Os coelhos podem comer pão?

10 Dezembro, 2020
Se você se pergunta se seus coelhos podem comer pão ou outros alimentos ricos em carboidratos, a resposta é que o pão só 'recompensará' seu animal de estimação com problemas de estômago.

Como você pode imaginar, cada espécie tem suas próprias necessidades nutricionais. Se você estiver se perguntando se os seus coelhos podem comer pão, talvez precise de orientações sobre a dieta natural desses animais.

É preciso ressaltar que, em muitos casos, alimentos benéficos para algumas espécies acabam sendo tóxicos para outras. Na verdade, existem alimentos que podem matar seu coelho e que você deve evitar a todo custo.

Se você não tiver certeza se o pão é tóxico ou prejudicial aos coelhos, recomendamos a leitura deste artigo para que você não machuque acidentalmente seu animal de estimação.

É um mito que os coelhos podem comer pão?

Sim. Lembre-se de que os coelhos são animais herbívoros. Isso significa que, na natureza, um coelho só comerá ervas, vegetais e certas frutas.

O pão é prejudicial para os coelhos porque contém amido, que eles dificilmente conseguem digerir. Mesmo que o seu coelho goste de pão, isso não altera o fato de que esse alimento não é benéfico para a saúde dele.

O sistema digestivo de todos os animais tem a capacidade de processar certas substâncias e rejeitar a presença de outras. Isso é exatamente o que acontecerá se você alimentar o seu coelho com pão – o corpo dele começará a rejeitá-lo.

Quando um coelho ingere uma substância como o amido e não a decompõe, ela é transportada intacta para o intestino, onde passa por um processo de fermentação pelas bactérias intestinais. Lá começarão os problemas para o coelho, podendo induzir uma enterotoxemia, produzida pelo crescimento excessivo de bactérias intestinais nocivas.

A ingestão do amido pode causar diarreia nos coelhos, bem como outros problemas estomacais, como úlceras.

A saúde dos coelhos

É um mito que pão adormecido pode ajudar um coelho a manter a saúde bucal. Na verdade, pode ser a causa de vários problemas de saúde, incluindo obesidade e problemas estomacais, como diarreia.

Outros problemas que surgem ao permitir que seus coelhos comam pão

Já estabelecemos que seu coelho definitivamente terá dificuldade par digerir o pão. Mesmo que o animal seja moderadamente tolerante ao pão, ele terá que lidar com o desconforto de excretar fezes líquidas e sofrer com distúrbios intestinais.

É importante notar que a diarreia em coelhos pode causar a morte, principalmente devido à desidratação grave. A ingestão regular de pão pode deixar o seu coelho obeso, uma condição que é muito prejudicial para a sua saúde.

Em consideração a todas as razões acima, os especialistas recomendam não permitir que os coelhos comam pães, biscoitos, bolos ou qualquer outro doce.

Alternativas saudáveis

Primeiro, o feno fresco deve ser um alimento básico na dieta do seu coelho de estimaçãoMesmo que ele coma apenas feno, não deve ser em excesso, e é necessário que você saiba que um coelho superalimentado corre o risco de morrer. Você deve ficar atento se notar que o animal tem tendência a comer demais.

Alternativas saudáveis

Em segundo lugar, as folhas verdes também devem ser uma parte significativa da dieta diária do seu coelho de estimação. Certifique-se de que os vegetais que você está comprando não contenham pesticidas. As opções são alface, repolho, trevo, endro, manjericão, couve, hortelã, salsa, agrião e afins, sempre em porções pequenas.

Em terceiro, você pode dar ao seu coelho alguns petiscos de vez em quando. A regra geral é que as guloseimas devem ser administradas em pequenas porções e com o máximo de moderação possível. Não deixe que seus animais de estimação confundam os doces com as refeições, então dê a eles apenas uma pequena porção de frutas como morango, abacaxi, maçã, banana, framboesa e manga.

Por fim, quando cuidamos de animais de estimação como coelhos, pode não ser fácil entender que a comida humana é prejudicial para eles. Entre as muitas razões pelas quais os coelhos diferem dos humanos, está o funcionamento do nosso sistema digestivo.

Como humanos, podemos comer praticamente tudo o que quisermos, mas esse não é o caso dos coelhos. O sistema digestivo de um coelho só pode processar celulose, o que significa vegetais de folhas verdes e uma variedade limitada de frutas. Portanto, alimentos ricos em amido e carboidratos complexos estão definitivamente fora de cogitação.

  • Slovakova, L., Dušková, D., & Marounek, M. (2002). Fermentation of pectin and glucose, and activity of pectin‐degrading enzymes in the rabbit caecal bacterium Bifidobacterium pseudolongum. Letters in applied microbiology, 35(2), 126-130.
  • Blas Ferrer, E., Cervera Fras, M., & Fernández Carmona, J. (1994). Effect of two diets with varied starch and fibre levels on the performances of 4-7 weeks old rabbits. World Rabbit Science, 2(4), 117-121.
  • Perkins, S. E., Fox, J. G., Taylor, N. S., Green, D. L., & Lipman, N. S. (1995). Detection of Clostridium difficile toxins from the small intestine and cecum of rabbits with naturally acquired enterotoxemia. Laboratory animal science, 45(4), 379-384.
  • Percy, D. H., Muckle, C. A., Hampson, R. J., & Brash, M. L. (1993). The enteritis complex in domestic rabbits: a field study. The Canadian Veterinary Journal, 34(2), 95.