para evitar que sua casa se torne o brinquedo do seu coelho.

Algumas ideias

Graças à popularidade que os coelhos têm agora como animais de estimação, será fácil encontrar brinquedos projetados para eles em lojas veterinárias. Também é muito fácil encontrar tutoriais na internet para criar os brinquedos com as próprias mãos.

Aqui vamos dar algumas ideias de brinquedos que você pode comprar ou criar para o seu bichinho. Muitos deles são extremamente fáceis de fazer, então não perca:

  • Sacos de papel ou caixas de papelão: os coelhos poderão rastejar dentro deles, arranhar e mastigar o material. Os dentes desses animais crescem até 3 milímetros por semana, por isso é fundamental fornecer elementos para roer e poder desgastá-los.
  • Rolos de papelão de papel higiênico ou toalhas descartáveis: você pode enchê-los com feno ou deixá-los vazios.
  • Cestos de vime natural ou caixas de papelão cheias de papel picado, revistas, palha, feno ou outros materiais orgânicos para cavar.
  • Slinkies de arco-íris: essas molas coloridas vão chamar a atenção do seu animal de estimação.
  • Uma toalha de mão: se tiver coragem suficiente, o coelho deslizará sobre ela.

Se você não conseguir encontrar brinquedos criados especificamente para coelhos, os modelos destinados para gatos também podem funcionar, especialmente bolas e outros dispositivos que rolam ou podem ser lançados. Qualquer coisa que sirva de abrigo para felinos, como uma caixa de papelão com rampas e janelas para escalar, mastigar e ver o mundo também é ideal para coelhos.

Esses animais também adoram brinquedos de papagaio, especialmente aqueles que podem ser jogados, mastigados ou pendurados no topo da gaiola. Qualquer material que seja colorido, emita sons e tenha texturas diferentes irá estimular o animal.

Por outro lado, lembre-se de deixar seu coelho sair da gaiola por muitas horas durante o dia. Assim, o animal poderá brincar e interagir com você e, acima de tudo, tenha em mente que nenhum ser vivo está acostumado a viver em uma gaiola ao longo de sua vida.

Existem muitos tipos de brinquedos para coelhos.

Os coelhos podem surpreender você de várias maneiras, mas lembre-se de que eles também precisam de surpresas na forma de brinquedos e estímulo mental. Por outro lado, todo responsável deve levar em consideração os demais cuidados básicos com os coelhos, como as características da gaiola, a alimentação, a hidratação, entre outros.

Pode interessar a você...
Como alimentar os coelhos de maneira adequada
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como alimentar os coelhos de maneira adequada

Se você está pensando ter coelhos, ou se já os têm, deve saber como alimentá-los de maneira adequada.