Como construir uma gaiola?

As gaiolas podem ser feitas de metais como o aço ou o ferro, mas esses materiais costumam ser mais complicados de manusear. Construir uma instalação para uma ave é uma tarefa complexa.
Como construir uma gaiola?

Última atualização: 17 dezembro, 2021

Os pássaros são um dos animais mais carismáticos e bonitos, pois possuem cores vivas que são complementadas por cantos relaxantes. Por isso, costumam ser uma excelente companhia quando se trata de mantê-los em casa como animais de estimação. Porém, uma boa gaiola é necessária para que esses organismos tenham uma ótima qualidade de vida.

Embora existam muitas opções que você pode comprar no mercado, alguns tutores decidem que é melhor construir sua própria gaiola. Dessa forma, a instalação pode ser adaptada às necessidades e ao espaço da casa sem prejudicar a saúde do animal. Leia e aprenda como construir uma gaiola.

O que deve ter uma boa gaiola para aves?

As gaiolas devem atender a certos requisitos para atender às necessidades dos animais de estimação. Caso contrário, o estresse causado por um espaço inadequado pode prejudicar sua saúde. Por esse motivo, tenha em mente os seguintes pontos ao construir uma boa gaiola para aves:

  • A instalação deve ser espaçosa e fácil de limpar: o tamanho dependerá do número e do tipo de aves que você deseja manter. Lembre-se de que um espaço grande é mais fácil de higienizar a longo prazo.
  • A malha deve ter pequenos espaços: o forro das gaiolas não só evita que a ave escape, mas também deve evitar mordidas. Se isso não for feito, os animais de estimação podem ingerir fragmentos da malha, causando problemas gastrointestinais.
  • Os recipientes de comida e água devem ser colocados no alto: isso reduz a contaminação por dejetos das aves.
  • Pontos de empoleiramento bem localizados: esses animais precisam de lugares para parar e descansar. No entanto, esses pontos devem ser distribuídos para permitir uma área de voo livre de obstáculos. Além disso, não podem ser colocados uns sobre os outros, pois isso dificulta a limpeza e a higiene das aves.
Meu pássaro escapou: o que eu faço?

Design da gaiola

As gaiolas mais recomendadas são quadradas ou retangulares, pois qualquer outra forma pode dificultar o voo das aves e a percepção espacial. Além disso, geralmente é uma boa ideia priorizar a altura, pois isso também as incentiva a voar. Por outro lado, considere revisar as necessidades de seu animal de estimação para selecionar a gaiola mais adequada.

Assim que tiver decidido o design da instalação, você deve começar a planejar as medidas. Para fazer isso, leve em consideração o número e o tipo de aves que você deseja manter. Em seguida, use as seguintes medidas de referência para calcular o tamanho:

  • Aves de pequeno porte (tamanhos: 10-30 centímetros): a base da gaiola deve ser maior que 0,5 metros quadrados e altura mínima deve ser de 71 centímetros. Uma gaiola quadrada padrão deve ter 71 centímetros de cada lado. Adicione 0,25 metros quadrados adicionais para cada ave adicional.
  • Aves médias (tamanhos: 30-40 centímetros): a base da gaiola deve ser maior que 0,8 metros quadrados com altura mínima de 90 centímetros. Uma gaiola quadrada padrão deve ter 90 centímetros de cada lado. Adicione mais 0,4 metros quadrados para cada ave adicional.
  • Aves de grande porte (tamanhos: 50-90 centímetros): a base da gaiola deve ser maior que 1,2 metros quadrados com altura mínima de 110 centímetros. Uma gaiola quadrada padrão deve ter 110 centímetros de cada lado. Adicione um adicional de 0,6 metro quadrado para cada ave adicional.

Lembre-se de que esses tamanhos são apenas de referência. Sinta-se à vontade para projetar uma gaiola maior se achar adequado, mas evite reduzir as medidas propostas. O tamanho de qualquer instalação deve tentar simular a liberdade que as aves têm em seu ambiente, por isso é melhor optar por designs maiores.

Quais materiais são necessários?

Uma vez planejado o projeto, é necessário preparar todos os materiais necessários para a construção da gaiola. Para fazer isso, os elementos essenciais que você deve considerar para evitar contratempos são listados:

  • Madeira (molduras): utilize madeira não tratada com pesticidas, fungicidas ou contaminada com herbicidas, pois poderia envenenar as aves. A largura de cada peça deve ser de no mínimo 5 centímetros.
  • Malha de aço inoxidável (revestimento): a tela deve ser de aço inoxidável para evitar o envenenamento dos animais de estimação. Também é possível utilizar tela galvanizada pela sua resistência ao desgaste, porém deve-se ter cuidado para que as aves não a mordam. O espaçamento entre a malha não deve ter mais de 2 centímetros ou menos de meia polegada de espessura.
  • Pregos, arame e grampos de construção: serão usados para unir os pedaços de madeira e a malha.
  • Ferramentas: isso inclui serra, pistola de grampo, martelo, luvas e pinças.

Passos para construir a gaiola

A primeira coisa que é necessária é criar as estruturas que irão segurar a gaiola. Para isso, 4 peças de madeira do mesmo tamanho devem ser cortadas e unidas em uma moldura quadrada por meio de pregos. Esse processo deve ser repetido quantas vezes forem necessárias para construir um total de 6 molduras. No caso de um desenho retangular, você precisará de 4 molduras retangulares e 2 molduras quadradas para poder montá-las.

A próxima etapa é anexar a malha a todas as molduras. Esse processo geralmente é mais fácil, pois você só precisa colocar os grampos a cada 2 centímetros para que a tela fique bem presa. No entanto, você deve certificar-se de apertar bem para que não haja problemas. Por segurança, evite que pregos e grampos fiquem para fora da madeira, pois você ou as aves podem se machucar.

Em seguida, selecione uma das molduras e comece a cortar um quadrado de pelo menos 10 polegadas na malha. Depois, use um pedaço de malha para fazer outro quadrado, mas agora de 30 centímetros. Este último deve ser amarrado na área onde ficou o vão de 25 centímetros: use o arame e amarre-o por cima.

No final, você irá obter uma janela que se abre para cima e que pode ser fechada com um cadeado normal. Isso servirá como uma entrada simples para sua gaiola. Se suas aves forem maiores, você pode modificar o tamanho da abertura de acordo com suas necessidades.

Detalhes e armação da gaiola

Por fim, una as molduras como um cubo usando pregos de madeira. Lembre-se de que ao pregar você deve centralizar cada peça para melhorar a firmeza e estabilidade da gaiola. Nesse ponto, você pode tentar ser criativo e adicionar os elementos necessários para suas aves. Não se esqueça de adicionar galhos em áreas diferentes para que possam pousar.

Antes de apresentar as aves ao novo lar, algumas pessoas usam sacos plásticos para forrar a parte inferior colocando por cima aparas de madeira, fibra de coco ou papel. Isso é feito com o objetivo de criar uma cama acolchoada que pode ser usada para fazer um ninho próprio.

Um canário em uma gaiola ao sol.

Como você pode ver, construir uma gaiola para aves não é tão complicado quanto parece. É um processo que exige paciência, mas vale a pena quando se faz no próprio ritmo e do seu jeito. Lembre-se de que isso não traz apenas benefícios para você, pois seus animais de estimação também obtêm o que precisam para uma boa qualidade de vida com instalações adequadas.

Pode interessar a você...
O periquito calopsita: um animal de estimação extraordinário
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O periquito calopsita: um animal de estimação extraordinário

O periquito calopsita é um pássaro bonito e um animal de estimação comum que veio do continente australiano. Conheça mais.



  • Piñeiro, C. S., & Bert, E. (2011). El ave mascota: desde el criadero a la pet-shop-de la pet-shop a la casa. REDVET. Revista Electrónica de Veterinaria, 12(2), 1-20.
  • Sakas, P. S. (2002). Basic pet bird care. Essentials of Avian Medicine: A Guide for Practitioners, Second Edition. American Animal Hospital Association Press Publ. Niles, IL.
  • Mallinson, E. T. Cage Bird Regulations. AFA Watchbird, 5(2), 10-12.
  • Samanta, I., & Bandyopadhyay, S. (2017). Pet bird diseases and care (Vol. 6, pp. 253-262). Singapore: Springer.
  • Blackaby, S. (2006). A Bird for You: Caring for Your Bird. Capstone.