Como adestrar adequadamente um cocker spaniel

Como adestrar adequadamente um cocker spaniel

Última atualização: 16 Julho, 2021

O cocker spaniel é uma raça de cão pequena, mas esportiva, que era originalmente usada para a caça, mas criada como um membro da família. Ao treinar essa raça, será proporcionado o estímulo mental e físico de que precisam, além de resultar em um cão bem comportado capaz de conviver com outros membros da família e com outros animais.

O cocker é um cão muito fácil de adestrar porque tem muita vontade de agradar. Por isso, será fácil ensinar todos os tipos de truques, além das regras básicas de comportamento. Aqui, vamos mostrar como adestrar adequadamente um cocker spaniel.

Dicas para adestrar o cocker spaniel

Cocker spaniel idoso

Para treinar seu cocker spaniel, certifique-se de que ele entende que está recebendo aulas e que você deseja que ele faça algo. O comportamento é moldado com repetição, consistência e o uso de recompensas como petiscos, elogios ou carícias. Fale com o cão de forma clara e lenta, e dê comandos claros e simples, ou seja, uma palavra e de preferência com apenas uma sílaba.

Treine o cocker todos os dias, caso contrário ele pode esquecer o que aprendeu anteriormente, mas mantenha as sessões curtas, entre 10 e 15 minutos para que o animal não se aborreça e acabe perdendo o interesse.

Os cães da raça cocker spaniel precisam de exercícios diários para dar vazão à sua energia e ao seu entusiasmo, por isso é aconselhável fazer longas caminhadas três vezes ao dia e longas sessões de brincadeiras. Desse modo, o cão ficará mais calmo em casa e estará mais disposto a treinar do que de brincar.

Essa raça de cão é muito sensível, por isso tente não intimidar ou corrigir severamente, porque pode ser contraproducente e causar insegurança. Não demonstre impaciência nem frustração, porque os cães da raça cocker spaniel estão sempre ansiosos por agradar e podem desistir se acharem que não conseguirão corresponder às suas expectativas. Seja amigável e mostre mais inclinação a recompensas do que a punições. O reforço positivo é sempre mais eficaz do que o castigo.

Educação básica

O adestramento do cocker spaniel

Além dos truques usuais para treinar um cachorro, ou seja, “senta”, “vem”, “deita” e “fica”, é conveniente ensinar o seu cocker a ir ao banheiro e a andar com coleira.

Escolha um local para o seu cocker se aliviar, seja um jornal, uma caixa ou um canto do quintal. Na primeira vez que o cão entrar em casa, leve-o ao local onde deseja que ele se alivie, isso vai deixá-lo com uma memória olfativa e também provavelmente a primeira coisa que ele vai querer fazer é marcar o território.

Acompanhe seu cão até que ele faça suas necessidades e imediatamente dê a ele um petisco. Ofereça um prêmio sempre que ele fizer as necessidades onde você quer que ele as faça e, se o animal fizer em outro lugar, leve-o ao local, mostre o que aconteceu (sem esfregar seu nariz no chão, pois isso se qualifica como maus-tratos) e diga “NÃO!” usando um tom de voz firme. Em seguida, leve-o até o local onde deveria ter feito e deixe-o lá por 10 a 15 minutos isolado.

Não use esse processo como punição para outras coisas, senão o cão ficará confuso. É conveniente limpar o local com frequência, trocar os jornais, tirar os excrementos ou revolver a terra do jardim, porque se o animal achar desagradável, não irá usar esse espaço.

Outro aspecto que o cocker deve aprender é andar usando a coleira. Em primeiro lugar, porque assim se evita acidentes e, em segundo lugar, porque em muitos locais é obrigatório o uso de coleira e guia para cães em locais públicos.

Para habituar o cão a usar a coleira com a guia, primeiro coloque a coleira (que deve ser sempre usada, juntamente com uma placa de identificação). Para acostumar o cocker com a coleira, é melhor colocá-la enquanto você o alimenta ou brinca com ele. O animal pode tentar tirá-la no início, mas não permita até que ele mostre estar confortável e não se importe mais de usar.

Quando o cão estiver confortável com a coleira, prenda a guia e deixe-o arrastá-la pela casa até se acostumar. Em seguida, segure-a por uma extremidade e leve o cão para um passeio. Durante a caminhada, o cocker deve aprender a andar ao lado do tutor. Se o cão puxar a coleira ou se sentar, pare de andar imediatamente. Chame-o e elogie-o quando ele obedecer e volte a andar quando ele se colocar ao seu lado.

Pode interessar a você...
Como brincar com o seu cocker spaniel inglês?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como brincar com o seu cocker spaniel inglês?

Um cocker spaniel inglês é um animal de estimação extraordinário, muito brincalhão e ativo. Recomendamos que você brinque com ele diariamente.