17 coisas que um filhote precisa

Educação infantil, tempo e atenção estão entre as coisas que um filhote de filhote precisa em sua vida. Ele também precisa de um bom lugar para descansar, comida de qualidade, produtos de higiene pessoal e uma esteira rolante.
17 coisas que um filhote precisa

Última atualização: 22 fevereiro, 2022

A decisão de adotar um filhote acarreta uma série de responsabilidades. Não é apenas um evento emocionante, mas uma mudança que requer mais do que apenas a intenção de ter um novo membro na família. Portanto, este artigo fala sobre 17 coisas que um filhote precisa para viver com conforto, segurança e prazer em casa.

É importante que você pense no bem-estar do seu animal de estimação e o ajude a suprir suas necessidades para que ele fique saudável e feliz. Nesse sentido, você deve ter em mente que atenção e carinho também são aspectos fundamentais na vida do seu animal de estimação. A seguir, descubra quais outros elementos são indispensáveis para o filhote.

Coisas que um filhote precisa

O processo de adaptação do filhote a um novo lar inclui uma série de mudanças relevantes em seu ambiente. Portanto, ter coisas como um lugar seguro para descansar, boa nutrição, brinquedos e treinamento pode fazer toda a diferença para ajudar seu cão a entrar na rotina. Leve todos esses requisitos em consideração antes de abrigar um canídeo.

1. Placa de identificação

Para começar, o filhote deve ter uma placa de identificação com o nome dele, mas também o seu. Da mesma forma, é importante que esse elemento tenha um número de telefone associado para que possam contatá-lo se o seu amigo se perder. Essa placa vai facilitar a volta do cão a casa, pois quem a encontrar saberá com quem deve entrar em contato.

Por outro lado, graças aos avanços tecnológicos, o microchip também é uma opção. Esse mecanismo permite localizar o seu animal de estimação mais rapidamente caso ele saia de casa sem que você perceba ou se perca durante o seu passeio. Consulte um veterinário para conversar sobre essa alternativa.

2. Cama e cobertor

Ter um lugar para descansar é fundamental para o cão. Portanto, certifique-se de que seu filhote tenha uma cama adequada para seu tamanho, na qual ele possa dormir confortavelmente. Nesse sentido, recomenda-se que seja confeccionada com tecido macio e que o enchimento seja revestido com material impermeável.

Da mesma forma, o ideal é que a cama fique em uma área segura da casa, onde o filhote se sinta calmo e possa descansar sem medo. Além disso, é bom que seu cão tenha um cobertor, principalmente para usá-lo nos dias frios ou no inverno.

3. Comedouro

A tigela ou recipiente para comida também faz parte das 17 coisas de que um filhote precisa. Seu animal de estimação deve aprender que possui um comedouro e um local estabelecido para se alimentar da maneira correta. Nesse sentido, você deve comprar para ele uma tigela de boa qualidade (por exemplo, de aço inoxidável) que atenda às características e necessidades do cão.

Qual é a melhor comida para filhotes?

4. Bebedouro

Como o comedouro, seu amigo de quatro patas precisará de um bebedouro para se manter hidratado. Em outras palavras, o cão deve ter um recipiente onde possa beber água limpa e fresca sempre que precisar. Isso é ainda mais importante durante o verão, quando seu filhote pode sofrer de insolação.

5. Alimentos de qualidade

Outras coisas que um cachorro precisa para levar uma vida agradável estão relacionadas à sua dieta. É fundamental que você possa fornecer uma alimentação de qualidade ao animal de estimação, entendendo que o que ele ingere pode impactar positiva ou negativamente em seu corpo.

A dieta do filhote deve ser proporcional às características como seu peso, seu tamanho e seu estado de saúde. Portanto, é imprescindível que um profissional da área possa assessorar você para encontrar uma alimentação de qualidade e ideal para seu cão.

6. Guloseimas ou recompensas

Além do exposto, os petiscos são essenciais na educação do filhote. Isso porque eles podem motivá-lo a cumprir as ordens ou tarefas que lhe são atribuídas. É necessário ressaltar que é preferível que essas recompensas sejam naturais, ou seja, pedaços de frutas, vegetais ou mesmo biscoitos que não representem perigo à saúde do cão.

7. Coleira e guia

Recomenda-se que desde a infância o seu cão se acostume a usar uma coleira. Você pode iniciar o processo colocando-a enquanto o animal está dormindo ou brincando. Além disso, é importante que esse elemento seja confortável e seguro para o cão, de forma que a coleira peitoral parece uma boa opção quando se trata de evitar que machucados durante qualquer puxão.

Além da coleira, o cachorro precisa de uma guia para que possa passear com segurança e sem correr o risco de se perder. Entendendo isso, você precisa ter cuidado na hora de escolher a alça, pois o ideal é que ela proporcione conforto ao seu amigo de 4 patas, mas também a você.

8. Sacos de fezes

O dispensador de sacos e os sacos de fezes também são coisas de que você precisa se tiver um cachorro em casa. Como tutor responsável, você deve sempre recolher as fezes de seu cão quando ele sair para fazer suas necessidades. Nesse sentido, esses utensílios o ajudarão a cumprir a tarefa de manter a higiene do meio ambiente.

9. Transportador

Entre as 17 coisas que um cachorro precisa está também a transportadora, um objeto que vai facilitar o transporte do seu animal de um lugar para outro. Esse elemento será muito útil quando você tiver que levar seu cachorro de carro ou ir ao veterinário. Portanto, é importante que você adquira um com as medidas corretas para que o espaço não seja apertado e desconfortável.

10. Brinquedos

Os brinquedos são valiosos para os cães, pois geralmente são animais que gostam de diversão. Além disso, enquanto são filhotes, os cães tendem a morder porque seus dentes estão crescendo e eles sentem dor. Ter alguns objetos para entretê-los pode evitar que danifiquem outras coisas da casa.

11. Produtos de limpeza

Uma boa higiene é essencial para evitar que o seu cachorro contraia infecções, bactérias ou doenças. Por isso, é necessário ter produtos que permitam a limpeza do seu animal de estimação. Devem ser itens de higiene específicos para cães.

Toalhas, xampu, condicionador, cortador de unha e pente são produtos com os quais você pode manter seu animal de estimação limpo e bonito. Não se esqueça de que essa limpeza deve ser feita de acordo com o nível de sujeira do cão e de acordo com algumas de suas características, como o pelo.

12. Visita ao veterinário

Ter a opinião de um profissional sobre o desenvolvimento do seu animal de estimação é fundamental, por isso a ida ao veterinário também faz parte das necessidades de um cachorro. Lembre-se de que, além do check-up geral, essa pessoa poderá esclarecer dúvidas sobre questões como implantação de microchip e vermifugação.

13. Desparasitação e vacinas

Tanto o processo de desparasitação quanto o cumprimento do esquema de vacinação são importantíssimos na vida do cão. Esses mecanismos ajudarão seu filhote a ficar menos sujeito a algumas complicações ou doenças. É importante ressaltar que são procedimentos que o veterinário deve realizar.

14. Educação e treinamento

Para trabalhar a obediência em seu animal de estimação, a educação e o treinamento são essenciais. Se você ensinar o cão desde filhote, provavelmente será fácil para ele seguir ordens pelo resto da vida. Isso manterá seu amigo longe de comportamentos estranhos e mau comportamento.

15. Uma rotina

Além de conseguir uma série de objetos para a vida do filhote, o ideal é que você estabeleça uma rotina à qual ele possa se adaptar aos poucos. Definir horários para caminhar, alimentar-se ou brincar ajudará seu cão a ter um estilo de vida melhor, mesmo que ele precise de várias tentativas antes de aprender.

16. Tempo e atenção

Cuidar de um cachorro não é apenas comprar coisas materiais, porque o filhote também exige sua atenção. Ou seja, se você quer ter um cachorro em casa, certifique-se de ter tempo suficiente para atender às suas necessidades e garantir sempre o seu bem-estar. Caso contrário, o cão pode não viver feliz e confortavelmente.

17. Paciência e amor

Por fim, além de dar tempo ao animal, lembre-se de que seu amigo de quatro patas precisará de demonstrações de afeto. Diante disso, é importante que você escolha momentos para acariciá-lo ou mimá-lo. Não se esqueça de que, em geral, os cães são animais bastante afetuosos, principalmente com membros da família.

Você sabe como cuidar de um filhote de Rottweiler?

Concluindo, ter um filhote é um privilégio, senão uma responsabilidade. Agora, você sabe que não se trata apenas do desejo de ter uma companhia. Adotar um cão significa também assumir o compromisso de proporcionar segurança, tranquilidade e conforto a um animal que se tornará seu amigo fiel.

Pode interessar a você...
O que fazer se a cadela sentir falta dos filhotes?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que fazer se a cadela sentir falta dos filhotes?

Quando uma cadela sente falta dos seus filhotes, eles podem ter sido separados prematuramente. Aprenda aqui como fazer isso sem riscos.