Como atrair borboletas para o jardim?

janeiro 5, 2019

O sol, o calor, cores quentes, bem como as flores e poças, são elementos que vão atrair borboletas para o jardim da sua casa. Quer saber mais? Venha conosco!

Embora sejam mais ativas na primavera e no verão, podemos atrair borboletas para o nosso jardim durante todo o ano, se lhes oferecermos o que mais gostam. Isto é, flores!

No artigo a seguir, damos algumas dicas para receber visitas desses amigos coloridos em casa.

Dicas para atrair borboletas

Algumas lendas dizem que borboletas são as almas daquelas pessoas que não estão mais lá, mas que vêm cuidar de nós e nos proteger.

Esses insetos coloridos que tanto amamos podem aparecer em nosso jardim, se lhes fornecermos tudo o que precisam. Preste atenção nessas dicas para atrair borboletas:

1. Escolha plantas amarelas e laranjas

Borboletas são atraídas por essas cores (também vermelhas), por isso, recomendamos que você plante o mal-me-quer, girassóis, gerânios, margaridas e crisântemos. Essas são suas favoritas!

2. Crie um espaço ‘ensolarado’

Outra coisa de que borboletas gostam é sol e calor. Portanto, procure um lugar em seu jardim onde elas tenham muita luz do dia para interagir com as plantas e outros elementos naturais, como pedras e madeira. Elas adoram tomar banhos de sol ao meio-dia.

3. Proteja do vento

Se você quer atrair borboletas monarcas, deve ter em mente que elas não pousarão em áreas com muito vento ou com sombra.

Portanto, tente montar uma espécie de “cortina natural” com arbustos ou qualquer outro material. Dessa forma, as flores que chamam atenção estarão em ótimas condições para que esses insetos coloridos cheguem.

como atrair borboletas para o jardim

4. Plantações em escalas

Para ter borboletas durante todo o ano, ou pelo menos uma grande parte da temporada de verão, deve haver continuamente plantas com flores em seu jardim.

Você pode conseguir isso escalonando a plantação. O que significa isso? Que você não deve plantar todas as sementes, bulbos ou mudas ao mesmo tempo.

A ideia é que o primeiro florescimento ocorra enquanto o segundo ainda não tiver ocorrido. Isto irá garantir não só a cores lindas diariamente, mas também dezenas de borboletas por meses!

5. Construa uma pista de pouso e decolagem

Embora seja verdade que as borboletas usem flores e plantas para descansar, elas também gostam de outras superfícies para isso.

Por exemplo, você pode colocar troncos de árvores na área ensolarada, protegidos do vento ou de predadores, como gatos.

6. Sem fertilizantes químicos

Para atrair borboletas, um dos principais “requisitos” é não usar nenhum tipo de fertilizante ou pesticida químico. Esses insetos, como pássaros e abelhas, são muito sensíveis a certos produtos.

Por essa razão, se elas notarem que você regou o jardim com algum líquido tóxico, não vão querer se aproximar por nada no mundo.

Você pode lutar contra as pragas de pulgões com produtos caseiros. Eles oferecem menos risco e não agridem o meio ambiente.

atrair borboletas para seu jardim

7. Permita as ‘poças’

Tomando especial cuidado para que a água não fique estagnada, pois isso pode causar o aparecimento de mosquitos propagadores de doenças, você deve oferecer certas áreas mais úmidas. Para quê? Para que as borboletas possam beber água sem problemas.

Eles amam poças, lama e areia molhada, pois permitem que bebam sem o perigo de se afogar ou cair a uma certa profundidade, de onde é difícil escaparem.

8. Cultivar áreas de flores

Além de escolher as flores com tons de laranja, para atrair borboletas, você pode formar diferentes jardins ou áreas que vão chamar a atenção delas.

Recomendamos que você escolha plantas nativas, pois elas vão reconhecê-las e poderão se alimentar ou depositar seus ovos lá.

Um bom jardim de borboletas não deve ter espécies das quais elas não gostam, como a aristoloquia, o botão prateado, a malva real, o maracujá, o cosmos e a verbena.

Além disso, há algumas árvores de que gostam muito, como salgueiro, álamo, fresno e bétula.