Métodos para deter a diarreia em cães

março 10, 2020
Donos e veterinários sempre observam as fezes dos cães como um ponto de referência quanto à sua saúde. Saber como deter a diarreia em cães pode ajudar a reduzir a sua duração e a limitar a sua frequência.

Quando é aconselhável tentar deter a diarreia em cães? Embora todos os cães sofram de diarreia em algum momento de suas vidas, sua ocorrência pode ser preocupante. Por esse motivo, não é nenhuma surpresa que os donos de animais procurem uma maneira de atenuar o problema.

Se o seu cachorro apresenta fezes anormais regularmente, este pode ser considerado um caso de diarreia crônica, e será necessário consultar o veterinário para determinar e tratar a causa subjacente.

Cuidados imediatos para a diarreia aguda em cães

É muito importante que você saiba que é apropriado entrar em contato com o seu veterinário para obter conselhos sobre como lidar com a diarreia se o seu cachorro:

  • For muito jovem ou muito idoso, ou tiver uma condição de saúde pré-existente. Animais de estimação muito jovens e muito idosos podem ficar gravemente debilitados, mesmo quando sofrem de uma diarreia relativamente leve.
  • Consulte o seu veterinário se a diarreia do seu cachorro é frequente ou muito líquida, se contém manchas de sangue, ou se estiver escura como piche.
  • Se a diarreia for acompanhada de vômito intenso e o cachorro parecer letárgico, deprimido ou com dores, todos estes podem ser sinais de condições de saúde potencialmente graves. 

Somente se o seu cachorro for um adulto saudável, é razoável tentar tratar o problema em casa.

Cachorro tomando água

1. Tratamento em casa para deter a diarreia em cães

No caso de animais adultos saudáveis ​​e com diarreia leve, sem outros sintomas, você pode proceder da seguinte maneira:

  • Certifique-se de que o cachorro tenha acesso a bastante água limpa para evitar a desidratação. Incentive o seu cão a se hidratar. Se necessário, você pode oferecer caldo de galinha ou de carne diluído, com pouco sal, ou ainda Pedialyte, além de água.
  • Se houver vômito leve além da diarreia, é recomendável remover todos os alimentos durante um período de 8 a 12 horas.
  • Ofereça uma dieta leve: dê ao seu cachorro uma pequena refeição com frango cozido de carne branca – sem ossos nem pele – e arroz branco; você também pode usar batata-doce ou abóbora em vez do arroz; a abóbora e a batata também podem ser adicionadas à dieta regular do seu cachorro para aumentar a ingestão de fibras. Você pode manter essa dieta para o seu cachorro até que a consistência das fezes volte ao normal. Se o seu cachorro for alérgico a frango, você deve substituir a proteína por uma opção hipoalergênica.

Se a diarreia continuar durante mais de 24 horas ou se a condição do seu cachorro piorar a qualquer momento, ligue para o veterinário imediatamente.

Se o seu cachorro continuar melhorando, mantenha essa dieta leve durante 1-3 dias e aumente a quantidade de alimentos oferecidos gradualmente a cada refeição.

Assim, você prolongará o tempo entre as refeições até que a consistência das fezes volte ao normal. É importante ter em mente a necessidade de fazer uma transição gradual para a dieta habitual do seu cachorro, a fim de evitar outro mal-estar gastrointestinal.

Métodos para deter a diarreia em cães

2. Agir para prevenir a recorrência da diarreia

Depois de restaurada a ingestão, uma dieta leve ajudará a prevenir a recorrência da diarreia.

Além do tradicional prato com arroz branco e uma fonte de proteína cozida, você também pode considerar o caldo de ossos, pois esta é outra opção leve e nutritiva. Ela fornece uma mistura de vitaminas e nutrientes, mas é de fácil digestão para os cães. Considere oferecer suplementos com probióticos e prebióticos para reequilibrar o microbioma intestinal.

Como evitar a diarreia em cães

Aqui estão várias maneiras de reduzir a ocorrência da diarreia em cães:

  • Não mude a dieta do seu cachorro abruptamente.
  • Não alimente o seu cachorro com restos de comida, nem deixe que ele vasculhe o lixo.
  • Mantenha o cronograma de vacinação e desparasitação do seu cachorro atualizado.
  • Jiménez Romero, C. A. (2017). Vómitos y diarreas en perros canis domesticus sus causas consecuencias e importancia de su control. Universidad Técnica de Machala. Ecuador. http://repositorio.utmachala.edu.ec/bitstream/48000/10524/1/DE00001_EXAMENCOMPLEXIVO.pdf
  • Huamancayo, F., & Chávez, A. (2015). Giardiasis en perros menores de tres años que concurren a los parques públicos del distrito de Santiago de Surco en Lima Metropolitana. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú, 26(2), 296-302.