Como domesticar um porquinho da índia?

junho 29, 2019
Estas pequenas criaturas peludas são, sem dúvida alguma, cheias de personalidade, mas podem ficar um pouco nervosas com as pessoas se não estiverem acostumadas.

A melhor forma de domesticar um porquinho da índia vai depender muito da sua personalidade individual. Estes animais são naturalmente nervosos em situações estranhas. Como consequência, às vezes têm um instinto muito forte quando se sentem ameaçados.

Este é o caso dos porquinhos da índia que não foram socializados desde o nascimento. Por este motivo, uma espécie comprada de um criador “de casa” tende a ser mais amigável e menos ansiosa do que os adquiridos em lojas de animais de estimação.

Alguns podem ser nervosos e assustados ao redor de pessoas, e para a felicidade dele e a sua, é importante dedicar muito tempo para domesticar o seu animal de estimação.

Conselhos para domesticar um porquinho da índia

Antes de começar o processo de adestramento do seu porquinho da índia, você deverá criar uma associação entre os petiscos favoritos do seu animal e você. Verduras frescas e pequenos pedaços de frutas são tentações ideais às quais vai ser difícil resistir.

Ao iniciar cada sessão de adestramento, retire os brinquedos e outros obstáculos da gaiola ou do recinto para que seu animal não tenha onde se esconder. Você não vai querer que nada interfira no processo.

Isso ajuda a concentrar a atenção do porquinho em você e na saborosa recompensa que está oferecendo.

Estabeleça a familiaridade com uma recompensa

Comece chegando perto da gaiola do seu porquinho da índia várias vezes por dia. Fale em voz baixa com o seu animal enquanto chega perto da gaiola ou coloca água e comida dentro. Nesta etapa, não tente tocar ou mexer no porquinho.

Uma vez que ele estiver acostumado à sua presença ao lado e ao redor da gaiola, fale em voz baixa e ofereça um petisco. Se o animal pegar o petisco da sua mão, pode seguir avançando. Se o seu animal ficar assustado e não pegar o petisco, saia e leve o petisco junto.

Porquinho da índia de estimação

Desenvolva a confiança

Repita o processo de oferecer petiscos várias vezes ao dia, até que o seu porquinho da índia venha e pegue da sua mão. Esta etapa pode durar uma semana ou mais, e você tem que ser paciente. Em geral, os porquinhos da índia superam rapidamente seus medos e pedirão comida.

Você poderá observar que oferecer petiscos antes de colocar a comida regular na gaiola ajudará. Não deixe petiscos na gaiola para que o animal espere até que você saia.

Continue alimentando seu porquinho com a mão até que ele esteja seguro de chegar perto de você. Uma vez que o porquinho da índia fizer a associação entre seu prêmio favorito e você, virá correndo quando te ver.

Carinho

Agora que seu porquinho da Índia está feliz por comer alguns petiscos enquanto você o segura, pode começar a acariciá-lo suavemente. Para começar, use um dedo para acariciar suavemente as laterais do seu bichinho.

Não levante a mão sobre ele, já que isso poderia assustá-lo.

Uma vez que o animal estiver feliz por ser tocado, você pode levantá-lo e tirá-lo de sua gaiola. Coloque-o em seu colo e dê um petisco. Faça carinho e fale suavemente com ele enquanto ele come.

Como educar um porquinho da índia?

Esta experiência deve ser prazerosa para o seu animal. Mais uma vez, ele irá associar o tratamento com o fato de receber seu alimento favorito. Repita este processo várias vezes ao dia até que seu porquinho se sinta confortável com o tratamento. Limite as sessões a um máximo de 10 minutos.

Conselhos para lidar com um porquinho da índia

Um aspecto essencial de como domesticar um porquinho da índia é aprender a lidar com ele corretamente. Quando for mexer com o seu porquinho, é fundamental que faça corretamente para não alarmar ou ferir seu animal.

Para levantá-lo, coloque sua mão direita sobre seus ombros. Não aperte. Coloque seu polegar direito atrás das patas dianteiras do seu animal. Agora, coloque um dos seus dedos em frente a suas patas dianteiras e os outros dedos atrás delas.

Então, coloque sua mão esquerda por baixo do seu porquinho para que ele fique completamente apoiado.

Seja cuidadoso

Levante seu porquinho da índia horizontalmente, com cuidado para não deixar que suas patas traseiras fiquem penduradas. Se ele se agitar ou lutar, mantenha suas pernas traseiras paradas com os dedos da sua mão esquerda. Evite segurar seu animal verticalmente, já que isso pode machucar sua coluna.

Uma vez que você tenha tirado seu porquinho da índia do chão, acaricie-o perto do peito. Isso ajudará a fazer com que seu bichinho se sinta seguro e protegido, e será menos provável que ele entre em pânico.

Se o seu porquinho começar a ter problemas depois que você o segurar por alguns minutos, é possível que ele precise urinar. Sempre solte o seu porquinho se ele se retorcer para não estressá-lo nem fazer com que se sinta incomodado.

Os porquinhos da índia são muito sensíveis ao humor dos seus donos, e se você ficar nervoso e tentar apressar as coisas, é pouco provável que suas sessões de adestramento tenham sucesso.

  • http://guineapigcareonline.weebly.com/taming.html
  • https://guineapigsaustralia.com.au/taming%20your%20guinea%20pig.htm
  • http://www.erodent.co.uk/TamingGuineaPig.htm