Como cuidar de um cachorro cego

Como cuidar de um cachorro cego

Última atualização: 08 novembro, 2017

Quando chegam a uma certa idade, os animais de estimação começam a perder a visão. Mesmo com os outros sentidos muito bem desenvolvidos, como o olfato e a audição, eles podem precisar de ajuda nos primeiros meses após a perda. Neste texto, vamos lhe contar como cuidar de um cachorro cego para que ele mantenha seu estilo de vida nos últimos anos.

Conselhos para cuidar de um cachorro cego

Como primeira medida, você precisa saber que o fato de seu cão ter perdido a visão não quer dizer que ele não pode se cuidar sozinho. Isso significa que não é preciso superprotegê-lo, nem achar que, sem sua ajuda, ele não pode fazer nada. Se você transmitir seus medos e inseguranças ao animal, ele pode se tornar muito dependente.

Cachorro marrom e preto com a língua de fora

Fonte: Redfishingboat (Mick O)

Lembre-se de que o cachorro se adaptará a sua nova condição e, mesmo que leve algum tempo, ele vai se acostumar a não enxergar. Poderá aguçar outros sentidos que serão ainda mais desenvolvidos. Preste atenção a essas recomendações para cuidar de um cachorro cego:

1. Não faça mudanças importantes no lugar

A reestruturação de objetos ou móveis deve ser estratégica. Isso quer dizer que não é preciso tirar a metade dos móveis para deixar o cachorro caminhar livremente sem esbarrar em nada, mas sim apenas mover algumas coisas que podem ser perigosas para ele, ou que podem quebrar se caírem no chão.

Lembre-se que o animal se guiará pelo olfato e que, além disso, ele tem na memória a localização dos objetos da casa. Os objetos pessoais dele também têm cheiros particulares que podem ser detectados a distância pelo animal. Não mude as coisas dele de lugar, porque isso pode lhe desorientar.

2. Dê alguma liberdade a ele

No começo, é normal que um cachorro cego esbarre em algumas coisas, porque, até aquele momento, estava acostumado a vê-las. Não se assuste nem fique atrás dele a todo momento. O que você pode fazer é manter a ordem no lugar, para que não haja objetos que possam machucar, como por exemplo portas de móveis abertos ou brinquedos das crianças no chão.

3. Proteja as escadas

Se em sua casa há escadas, você deverá colocar uma cerca ou proteção especial, para evitar que o cão suba, ou para evitar que ele caia se você levá-lo ao andar de cima. Não se preocupe, com o tempo, ele vai aprender a subir degrau por degrau. Talvez tenha medo no começo, mas você pode ajudá-lo a superar essa fase.

4. Leve-o aonde estão suas coisas

Ao cuidar de um cachorro cego, não devemos nos preocupar com ele poder encontrar sua comida ou água. No entanto, é sempre bom ajudá-lo nos primeiros meses. O ponto de referência para o animal sempre será seu pote de comida ou sua cama. Dali, ele poderá se orientar até diferentes lugares da casa.

5. Compre brinquedos com som

As horas de brincar não devem ser reduzidas nem eliminadas porque seu animal tem problemas de visão. Mas você pode modificar os elementos utilizados. Já que agora ele não verá a bola para poder buscá-la no parque, você pode comprar para ele um brinquedo com som para que o encontre facilmente.

Recomendamos que você não deixe de brincar com o animal, para evitar que ele se sinta triste ou deprimido. Faça com que ele saiba que continua sendo muito importante para você! Você pode, por exemplo, ensiná-lo a lhe seguir, fazendo barulhos ou gritando seu nome. Isso pode ajudá-lo caso ele se perca ou se desoriente em um parque ou outro lugar movimentado.

Cãozinho branco brincando com a bola no parque

6. Passeie com coleira

O exercício é outra atividade que não pode ser deixada de lado ao cuidar de um cachorro cego. Já que ele pode se desorientar ou se assustar com alguns barulhos, aconselhamos você a sempre levá-lo na coleira. Assim, ele estará a seu lado a todo momento. Tenha em conta que, durante o passeio, é provável que ele pare mais vezes para cheirar as coisas. Não o apresse para continuar caminhando. Com os cheiros, o cão poderá se orientar se for necessário encontrar o caminho de volta para casa.

Fonte da imagem principal: alexplayground


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kilde til hovedbilde: alexplayground


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.