Como resolver o problema de sobrepeso do seu animal de estimação

maio 7, 2019
A obesidade dos animais pode causar problemas crônicos de saúde a longo prazo, por isso você deve tomar medidas para evitá-la.

Um cachorro ou um gato obeso é mais propenso a sofrer de doenças cardíacas, digestivas ou ósseas. Por isso, é muito importante saber como resolver o problema de sobrepeso do seu animal de estimação. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas importantes.

Sobrepeso do seu animal de estimação: um problema atual

Assim como acontece com as pessoas, os animais de estimação também sofrem as consequências do estilo de vida sedentário e da ingestão exagerada de alimentos. Além disso, há outros fatores que podem causar a obesidade, tais como problemas hormonais ou até mesmo a raça do animal (por exemplo, os pugs são mais propensos a serem obesos do que os galgos).

O sobrepeso do seu animal de estimação deve ser tratado como aquilo que ele é: uma doença crônica que pode ser melhorada ou evitada com determinados hábitos. No entanto, para começar, temos que verificar se o nosso cachorro ou gato é, de fato, obeso. À primeira vista isso pode parecer algo simples, mas também há uma técnica que os veterinários usam para fornecer o diagnóstico.

Basicamente, é necessário apalpar a área das costelas e da coluna. Se você sentir os ossos facilmente, o animal está no peso certo. Se essas áreas estiverem muito ‘salientes’, isso significa que ele está desnutrido e, finalmente, se você precisar fazer um certo esforço para encontrá-las, então o animal está obeso ou com um certo grau de sobrepeso.

Sobrepeso do seu animal de estimação: um problema atual

Outra maneira de determinar a obesidade é analisar a área da ‘cintura’, isto é, a área entre o quadril e o tórax. Deve haver um tipo de depressão ou cavidade que divida as duas partes. Se esse não for o caso, então este é um sinal claro de que o seu animal de estimação está acima do peso.

Muito além de uma questão estética, o sobrepeso do seu animal de estimação é muito prejudicial para a sua saúde, já que ele estará mais propenso a doenças ou complicações cardiovasculares, hepáticas e respiratórias. Além disso, ele também poderá sofrer de diabetes e a sua expectativa de vida diminuirá drasticamente.

Dicas para reduzir o sobrepeso do seu animal de estimação

Pode-se dizer que a obesidade dos animais de estimação é responsabilidade – na maioria dos casos – do dono e, principalmente, dos seus hábitos. A exceção são aqueles animais de estimação com alguma doença ou patologia que leve ao acúmulo de gordura. Portanto, para diminuir ou evitar o problema, o melhor a fazer é seguir certos hábitos:

1. Dieta

O veterinário pode indicar que tipo de alimento é melhor para o seu cachorro ou gato. Existem muitos produtos com baixo teor de gordura que são administrados apenas em casos de obesidade ou sobrepeso. Recomendamos uma ração rica em proteínas e fibras, que aumentam a saciedade e facilitam a digestão.

Dicas para reduzir o sobrepeso do seu animal de estimação

Também é muito importante respeitar as porções e as refeições. Assim como acontece com as pessoas, se o animal comer muito à noite, todas as calorias vão se acumular, já que, após a refeição, ele vai dormir por várias horas.

Por outro lado, se ele almoçar e jantar – dividindo a ingestão diária em duas partes iguais – ele não apenas sentirá menos fome e comerá com menos ansiedade, mas também terá o armazenamento de gordura distribuído de maneira mais saudável.

2. Horários estritos

É essencial estabelecer horários específicos nos quais o animal vai se alimentar. Controle as porções e cumpra uma programação para o almoço ou jantar. Se o cachorro está acostumado a ter comida disponível o dia todo, então você terá que alimentá-lo de manhã e à noite, quando estiver em casa.

Despertador para acordar o cachorro na hora certa

3. Recompensas e ‘sobras’

As guloseimas, os petiscos e o que sobrar no nosso prato ficam proibidos. O sobrepeso do seu animal de estimação pode ter sido causado justamente por eles. ‘Beliscar’ dessa forma não é saudável e, além disso, aumenta a probabilidade de ganhar alguns quilos a mais.

Recompensas para adestrar um cão

4. Passeios e brincadeiras

Assim como as pessoas são aconselhadas a se exercitar mais, os animais de estimação também precisam fazer o mesmo caso estejam com sobrepeso. Além disso, tanto os passeios quanto as brincadeiras melhoram a sua qualidade de vida, reduzem o estresse e evitam comportamentos agressivos.

Passeios e brincadeiras

Os cachorros precisam dar algumas voltas pelo quarteirão pelo menos uma vez por dia. Se não tivermos muito tempo livre, podemos aproveitar a oportunidade para nos exercitarmos também. Então, organize a sua agenda de forma que você possa dedicar meia hora ao seu animal de estimação. Brincar com ele vai fortalecer os laços entre vocês e, além disso, também será benéfico para a saúde dos dois.

Royal Canin. (2018). El sobrepeso (obesidad), enemigo de su salud: soluciónalo | Royal Canin.