Coelhos e espinafre: 4 coisas para manter em mente

Coelhos e espinafre são uma boa combinação em quantidades moderadas.
Coelhos e espinafre: 4 coisas para manter em mente

Última atualização: 29 Novembro, 2020

Pequenos mamíferos como coelhos, furões e roedores estão se tornando cada vez mais comuns como animais de estimação. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como alimentar coelhos. As folhas verdes são uma parte importante da dieta dos lagomorfos. Então aqui está tudo o que você precisa saber sobre coelhos e espinafre.

1. Coelhos e espinafre? A importância das folhas verdes na alimentação

O espinafre é rico em vitaminas A, ácido fólico, ferro e outros minerais como cálcio, potássio e magnésio. Assim como outras folhas verdes, o espinafre contém uma alta concentração de nutrientes. Sua contribuição na dieta é muito benéfica, mas um excesso pode ser tóxico.

Coelhos e espinafre? A importância das folhas verdes na sua alimentação

Outros vegetais que podemos incorporar na alimentação do coelho são cenoura, nabo e folhas de beterraba, repolho, acelga, endívia, aipo, alface, espinafre, trevo, grama, dente-de-leão… e outros vegetais silvestres como as folhas aromáticas.

2. As verduras como complemento

Todos as verduras devem ser oferecidas em pequenas quantidades e de forma lenta e gradual para evitar problemas intestinais, como diarreia. Ao introduzir uma nova verdura, devemos observar por alguns dias quais os efeitos que ela causa no animal. É o complemento perfeito para uma dieta completa.

Os coelhos, principalmente os mais jovens, são muito sensíveis a mudanças bruscas na dieta. Essa é uma das principais causas de morte em coelhos recém-adquiridos. Uma simples mudança de marca da ração pode causar sérios problemas.

Qualquer mudança na dieta alimentar, principalmente a retirada da ração e a adição de vegetais, deve ser feita de forma progressiva, oferecendo pequenas quantidades dos novos alimentos e aumentando-os aos poucos ao longo de várias semanas.

As verduras como complemento

Nem todas as verduras são boas para coelhos, e algumas folhas são altamente tóxicas, principalmente em altas doses, como a salsa. Certas sementes também não são saudáveis, como as da maçã.

3. Por que é importante fornecer frutas e vegetais na dieta do coelho?

A alimentação incorreta é a principal causa de doenças em coelhos. O erro mais comum é dar apenas ração ao coelho, como costuma acontecer com os coelhos de criação que, por serem destinados à produção de carne, costumam não ter uma longa expectativa de vida. Para um animal de estimação, uma dieta alimentar restrita apenas à ração tem várias desvantagens:

  • Os pellets são geralmente muito ricos em cálcio, cujo excesso é eliminado pela urina. Um suprimento muito alto de cálcio leva à formação de cálculos urinários. Esse é um dos problemas do espinafre em grandes quantidades.

4. A alfafa deve ser oferecida com moderação

O feno sempre deve estar disponível. O mais indicado é o de cereais, que pode ser combinado com o de alfafa, que é o que os coelhos mais gostam. Entretanto, assim como o espinafre, pode causar um efeito tóxico nos rins devido ao excesso de cálcio.

O feno deve ser oferecido com moderação

Não podemos esquecer da água: os coelhos precisam de acesso constante a uma fonte de água fresca.

Eles podem sobreviver por vários dias sem comida, alimentando-se exclusivamente dos seus cecotrofos, mas não sobrevivem quando privados de água por períodos superiores a 24 horas. No entanto, devemos ter cuidado com vegetais e frutas com alto teor de água, como o alface ou o tomate, pois podem causar diarreia.

Agora você sabe que coelhos e espinafre são uma boa combinação em pequenas proporções e quando incluído progressivamente na alimentação do animal.

Pode interessar a você...
A importância do feno na alimentação dos coelhos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
A importância do feno na alimentação dos coelhos

Uma dieta adequada para cada espécie é essencial para uma boa saúde, por isso enfatizamos a necessidade do consumo de feno na alimentação dos coelhos.