Treinar seu cão com a técnica do apito

A técnica de treinar nosso cão com um apito não está livre de críticas. Vamos analisar por que o apito pode te ajudar a treinar seu cão e quais são os prós e os contras desse treinamento.
Treinar seu cão com a técnica do apito
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O apito é uma das ferramentas mais usadas no adestramento de cães. A ideia básica é usá-lo para chamar a atenção do animal, mesmo a longas distâncias, e assim aproveitar sua audição bem desenvolvida.

O que é o apito para cães?

Como o nome sugere, é um tipo de apito desenvolvido especificamente para o treinamento de cães. Como os cães são capazes de perceber frequências que não passam despercebidas, o som do apito só pode ser captado por eles, sendo imperceptível para as pessoas.

Isso só acontece porque a audição dos cães é capaz de capturar frequências de 20 kHz a 60 kHz, enquanto nós só podemos ouvir frequências de até 20 kHz. Em geral, os apitos ultrassônicos para cães emitem ondas que variam de 25 a 55 kHz, por isso não conseguimos ouvir.

No entanto, uma das curiosidades sobre o apito de cães é que, inicialmente, ele foi criado para seres humanos. Em meados do ano de 1876, Sir Francis Galton inventou esse dispositivo com o intuito de testar os limites e o alcance da audição humana. Nesse momento, o apito era composto por um pequeno tubo de metal e uma palheta.

Movido por sua curiosidade natural, Galton decidiu testar a audição de outras espécies utilizando sua invenção. E foi assim que ele percebeu que os cães, especialmente os de raças menores, respondiam de maneira rápida e eficaz à frequência emitida pelo apito.

Treinar seu cão com a técnica do apito

Benefícios do apito ultrassônico para treinar seu cão

Muitos donos se perguntam sobre as vantagens de usar o apito na educação de seus cães. Claramente, um dos benefícios mais evidentes é a possibilidade de chamar a atenção do animal, mesmo a longas distâncias e sem contar com o contato visual.

Antes de iniciar as sessões de adestramento, é indispensável ensinar seu cão a atender ao seu chamado e conseguir que ele se concentre nessa atividade. Para isso, o primeiro passo é fazer que ele venha até você e preste atenção às suas instruções.

Além disso, durante os passeios, eventualmente seu cão pode se distanciar mais do que o desejado, desse modo, o apito te ajudará a encontrá-lo com mais facilidade. Ou melhor, o apito fará que seu animal de estimação te encontre mais facilmente ao perceber as vibrações que você emite com o apito.

Outra vantagem importante do apito para cães é que é uma ferramenta muito simples de usar, leve e fácil de transportar, o que o torna muito prático para sessões de treinamento ao ar livre. É necessário esclarecer que o apito não causa dor para o cão, uma vez que simplesmente emite uma frequência que é percebida pelos ouvidos deles.

Escolhendo o apito mais apropriado para treinar seu cão

Assim como acontece com os seres humanos, nem todos os cães têm as mesmas características e os mesmos alcances auditivos. Algumas raças são mais sensíveis, como o border collie ou o pastor alemão, por isso tendem a responder quase imediatamente ao apito.

Treinar seu cão com a técnica do apito

Dessa forma, é essencial escolher o apito mais adequado às necessidades próprias do seu melhor amigo. Podemos destacar as seguintes características fundamentais de um bom apito:

  • Materiais resistentes: o aparelho deve ter um corpo rígido, fabricado com materiais resistentes, de boa qualidade e laváveis.
  • Emissão de som consistente: o apito deve emitir sons nítidos, que não variem radicalmente quando o usuário soprar de maneiras diferentes.
  • Vibrações claras: as frequências emitidas devem se expandir por uma distância mínima de cerca de 200 metros em ambientes externos.

Familiarizar o cão ao novo apito

O primeiro passo para educar seu cão com um apito será familiarizá-lo aos sons emitidos, de forma semelhante a quando você começa a usar o clicker. Esse processo deve ser realizado em um local tranquilo e seguro, para que o cão possa se concentrar com mais facilidade.

Em seguida, devemos soprar o apito e oferecer um prêmio ao nosso cão (um petisco, por exemplo): essa etapa deve ser repetida por cerca de 10 minutos. O objetivo é que o cão assimile que responder ao apito é algo positivo, que gera uma recompensa.

Além disso, para descobrir as frequências às quais seu cão não é sensível, basta tocar o apito muito suavemente enquanto o animal está dormindo. As frequências que não produzem nenhuma reação não servem para treinar seu cão, pois passam despercebidas pela audição dele.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.