Como cuidar de um filhote de rottweiler

O filhote de rottweiler precisará de cuidados muito específicos para crescer com boa saúde e mostrar um comportamento adequado. Só assim você poderá desfrutar de uma raça tão amorosa e leal como essa.
Como cuidar de um filhote de rottweiler

Última atualização: 31 agosto, 2021

As características robustas do rottweiler já são percebidas desde filhote. São cães muito famosos e bonitos, mas deve-se ressaltar que ter um animal desses exige responsabilidade e dedicação especiais. Por isso, é importante saber em detalhes como cuidar de um filhote de rottweiler para poder oferecer esses cuidados desde o momento em que ele chegar em casa.

Entre os cuidados exigidos por esse cão estarão aqueles relacionados à sua dieta, para que ele cresça saudável; seu treinamento, essencial para que não apresentem problemas de comportamento; e a sua higiene, relevante para o seu conforto e saúde. Venha descobrir junto com a gente quais são esses cuidados nas linhas a seguir.

Características de um filhote de rottweiler

O cão da raça rottweiler é considerado um cão de médio a grande porte. Isso, aliado à robustez do seu corpo, lhe confere uma aparência imponente, que desde filhote começa a ser intuída por sua estrutura corporal bem proporcionada.

Desde pequenos, os cães rottweiler já mostram sua inteligência e energia, mas ambas estão reunidas em um pequeno corpo que se tornará muito poderoso e ágil. Por isso (e por sua força), se não forem educados com determinação, podem acabar desenvolvendo problemas de comportamento gravíssimos.

Por outro lado, com um bom treinamento, todo filhote de rottweiler se tornará, como dizem os especialistas, uma companhia fiel e protetora. Além disso, pode se tornar um ótimo cão de serviço e resgate.

 

Um filhote de rottweiler com seu brinquedo.

Vacinações dos filhotes

Um dos cuidados mais importantes com um filhote de rottweiler é cumprir o esquema de vacinação, que geralmente começa às 8 semanas de vida do cão com vacinas como as que protegem contra cinomose, hepatite infecciosa ou parvovírus.

Mais tarde, em aproximadamente 12 semanas, o canídeo pode receber a primeira vacina contra a raiva. É preciso estar muito atento às datas marcadas pelo veterinário, pois todas as vacinas precisarão de reforços posteriores.

Alimentação do filhote de rottweiler

A primeira fase de alimentação do filhote de rottweiler começa com a amamentação. Isso é tudo de que ele precisa para sobreviver nas primeiras semanas de vida. Uma vez realizado o desmame, já pode ser oferecida uma ração de qualidade adequada para a sua pouca idade, mas sempre tendo em conta que se trata de uma raça de grande porte.

Esse tipo de alimentação inicial terá todos os nutrientes necessários para que o cão se torne um adulto forte e saudável. Claro, você tem que seguir bem as indicações sobre as rações, porque o rottweiler é um animal muito guloso.

Se a dose recomendada for ultrapassada, a ansiedade do cão para comer pode fazer com que ele desenvolva torção gástrica. Por esse motivo, também é importante alimentá-lo após o exercício (nunca antes) e incentivá-lo a descansar um pouco após as refeições.

Além da torção de estômago, é claro, mais comida do que o adequado fará com que o filhote desenvolva outros problemas graves de saúde, como excesso de peso. É necessário controlar de perto as doses e calorias que um cão dessa raça ingere.

Higiene do filhote de rottweiler

Por se tratar de um cão de pelo curto, mas duro, duas escovações semanais serão suficientes para retirar os pelos mortos e a sujeira superficial. Para fazer isso, você pode usar uma pequena escova de cerdas macias, como as de borracha disponíveis em pet shops.

Quanto aos banhos, é importante lembrar que não são indicados para cães com muita frequência, pois elimina-se a camada protetora natural que sua pele gera.

No caso dos filhotes, o primeiro banho não pode ser dado antes que recebam as primeiras vacinas. Isso ocorre porque o banho pode estressar o animal, o que pode levar a uma resposta imunológica negativa às vacinas.

Também é importante lembrar a importância de cortar as unhas do cão quando estão muito compridas e não foram naturalmente desgastadas, bem como de limpar suas orelhas para evitar infecções e de escovar os dentes. Todos esses cuidados devem ser realizados com certa assiduidade.

Exercício para o filhote de rottweiler

Assim como para dar banho é preciso esperar as primeiras vacinas, também é necessário ter cuidado ao levar o filhote para a rua. Após o processo de imunização, suas caminhadas devem ocorrer várias vezes ao dia por pelo menos 30 minutos. Dessa forma, o filhote se acostumará com esse novo ambiente e fará as suas necessidades fora de casa.

Além disso, outro cuidado do filhote de rottweiler relacionado ao exercício físico é que ele também precisa correr um pouco. Porém, quando se trata de cães em fase de crescimento, o exercício não deve ser muito intenso, pois pode causar problemas no correto desenvolvimento das articulações em longo prazo.

Sair duas vezes ao dia durante os primeiros meses e permitir que o cão corra um pouco enquanto brinca com outras pessoas em uma área restrita será suficiente até completar um ano de idade. É importante adaptar os cuidados de um cachorro rottweiler à sua idade.

Como treinar um filhote de rottweiler?

Uma vez vacinado, o filhote de rottweiler será capaz de sair e socializar adequadamente. Se o cão for isolado desde muito jovem, quando adulto será um animal medroso que pode apresentar comportamentos negativos em relação a outros seres e situações.

Por outro lado, essa raça é muito inteligente, por isso esses cães podem aprender regras básicas de obediência desde filhotes. No entanto, é exatamente essa inteligência que os faz precisar de estímulos para manter suas mentes continuamente ativas. Nesse sentido, os jogos de inteligência para cães (brinquedos interativos, recarregáveis, etc.) os ajudarão a se exercitar além dos músculos.

Além disso, ao adestrar um filhote de rottweiler, você deve manter o treinamento firme, pois o fato de aprender rápido não o exige de ser um pouco teimoso. Claro, sua educação deve ser baseada em reforço positivo e a violência nunca deve ser usada contra o animal.

Métodos negativos de ensino (gritar, bater e trancar) só causam traumas nos cães e podem acabar transformando-os em cães agressivos. Portanto, é muito necessário educar a partir do respeito e contar com a ajuda de um adestrador profissional em caso de necessidade.

Finalmente, em casa todos os membros da família devem dar o mesmo tipo de comando (mesma palavra e mesmo gesto) ao cão para a ação específica que se espera que o rottweiler execute. Dessa forma, você evitará confundir o animal em um processo tão importante.

Cão PPP

Esse canídeo é considerado em muitos lugares como um Cão Potencialmente Perigoso (PPP), então se você optar por ter um deles como animal de estimação, a primeira coisa a fazer é se informar sobre os aspectos legais e as regras a serem seguidas.

Pelas suas características, é considerado um cão que pode ser perigoso, mas na verdade não é um animal agressivo por natureza. É um cão com um caráter geralmente bastante calmo. Você apenas tem que dedicar o tempo necessário à sua educação.

Outras dicas e cuidados com um filhote de rottweiler

Além do que foi discutido, aqui estão outras considerações e cuidados a serem levados em consideração no caso de filhotes de rottweiler:

  • Antes de adotar um desses cães, o responsável deve se certificar de que essa raça é a melhor opção. Como mencionado, é um cão grande e forte que precisa de um bom adestramento.
  • Por mais educado que seja, ainda é considerado perigoso, então esse cão deve usar focinheira em locais públicos. Por isso, habituá-lo a isso desde o filhote também é muito importante.
  • Durante as primeiras consultas no veterinário, você pode se informar sobre quando é a melhor hora para esterilizar ou castrar o animal. É uma prática que trará muitos benefícios para a saúde e melhorará o comportamento do cão.
  • Você deve aproveitar o momento de cortar as unhas para verificar se suas almofadas estão saudáveis, sem ferimentos ou queimaduras.
  • Por necessitar de muita atenção, é importante criar para o filhote uma rotina diária que deve ser rigorosamente seguida: horários das refeições, passeios, brincadeiras, etc.

 

Um filhote de rottweiler na grama.

Seguir os cuidados de um filhote de rottweiler não é uma tarefa complexa, desde que você mantenha certas diretrizes básicas em mente. No que diz respeito às outras raças, requer atenção especial na alimentação e no exercício, mas por outro lado é um cão resistente e muito agradecido.

Pode interessar a você...
O rottweiler se comporta bem com as crianças?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O rottweiler se comporta bem com as crianças?

No caso de adquirir um rottweiler, como acontece com qualquer animal de estimação poderoso, é importante fazer a lição de casa.