Como fazer brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia?

As cobaias precisam de estimulação para se manterem ativas. Além disso, brincar com eles é muito benéfico. Por que não usar alguns brinquedos caseiros especiais para eles?
Como fazer brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia?

Última atualização: 18 Outubro, 2021

Uma parte fundamental do cuidado de grandes roedores é a estimulação física e mental. Para tanto, utilizar alguns brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia pode ser uma ótima opção, além de muito econômica.

O enriquecimento ambiental deve fazer parte do dia a dia do animal. Portanto, ter vários elementos para o seu entretenimento é essencial. Além disso, eles também favorecem a interação com o tutor. Vamos ver quais são alguns desses brinquedos que podem ser feitos em casa para que esses roedores fiquem felizes.

Parques para porquinhos-da-índia

O parque é um elemento indispensável entre os brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia, pois é muito simples de fazer. Além disso, funciona tanto em ambientes internos quanto externos, o que é uma grande vantagem.

Esse parque proporcionará a esses roedores grandes benefícios, pois dentro dele poderão correr e brincar com grande segurança. O objetivo é criar uma estrutura à prova de fuga que seja estimulante. Para sua elaboração, o principal é ter o material com que será feito sua estrutura. Para isso, você pode usar uma tela de metal ou molduras de madeira.

A base pode ser no mesmo piso, já que o importante é que o parque seja fechado na vertical (ou seja, com paredes). Mesmo assim, se você quiser colocar algo como base, pode usar papelão ou uma piscina inflável para crianças e aproveitar o seu formato.

O interior do parque do porquinho-da-índia pode ter toda a complexidade que seu criador deseja proporcionar. Uma ótima ideia é deixá-lo mais divertido com alguns dos outros brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia que serão mencionados abaixo.

Uma cobaia branca do Himalaia.

Labirintos

O labirinto é uma opção que não só agradará os porquinhos-da-índia, mas a sua própria construção será uma diversão para a pessoa. A primeira coisa a fazer é escolher o material com que vai ser fabricado, que não pode ser tóxico, pois a tendência do porquinho-da-índia será roê-lo. Por esse motivo, recomenda-se o uso de madeira ou papelão.

O próximo passo será fazer um esboço do labirinto, definindo os caminhos a serem seguidos e as passagens bloqueadas. As dimensões do animal devem ser levadas em consideração durante a medição para que ele possa passar tranquilamente pelos corredores.

Uma vez que esses aspectos estejam claros, sua fabricação pode começar. Se forem utilizados pregos, deve-se ter cuidado especial para que não haja pontas visíveis que possam prejudicar o animal.

Brinquedos comestíveis para porquinhos-da-índia

O truque para esses “brinquedos” é simplesmente transformar a comida em um jogo. Por exemplo, se você fizer um labirinto para o roedor, pode esconder um pouco de comida em um dos corredores ou no final do percurso para que ele possa encontrá-la.

Deixar um prato com pedaços de fruta no parque dos porquinhos-da-índia e permitir seu acesso após subir uma rampa também é uma opção. Além disso, é uma maneira muito simples de fazer seu porquinho-da-índia se exercitar e saborear um lanche.

Rolos de feno

Para construir esse brinquedo, você precisará de um rolo de papel higiênico. É importante que o rolo não seja branco, pois nesse caso terá sido branqueado quimicamente e será tóxico para o porquinho-da-índia. Você também deve se certificar de que não há vestígios de resíduos ou cola.

Uma vez que o material foi escolhido, alguns pequenos cortes em forma de triângulo devem ser feitos em cada aresta. Os bicos podem ser arredondados com a tesoura para que o porquinho-da-índia não se machuque, embora isso seja improvável.

A próxima e última etapa é tão simples quanto encher os rolos ocos de feno. O animal vai se divertir empurrando o rolo de um lado para o outro enquanto tira um pouco de comida quando sentir vontade.

Brinquedos para roer

Os porquinhos-da-índia roem por natureza, mas também é essencial que o façam para desgastar os dentes e evitar que desenvolvam qualquer doença dentária. Portanto, ótimas opções como brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia são itens que elas podem roer.

Como sugestão, você pode usar pedaços de madeira amarrados com uma corda e pendurados no teto da gaiola. Também é uma boa ideia fazer uma pequena caixa por onde o roedor possa ser colocado (sem fechos). Isso vai servir de esconderijo e se ele quiser mordê-la, não correrá riscos.

As bolas de feno são outra possibilidade. Basta pegar um pouco de feno, moldá-lo em uma bola e envolvê-lo com uma corda natural.

Brinquedos pendurados

Com um pano e duas cordas você pode fazer uma rede para pendurar dentro da gaiola do porquinho-da-índia. Em seguida, coloque-a a uma altura adequada para que o roedor possa acessar sem problemas e sair sem se machucar.

Outro brinquedo artesanal para pendurar que pode ser feito facilmente é a bola de feno. Com um pouco de arame ou corda natural, você deve fazer uma estrutura em forma de bola na qual o feno será inserido. Por fim, pendure-a no teto da gaiola para que o porquinho-da-índia possa extrair o feno sempre que desejar.

Brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia: as rampas

A rampa é um complemento perfeito para o parque dos porquinhos-da-índia ou para a própria gaiola se estiver preparada para ter diferentes alturas. Isso permite que o animal de estimação se exercite enquanto passeia nos arredores.

Para fazer a rampa, basta encontrar um pedaço de madeira e algo que servirá de apoio para o declive. Por exemplo, um papelão grosso ou um bloco de madeira pode ser usado.

É importante considerar o peso e o comprimento do porquinho-da-índia ao fazer a rampa. Da mesma forma, deve-se levar em consideração sua segurança, colocando pequenos limitadores para que o animal possa se apoiar e subir ou descer sem escorregar. Claro, é essencial que a rampa seja totalmente estável. Não queremos que ela tombe quando o animal atravessá-la.

Escadas de madeira

As escadas de madeira são outro brinquedo que vai favorecer a movimentação do animal de um andar para outro da gaiola. Por que não fazer uma combinação entre escada e rampa? Para os mais habilidosos em DIY, pode-se fazer uma pequena composição em que há uma escada de um lado, uma área intermediária plana e uma rampa na outra extremidade.

Túneis

Para fornecer um túnel para porquinhos-da-índia em casa, basta encontrar um tubo cujo diâmetro permita que o animal passe por dentro com segurança. Basta utilizar materiais como papelão, madeira, vime ou até mesmo plástico do tipo PVC, embora, neste último caso, seja melhor que o roedor use sempre o túnel com vigilância.

Como mencionado, os porquinhos-da-índia tendem a roer coisas em seu ambiente e fazer isso com materiais tóxicos pode ser perigoso. Por isso, é muito importante escolher o material certo.

Bolas de papel para porquinhos-da-índia

Uma opção extremamente simples que diverte muito os porquinhos-da-índia é fazer uma bola de papel amassando-a bem. Sim, é simples assim. O animal vai adorar empurrá-la pelo cercado, mas se começar a morder, é melhor removê-la.

Bola de corda natural

Outra possibilidade é fazer uma bola enrolando corda natural. Nesse caso, não haverá perigo se o porquinho-da-índia começar a roer seu novo brinquedo caseiro.

Casas para porquinhos-da-índia

Caixas de madeira ou papelão são as aliadas perfeitas para a confecção de casas para porquinhos-da-índia. Elas servirão de abrigo e, ao mesmo tempo, de entretenimento se forem posicionadas vários em diferentes alturas e com diferentes pontos de acesso.

O espaço será essencial para que os porquinhos-da-índia se sintam confortáveis em casa. Além disso, pode ser complementado com outros brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia. Por exemplo, é uma boa ideia colocar uma rampa para subir, um túnel como acesso a uma das entradas da instalação e outros elementos.

Uma cobaia com feno na cabeça.

Se algo caracteriza os porquinhos-da-índia, é, sem dúvida, o quão curiosos e brincalhões eles são. Certamente você ficará muito animado em ver como eles se divertem com algo feito com suas próprias mãos!

Pode interessar a você...
Doenças transmitidas por roedores
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Doenças transmitidas por roedores

As doenças transmitidas por roedores são numerosas e variadas, algumas delas inclusive podemos ter sofrido sem nem perceber!