Os coelhos podem comer tomate?

O pequeno organismo dos coelhos não pode receber todas as frutas e vegetais que existem. Por isso, existem certas condições que você deve conhecer ao alimentar um desses animais de forma saudável.
Os coelhos podem comer tomate?

Última atualização: 22 Setembro, 2021

Os coelhos adoram uma variedade de alimentos, e obter o equilíbrio adequado em sua dieta é importante para que tenham uma vida saudável. Para isso, todo tutor deve ter conhecimento sobre os alimentos: uma dúvida comum é se os coelhos podem comer tomate e com que frequência.

Esses bichinhos se deliciam diariamente com uma mistura de vários alimentos, o que os ajuda a prevenir o tédio, os mantém ocupados e torna seu habitat mais interessante. Existem muitas concepções em relação aos alimentos que um coelho pode comer. Portanto, saber quais são e alimentar seu animal com uma dieta adequada é essencial. Descubra aqui se os coelhos podem comer tomate ou não.

A dieta ideal para todos os coelhos

A maior parte da dieta de um coelho deve consistir em feno ou pasto de boa qualidade, dependendo do equivalente ao seu tamanho corporal. O feno fresco deve estar disponível o tempo todo, pois ajuda a manter a saúde geral do seu coelho, auxilia no desgaste dos dentes e fornece as fibras necessárias para sua saúde digestiva.

O resto de sua dieta pode consistir em vegetais de folhas verdes frescas que você deve fornecer ao animal todas as manhãs e noites. O feno é extremamente versátil e perfeito para entreter o coelho, já que nele você também pode esconder outros vegetais ou frutas, como se fossem prêmios. Por outro lado, é imprescindível manter água fresca disponível para que ele fique sempre hidratado.

O tomate faz mal aos coelhos?

Os tomates são classificados como frutas do ponto de vista botânico, embora na concepção culinária sejam utilizados como vegetais. O fato de serem concebidos como frutas é uma característica importante a se levar em consideração para uma alimentação saudável dos coelhos, pois especialistas no assunto afirmam que esse alimento tem alto teor de açúcar, e mesmo a glicose natural não faz bem para o pequeno sistema digestivo dos coelhos.

Apesar dessa consideração, podemos assegurar que dar ao coelho tomate vermelho ou maduro é perfeitamente aceitável, desde que respeitadas a quantidade e a frequência. No entanto, o tomate tem várias partes venenosas para os coelhos, então continue a leitura para descobrir.

 

Quais partes do tomate devem ser evitadas?

Existem alimentos que podem causar problemas de saúde. Nesse caso, os coelhos podem comer tomate, mas não todas as suas partes. Portanto, nunca o alimente com os seguintes elementos da planta:

  • Folhas.
  • Talos.
  • Sementes.
  • Flores.
  • Quando o tomate está verde.

Já se sabe que a polpa é segura para o consumo, mas os talos verdes dos tomates contêm tomatina e solanina, ambas venenosas se ingeridas em grandes quantidades. Portanto, você deve evitar dar ao seu coelhinho os pedaços verdes da planta, assim como os tomates verdes.

Outra coisa a ter em mente ao dar tomate ao seu coelho (ou qualquer outra fruta e vegetal) é saber se o alimento contém pesticidas e parasitas que podem prejudicá-lo. Você deve dar ao seu coelho apenas tomates frescos e vermelhos, nunca verdes ou enlatados, aqueles que já vêm picados e que estão muito maduros.

Benefícios do tomate para os coelhos

Você deve ter em mente que, devido ao seu alto teor de açúcar, o tomate deve ser consumido com moderação, segundo Animal Trust. Esse alimento é perfeito para oferecer como petisco ou como recompensa, mas você já sabe: apenas a fruta.

Embora contenha açúcar (2,6 gramas a cada 100 gramas), os coelhos podem comer tomate, e essa fruta contém muitos benefícios, refletidos em nutrientes importantes que podem contribuir para a dieta do animal. Algumas de suas propriedades são as seguintes:

  • Vitamina A: é necessária em coelhos para o desenvolvimento ósseo, a visão, a reprodução e seu sistema imunológico.
  • Potássio: ajuda a prevenir uma doença chamada hipocalemia.
  • Antioxidantes: estão presentes no tomate em um nutriente chamado licopeno. Na verdade, é o que dá à fruta sua cor vermelha.
  • Fibra: é uma parte importante da dieta dos coelhos, e é obtida principalmente por meio do feno, mas uma fonte adicional não fará mal.
  • Tem baixo teor de gordura: muita gordura deixaria o coelho pouco saudável. Portanto, um petisco como esse é um bom complemento à dieta principal.
  • Possui alto teor de água: ajuda a manter o coelhinho hidratado, pois, devido à sua dieta seca e rica em fibras, esses animais precisam de muita água.

Como dar tomate a um coelho?

Se você nunca deu tomate ao seu coelho e planeja incluí-lo em sua dieta, essa é mais uma razão para introduzir o alimento de forma gradual e moderada para ver como o animal reage. Existe a possibilidade de o coelho não gostar ou sentir dor de estômago, o que pode ser notado ao analisar as suas fezes. Quando ele se acostumar, você pode oferecer a fruta cortada em cubinhos.

Se você tiver dúvidas sobre quais alimentos são seguros para o seu animal de estimação, a coisa mais segura a fazer é não experimentar antes de consultar um veterinário.

Por outro lado, se o seu coelho for um filhote, lembre-se de que ele tem um sistema digestivo muito delicado e não conseguirá digerir bem frutas ou vegetais de qualquer tipo se for muito pequeno. As diretrizes comuns sugerem que você deva esperar pelo menos 12 semanas antes de oferecer qualquer fruta ou vegetal e começar com pequenas quantidades de apenas um tipo.

 

Dois coelhos comem tomate.

O tomate é um bom complemento na dieta do seu coelho, mas deve ser oferecido em pedaços pequenos e sempre no ponto certo para o consumo. Antes de qualquer mudança na dieta do animal, consulte um veterinário de confiança.

Pode interessar a você...
10 curiosidades sobre nossos amigos coelhos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
10 curiosidades sobre nossos amigos coelhos

Os coelhos se tornaram, nos últimos anos, um dos nossos animais de estimação favoritos, devido ao seu tamanho e por não necessitarem de muitos cuid...