Quais são os cães mais atléticos?

julho 20, 2019
Você gostaria de passar um tempo na natureza praticando um esporte com o seu cachorro? Então você precisa saber quais raças são as mais atléticas que existem.

Para os amantes dos esportes e das atividades ao ar livre, compartilhar o treino com um melhor amigo canino pode ser muito gratificante. Essas pessoas vão adorar ter a companhia de um cão ativo, enérgico e corajoso que está sempre pronto para correr, brincar e aprender. Você sabe quais são os cães mais atléticos?

A importância da atividade física na rotina dos cães

Primeiro, devemos lembrar que todos os cães devem praticar exercícios como parte de uma rotina saudável. A atividade física é essencial não apenas para controlar seu peso, mas também para liberar a tensão e manter um comportamento equilibrado.

Todos os cães podem e devem fazer exercícios físicos diariamente para preservar sua boa saúde. Com a ajuda do reforço positivo, qualquer cão pode aprender a realizar atividades caninas ou esportes, mas sempre respeitando seu estado de saúde e os limites impostos pela idade e pela constituição física.

No entanto, alguns cães são naturalmente mais enérgicos e predispostos à atividade física. Portanto, eles costumam ser excelentes companheiros para pessoas ativas que gostam de esportes e da vida ao ar livre. Abaixo, listaremos os sete cães mais atléticos.

As 7 raças de cães mais atléticos

1. Border collie

Border Collie no campo

Além de ser considerado o cão mais inteligente, o border collie também tem uma energia incrível. Seu corpo atlético, a facilidade de aprender e a grande predisposição para o trabalho dão a esses peludos uma versatilidade única.

Por todas essas características, o border collie é um dos melhores companheiros para a prática de esportes, jogos, tarefas e serviços com o ser humano.

2. American pit bull terrier

O american pit bull terrier (APBT) é um cão forte e musculoso, destacando-se por ter um temperamento ativo, brincalhão e corajoso. Estes animais têm muita energia e adoram se exercitar e brincar com sua família.

Além disso, a atividade física e o treinamento precoce são essenciais para criar um pit bull equilibrado e obediente. Infelizmente, o APBT é considerado um cão potencialmente perigoso.

Lembre-se sempre de que o perigo real é educar de maneira inadequada, ignorar ou maltratar um animal. O comportamento de cada pit bull será um reflexo da educação e do ambiente fornecidos pelo seu dono.

3. Husky siberiano

Desde o seu nascimento, os huskies siberianos foram treinados para puxar trenós na neve e proteger as famílias que os acompanhavam. Isso explica a grande energia, a notável resistência física e a devoção desses animais peludos por suas famílias.

Assim como os malamutes-do-alasca, os cães da raça husky siberiano são ideais para a prática do mushing, embora eles também possam se adaptar a outros esportes, como o Canicross.

Na prática, o husky é otimamente adaptado ao frio e pode ter alguma dificuldade para se exercitar em climas mais quentes.

4. Jack russel terrier

Quem disse que você precisa de um tamanho impressionante para estar entre os cães mais atléticos? O Jack russel terrier é um companheiro pequeno e adorável para quem gosta de correr, praticar esportes e contemplar a natureza.

Como qualquer bom cão terrier, o jack russel tem muita energia e uma coragem incrível. Apesar de seu pequeno tamanho, eles são capazes de correr e pular longas distâncias e dificilmente serão intimidados por uma nova experiência.

5. Labrador retriever

Labradores brincando no campo

O labrador é um dos melhores cães para crianças devido à sua personalidade confiável, enérgica e extremamente brincalhona. Mas eles também tendem a ser excelentes companheiros para pessoas ativas, principalmente para aqueles que praticam esportes aquáticos.

6. Dálmata

Apesar da sua personalidade tímida, os dálmatas são excelentes cães de guarda e possuem uma grande predisposição para o esporte.

Seu alto nível de energia e seu corpo atlético lhes permitem se adaptar facilmente ao canicross e às caminhadas. Você também pode iniciá-los na prática de agility e dog frisbee com muito sucesso.

Lembre-se de que o dálmata precisa ser educado e socializado para aprender a se relacionar positivamente com outras pessoas e animais.

7. Pointer inglês

O pointer inglês é um cão atlético, vivaz e inteligente, com sentidos extraordinários e uma versatilidade notável. Por esta razão, foi historicamente treinado como um cão de companhia, acompanhando seus donos em caçadas em áreas montanhosas.

Atualmente, o pointer inglês se destaca como um dos cães mais atléticos, felizes e leais que podemos adotar. Um companheiro incansável para quem gosta de estar ao ar livre e em contato com a natureza.