Coisas que deixam os gatos com medo

fevereiro 17, 2019
Muitas vezes já vimos como nosso gato tem um medo incompreensível de alguma coisa. Neste artigo, falaremos das mais comuns para que você possa evitá-las. 

Os gatos são animais muito independentes e parecem muito seguros de si mesmos, mas a verdade é que eles têm medo de muitas coisas. 

Hoje, queremos conversar com você sobre coisas que deixam os gatos com medo e como evitá-las. Há muitos que conhecem alguns medos deles e os usam como brincadeira, o que parece cruel para nós e pedimos que não façam isso.

Do que os gatos têm medo

Muitas das coisas nesta lista podem surpreendê-lo, mas está provado que elas são de fato o terror dos gatos. Quem diria que os animais que sobem e pulam das árvores teriam medo de coisas tão simples?

Pepinos

Certamente você já viu muitos vídeos em que um gato fica aterrorizado por um pepino. Nós não sabemos muito bem por que, mas alguns gatos têm medo do vegetal. Esses vídeos que parecem engraçados são apenas uma prova do que mencionamos anteriormente.

Os donos desses gatos que aparecem nos vídeos os fazem sofrer sem qualquer justificativa, só para rir deles. Você acha que isso é justo?

Nós também não, então é melhor você não assisti-los. Seria uma boa forma de contribuir com nosso grão de areia diante dessa piada de mau gosto.

Balões

gato preto assustado

Não há nada que pareça mais assustador para um gato do que um balão. Talvez seja o seu movimento que o assusta ou aterroriza, ou que pode tirar o seu espaço, mas se você se aproximar dele, verá seu rosto de pânico. Muito mais se ele se atreve a arranhá-lo e o balão estoura; então o pavor vem à tona.

Água

Um mito sem dúvida, mas isso está provado. Embora existam exceções e, por vezes, temos visto alguns gatinhos desfrutar de um banho relaxante, como regra, os gatos têm medo de água.

E não estamos falando apenas de gatos domésticos, mas de gatos selvagens, incluindo o rei da selva, o leão! Quem diria!

Pode ser a mudança de temperatura que os assusta, ou a composição do líquido que entra em contato com a pele e que desencadeia um sentimento que eles não gostam, mas a verdade é que um gato foge da água o quanto pode.

Aspiradores de pó

Certamente você já viu seu cão correr quando ligou o aspirador de pó. Bem, o mesmo vai acontecer com o seu gato.

Tampouco conseguem suportar os ruídos e, se perceberem que a máquina que emite o ruído que temem pode absorvê-los, é melhor correr, por precaução.

Secador de cabelos

Este não suga, mas eles não sabem disso, então, por que arriscar? Além disso, o vento que eles espalham os incomoda bastante, então não brinque com o seu gato, por mais tentador que pareça.

Estranhos

gato medroso

Geralmente, estranhos não são algo que agrade aos gatos. Como sempre, haverá exceções, mas muito provavelmente, por mais afetuoso ou sociável que seu gato possa ser, ele não correrá para cumprimentar alguém que ele não conhece.

Não leve para o lado pessoal se você for visitar um amigo com um gato e ele não quiser “falar” com você.

Meias

Sim, isso mesmo. As meias causam terror nos gatos. Este é um fato inexplicável, mas eles ficam em pânico.

Ruídos altos

Os ouvidos dos gatos são muito sensíveis, como no caso dos cães, então, sons como sirenes de ambulâncias, fogos de artifício e outros são motivo de terror para eles. Evite que seu gato seja exposto a isso.

Cuidar do nosso animal de estimação e protegê-lo é nossa responsabilidade. Não se esqueça de tentar evitar todos esses objetos que semeiam o terror entre os gatos e mantenha seu gato feliz e equilibrado.

Boissy, A. (1995). Fear and Fearfulness in Animals. The Quarterly Review of Biology. https://doi.org/10.1086/418981