Recomendações para a dieta do coelho anão

julho 28, 2019
Um coelho anão deve ser alimentado conforme a sua idade e necessidades específicas. Recomenda-se, por exemplo, ir variando a comida lentamente para não causar estresse nem problemas comportamentais no animal.

Os donos de coelhos devem prestar atenção a várias questões relacionadas aos seus cuidados básicos. Um destes cuidados é a alimentação, e hoje falaremos especificamente sobre a dieta do coelho anão.

O que um coelho anão come?

Esta é uma pergunta muito comum e está entre as preocupações principais daqueles que querem ter um coelho anão como animal de estimação.

Alimentá-lo corretamente não é muito difícil, mas devemos levar em consideração que a sua digestão é lenta, já que ele tem um intestino de funcionamento passivo.

Seu sistema digestivo precisa de dois dias para fazer uma digestão completa, portanto recomenda-se dar quantidades pequenas de comida e dividi-las ao longo do dia.

A dieta do coelho anão precisa ter forragem e dois ou três vegetais por dia. Os alimentos frescos não devem ser deixados por mais de 24 horas na sua gaiola para evitar que estraguem.

Também não devem estar gelados; o melhor é que estejam em temperatura ambiente. Não dê fast food ou chocolate por nada desse mundo!

Além disso, é importante oferecer água fresca a todo momento e manter os bebedouros sempre limpos.

Dieta de um coelho filhote

Ainda que tenham um tamanho que poderia ser considerado como ‘de filhote’ por toda a vida, na verdade o coelho anão só é considerado filhote até completar nove meses de idade.

Durante os primeiros meses de vida, devemos oferecer vários tipos de comida ao filhote e ir aumentando as porções.

Dieta de um coelho anão filhote

Até os três meses, recomenda-se que ele coma principalmente feno, que é rico em fibras, mantém seus dentes sadios e permite regular a digestão. Para complementar, a ração comercial dever estar de acordo com a sua idade. Não dê cereais nesta fase, pois eles contêm muita gordura.

Uma vez completados os três meses, é possível dar vegetais ao coelho anão. Primeiramente, uma porção duas vezes por semana, e depois duas porções a cada 48 horas. Desta forma, evitam-se problemas digestivos como a diarreia.

Até chegar à idade adulta, o coelho anão deve comer entre três e quatro colheres de ração e alguns pedacinhos de vegetais por dia. Frutas, apenas duas vezes por semana.

Dieta de um coelho adulto

Quando o coelho for adulto, a recomendação é reduzir a quantidade de ração e aumentar as porções de vegetais e frutas frescas.

Recomendamos oferecer quatro tipos diferentes de hortaliças por dia, bem picadas e limpas. Não dê mais até ele terminar o que estiver no prato.

Dieta de um coelho anão adulto

Nesta fase, a ração deve conter mais fibras, proteínas e cálcio do que antes. Calcula-se entre 25 a 30 gramas por dia.

Limite a ingestão de frutas a duas vezes por semana, já que elas possuem muito açúcar e podem fazer mal à saúde. Varie os tipos de fruta para que o coelho se acostume a todas elas.

Alimentos permitidos

O feno é a base da alimentação do coelho e também serve para formar parte da sua cama. É necessário para o seu sistema digestivo, para evitar doenças e para manter os dentes saudáveis.

Há vários tipos: com flores, com ervas aromáticas, com frutas silvestres, com cenoura, com frutas… A ideia é ir alternando para que ele não se acostume.

No caso da ração, como já foi dito anteriormente, ela é necessária nos primeiros meses de vida do coelho anão. Evite as rações que tenham corantes ou que incluam cereais. Consulte um veterinário sobre as melhores opções.

O terceiro grupo de alimentos na dieta de um coelho é composto pelos vegetais. Nem todos são adequados, e os mais recomendados são espinafre, cenoura, beterraba, manjericão, aipo, alface, pepino, brócolis, acelga, rúcula e nabo.

Em relação às frutas, são recomendadas: cereja, kiwi, mamão, pêssego, morango, maçã, abacaxi, melancia e melão.

Preste atenção a estes alimentos proibidos para o coelho anão: aveia, laticínios, salsa, leguminosas, açúcares, guloseimas, frituras, nozes, ração para cachorro ou gato, erva-moura, batata e alimentos para humanos, exceto as frutas e vegetais permitidos.

Por último, aconselhamos que, se você for fazer alguma mudança na dieta do seu coelho anão, que ela seja feita gradualmente… Ele pode sofrer muito com alterações nutricionais bruscas.