As raças de cachorro mais inteligentes do mundo

Todos os cachorros são capazes de conquistar recorrendo apenas à ternura no olhar. No entanto, as raças de cachorro mais inteligentes vão muito além de agarrar a bolinha ou trazer o sapato de volta para o dono.

Na verdade, muitos cães até exercem uma profissão. Eles são policiais, atores, artistas circenses, guias, terapeutas, etc. não é por acaso que uma raça de cachorro é escolhida ou preferida para exercer determinada função. Isso é explicado pela sua capacidade de aprender e responder a cada comando.

Por isso, vamos conhecer este ranking das raças de cachorro mais inteligentes do mundo

Como se mede a inteligência dos cachorros?

Sempre que se pretende medir algo é necessário estabelecer parâmetros. Só assim é possível comparar os resultados obtidos na medição.

Os principais rankings de inteligência nos cães se baseiam no trabalho de Stanley Coren. Coren elaborou um questionário para avaliar a capacidade de obediência e trabalho de mais de 130 raças de cachorro.

border collie olhando para frente: uma das raças mais inteligentes

Com a ajuda de cerca de 230 especialistas em testes de obediência dos Estados Unidos, Coren sintetizou os resultados do questionário na forma de um quadro. Dessa maneira, identificou e caracterizou as raças de cachorro mais inteligentes.

Seu livro mais famoso, “A Inteligência dos Cães”, apresenta tais estudos. Coren organizou as 80 raças de cachorros que tiveram melhor classificação em 6 grupos. O critério foi o seguinte: “quantas vezes é preciso dar-lhes um comando até que sejam capazes de cumprir a ordem automaticamente”.

Quais as raças de cachorro mais inteligentes?

É importante esclarecer que o ranking levou em consideração somente o critério “obediência e trabalho”.

Border collie

Como se já não bastasse exibir sua beleza alvinegra, o border collie também é o número um no quesito inteligência.

É um trabalhador incansável. Sua capacidade de aprender e de trabalhar juntamente com sua coragem tornaram o border collie um perfeito pastor de ovelhas. Ele pode ser um excelente cachorro de companhia que se adapta às crianças. Não é aconselhável adquirir um border collie para viver em ambientes muito pequenos.

Caniche ou poodle

Os poodles são cachorros fáceis de serem adestrados, além de serem muito obedientes. A facilidade que têm para aprender truques fez com que se tornassem muito populares, no papel de cães de circo.

Eles adoram carinho e têm energia de sobra para brincar. Outra vantagem do poodle é o seu porte e adaptação social, sendo um excelente cão para as grandes cidades.

Pastor alemão (ou cão-lobo-da-Alsácia)

Internacionalmente conhecido como “cão-policial”, o pastor alemão é uma das raças mais afetuosas e inteligentes do mundo. Sua resistência física, porte imponente e lealdade fizeram com que essa raça fosse escolhida para trabalhar em conjunto com as forças armadas.

Golden retriever

Dono de uma pelagem robusta e brilhante, o golden retriever é o clássico bonachão. Belo, simpático, brincalhão e paciente, ele é o cão perfeito para adultos e crianças.

Sua enorme capacidade de aprendizagem transformou essa raça em um trabalhador multifuncional. Os cães da raça golden retriever são utilizados no trabalho de inserção social das crianças autistas, na detecção de carregamentos de drogas, resgates de risco e em muitas outras atividades.

Doberman

Essa raça se destaca pela rapidez com que memoriza e repete os comandos. Os doberman, assim como os pitbulls americanos, são vítimas de uma terrível publicidade feita sobre sua personalidade.

Na verdade, são cachorros inteligentes, com energia, além de serem afetuosos. A má fama como cães violentos vem, simplesmente, do seu uso como cão de guarda de grandes propriedades rurais, sítios e animais do campo.

Pastor-de-Schetland

Essa raça é originária da Escócia, nunca foi um cachorro popular no mundo. Na verdade, pouca gente reconhece seu nome. No entanto, ele conquista pontuação muito alta quando nos referimos à inteligência.

O temperamento do Pastor-de-Schetland faz com que ele também seja uma excelente opção como cão de guarda ou de companhia.

Labrador retriever

O labrador é uma das raças mais populares do mundo, e, também, uma das mais obedientes. O labrador é um eterno filhote. Dono do um olhar mais meigo do mundo animal, ele é um cachorro de família por excelência.

labrador com a língua para fora

Historicamente foi utilizado para a caça de aves aquáticas. Por isso, é um excelente nadador. Sua capacidade intelectual e sua lealdade extrema fizeram com que a raça fosse empregada em atividades mais complexas, como a detecção de bombas e drogas.

A inteligência do cachorro depende, principalmente, de um bom adestramento, que estimula essa qualidade. É importante saber que o reforço positivo é sempre a melhor maneira de ensinar. A regra também vale para os seres humanos. A violência inibe a capacidade de aprender.

Recomendados para você