Coisas que o seu cão odeia e você não sabia

· março 29, 2019
Na convivência com nossos animais de estimação, produzem-se todos os tipos de sensações e emoções. Não só em nós humanos, mas também em nossos pets, e há coisas que o seu cão odeia e que você deve saber...

O fato de os cães serem os amigos mais leais é bem conhecido. Nossos animais de estimação estão sempre prontos para nos fazer felizes todos os dias e compartilhar bons momentos em nossa companhia.

Mas também há coisas que o seu cão odeia sobre você e sua rotina e que, talvez, você não tenha percebido.

5 coisas que o seu cão odeia em você e na sua rotina

Nossos cães são extraordinariamente inteligentes e sensíveis, por isso captam facilmente estímulos que passam completamente despercebidos.

Além disso, como eles usam principalmente a linguagem corporal para se comunicar, são capazes de ‘ler’ nossas expressões faciais, gestos e ações, mesmo se não dissermos uma única palavra.

Portanto, há algumas coisas que o seu cão odeia e é importante que você esteja atento a elas. A consequência pode ser o estresse de nossos amigos e o favorecimento ao desenvolvimento de problemas comportamentais, como agressividade e hábitos destrutivos.

Para ajudá-lo a melhorar o vínculo com seu melhor amigo e, assim, evitar os problemas de convivência, a seguir veremos as cinco coisas que os cães mais odeiam em nós e em nosso modo de ser:

As manifestações de carinho muito “humanas”

Dona abraçando cachorro

As pessoas estão acostumadas a demonstrar afeto com beijos, abraços, etc. Mas esse tipo de demonstração nem sempre supõe a lógica da interação social dos cães.

Na prática, um abraço pode parecer para o seu cão mais um ato de ‘aprisionamento’ do que um ‘gesto de amor’. Na verdade, a grande maioria dos cães não gosta de abraços.

É óbvio que os cães adoram dar e receber amor e mimos, principalmente com seus donos e pessoas da família. No entanto, eles têm sua própria maneira de expressar afeto e desfrutar da companhia de seus seres humanos favoritos.

O ‘excesso de palavras’

Para nós, a linguagem oral é a maneira mais importante e habitual de comunicar nossos pensamentos, sentimentos e desejos.

Tanto é assim que muitos de nós têm o hábito de falar sozinhos para “pensar melhor” ou nos preparar para uma apresentação ou evento importante.

Mulher falando com cachorro

No entanto, uma das coisas que seu cão odeia é o excesso de palavras. Como mencionamos, os cães usam principalmente o corpo para se comunicar, através de posturas, ações e expressões faciais; a via oral não é o único método de nos relacionarmos com nosso animal de estimação.

Isso não significa que o seu cão não goste quando você fala com ele, mas ele espera que você use mais sua linguagem corporal para transmitir sua mensagem.

Dessa forma, para melhorar o vínculo e a comunicação com seu animal de estimação, aconselhamos que você aprenda mais sobre a linguagem corporal canina.

Hábitos e ambientes barulhentos

Nós sempre mencionamos que os sentidos dos cães são mais desenvolvidos do que os nossos, principalmente a audição e o olfato.

Talvez colocar uma alta música para cantar, dançar ou afastar as “más vibrações” pode parecer algo libertador ou divertido.

Filhote de cachorro com medo

Mas essa também é uma das coisas que seu cão odeia, porque ruídos altos podem assustá-lo ou deixá-lo desconfortável.

Por essa mesma razão, seu cão pode se esconder ou ficar irritado diante de objetos e aparelhos barulhentos, como aspiradores de pó e secadores de cabelo.

Broncas e punições

Sejamos honestos: quem gosta de ouvir gritos, ser punido, aprisionado ou humilhado? Certamente, nenhum de nós, e nem os nossos cães.

A bronca expõe os cães a emoções negativas, como medo, estresse e ansiedade, o que é prejudicial à sua saúde física e mental.

Cachorro fez xixi no tapete

Além disso, punições e métodos violentos são muito perigosos, pois um animal tende a se defender quando se sente ameaçado. Por isso, lembre-se de escolher o reforço positivo para educar seu cão e, assim, encorajar sua aprendizagem e habilidades cognitivas.

O cão odeia a falta de rotina

A rotina ganhou uma certa “má reputação” entre os seres humanos e é vista como algo “chato”. No entanto, uma das coisas que o seu cão odeia é não ter uma rotina bem definida no seu dia a dia com você.

Cão dormindo ao lado de despertador amarelo

Quase todos os animais precisam se apegar a uma rotina para se sentirem mais seguros, a fim de evitar a exposição a riscos desnecessários.

Claro, os cães não são exceção e são altamente beneficiados por uma rotina de estilo de vida saudável.

Esses bons hábitos devem incluir horários de alimentação, caminhadas, estimulação mental, descanso e, claro, diversão. Dessa forma, vamos gerar uma boa convivência diária com nossos animais de estimação.