Coleiras antiparasitárias para cães: qual escolher?

Embora o mercado esteja repleto de alternativas para prevenir e eliminar pulgas e carrapatos, as coleiras antiparasitárias para cães são a melhor opção.
Coleiras antiparasitárias para cães: qual escolher?

Última atualização: 26 Junho, 2021

Um dos artigos mais simples e eficazes do mercado para eliminar os parasitas do ambiente são as coleiras antiparasitárias para cães. Elas contam com uma liberação prolongada e efetiva de certos compostos, cujo objetivo é matar diversos táxons de artrópodes indesejáveis, como ácaros, carrapatos, pulgas e piolhos.

Os carrapatos, as pulgas e outros invertebrados são vetores de doenças graves que afetam tanto os cães quanto os humanos. Portanto, proteger os animais de estimação desses vetores é o primeiro passo para preservar a saúde deles, e a nossa também. Abaixo, você vai encontrar vários exemplos de coleira antiparasitária para cães, juntamente com seus benefícios e princípios ativos.

O que são as coleiras antiparasitárias para cães e como elas funcionam?

Como o nome indica, as coleiras antiparasitárias para cães são aquelas que conseguem erradicar os parasitas externos que podem afetar esses animais. A maioria delas é segura e não causa nenhum dano aos cães nem aos seres humanos que as manusearem corretamente. Os meses de eficácia da coleira vão depender da marca escolhida.

 

As pulgas são animais que vivem escondidos em casa.

Scalibor

Essa coleira é muito popular no mercado, pois é uma das poucas respaldadas por estudos alheios à sua empresa que atestam sua eficácia contra o flebótomo, causador da leishmaniose em cães. Garante proteção contra a doença por 12 meses no caso dos flebótomos, 6 para os carrapatos e 4 para as pulgas.

A vantagem dessa coleira contra a leishmaniose é a liberação constante de deltametrina assim que é colocada no animal. Depois de uma semana, o colar atinge seu ponto de efetividade. Essa opção é ideal para cães que ficam ao ar livre por longos períodos durante o verão, pois também repele mosquitos capazes de transmitir dirofilariose.

No caso da Scalibor, a sua utilização é recomendada para cães com mais de 7 semanas. Também é à prova d’água e resistente à chuva, embora seja recomendado retirá-la ao dar banho no animal. Tem modelos com 48 e 65 centímetros, e o pó que vem junto deve ser removido com um pano antes de colocar a coleira no cachorro.

Seresto

Essa é a coleira antiparasitária para cães mais vendida e popular, devido à sua duração de 8 meses. Nesse período, seus principais ativos (Imidacloprid e Flumetrina) são liberados constantemente. Pode ser utilizado em cachorros com mais de 8 semanas, que se beneficiam da proteção da coleira da Seresto contra pulgas, carrapatos e piolhos.

A coleira da Seresto é à prova d’água que também se mostrou eficaz contra a leishmaniose.

Os ativos são liberados em pequenas quantidades através da pelagem e da camada de gordura da pele do animal. No entanto, o que mais chama a atenção é o seu nível de segurança em cães, humanos e até gatos, pois também existe uma versão para felinos. A coleira tem duas apresentações para cães, dependendo do peso do animal, com mais ou menos de 8 quilos.

Kiltix

Diferentemente das coleiras anteriores, a da Kiltix libera propoxur e flumetrina para matar ácaros, pulgas e carrapatos. A sua eficácia varia dependendo do tamanho do cão: 7 meses em cães médios e grandes e 6 meses em cães pequenos. No entanto, essa eficácia varia em cada indivíduo com base na quantidade de pelos e no número de parasitas no ambiente do cão.

Essa coleira se ativa 24 horas após a colocação e se um carrapato for encontrado no pelo do cão, ele morrerá em 3 dias.

 

 

Um tipo dentre as coleiras antiparasitárias para cães.

O que são as coleiras repelentes para cães?

Ao contrário das coleiras antiparasitárias, as coleiras repelentes são feitas com base em extratos ou óleos vegetais, cuja função se limita apenas a repelir certos invertebrados. Seu raio de ação é mais limitado, variando entre 2 e 3 meses, e seu preço mais acessível, uma vez que não possuem princípios ativos inseticidas. Portanto, servem apenas como agentes de prevenção.

Como você notou, as coleiras antiparasitárias para cães são uma grande ajuda quando se trata de acabar com os irritantes parasitas que podem afetar a saúde de seu animal de estimação. Nunca deve ficar muito apertada e você sempre deve usar a melhor opção que se adapte às necessidades do seu animal. Se você tiver alguma dúvida, consulte o veterinário.

Pode interessar a você...
As coleiras de cobre são úteis para a artrite em cães?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
As coleiras de cobre são úteis para a artrite em cães?

Ao lidar com a artrite em cães, nos perguntamos: as coleiras de cobre podem ajudar a combater a rigidez e a dor? Confira!