Como eliminar as traças de casa?

As traças são insetos fascinantes, mas provocam uma grande rejeição na população em geral quando invadem uma casa. Aprenda a se livrar delas sem dificuldade.
Como eliminar as traças de casa?

Última atualização: 04 Dezembro, 2021

As traças são insetos fascinantes, graciosos e bonitos para muitos. Possuem escamas prateadas e são totalmente inofensivas para os humanos, pois não recorrem à mordida a menos que seja essencial. Apesar de suas características positivas, é compreensível que muitas pessoas queiram se livrar delas quando invadem as casas.

Matar esses belos invertebrados nunca deve ser a primeira opção, pois eles apenas procuram abrigo e suprimentos de comida em sua casa, não fazem nenhum mal. Veja como se livrar deles sem recorrer à violência, a menos que seja estritamente necessário. Não deixe de ler!

O que são as traças?

Antes de enfrentar uma praga, é necessário parar de enxergar os insetos que a causam como inimigos ou ameaças potenciais. Para isso, é preciso conhecê-los um pouco em seu ambiente natural.

As traças (Lepisma saccharina) são insetos pertencentes à ordem Zygentoma, que contém cerca de 550 espécies. Todos os membros desse táxon se distinguem de outros invertebrados por apresentarem 3 filamentos caudais muito longos: os 2 laterais são chamados de cercos, enquanto o central é chamado de epiprocto.

A espécie que estamos abordando aqui é cosmopolita e pode ser encontrada em muitas áreas da África, da América, da Austrália, da Eurásia e em outras regiões do Pacífico. Em qualquer caso, as traças têm um requisito principal invariável: seu ambiente deve ter uma umidade relativa de 75 a 95%.

Esses pequenos insetos têm um formato cilíndrico que se estreita em direção à ponta, um corpo muito achatado e um conjunto de escamas reluzentes que refletem flashes metálicos. Um espécime adulto tem de 0,8 a 2 centímetros de comprimento, por isso é bastante visível a olho nu.

Um silverfish.

Como eliminar as traças?

As traças são completamente inofensivas, pois não têm veneno e grandes presas que poderiam causar ferimentos. A única razão pela qual eles moram na sua casa é a conveniência. O que os atraem são os seguintes motivos:

  • Abundância de alimentos: esses insetos têm predileção por amido e substâncias que contêm polissacarídeos abundantes. Eles consomem papel velho, açúcar, pelos, sujeira, algodão, seda, linho e até mesmo as substâncias adesivas usadas para encadernar livros.
  • Umidade: as traças frequentemente colonizam cozinhas e porões. Como já dissemos, eles requerem uma umidade mínima de 75% para viver.
  • Escuridão: esses insetos odeiam o sol.

Agora que você sabe o que são as traças e por que elas colonizam sua casa, é hora de aprender a eliminar as traças do ambiente doméstico. A seguir vamos mostrar como fazer isso.

1. Obtenha um desumidificador

Os desumidificadores são aparelhos especializados que reduzem a umidade do ambiente em espaços fechados. Seu princípio de ação é simples: aspiram o ar por um ventilador, ele passa por uma bateria e a água condensada é resfriada abaixo da temperatura do ponto de orvalho. O ar que sai é muito mais seco, pois literalmente perdeu água (que fica armazenada na máquina ou fora dela).

O desumidificador deve diminuir a temperatura da cozinha ou do porão em 40-50%. Para reduzir ainda mais esse valor, você pode deixar tudo aberto, permitindo que o sol brilhe diretamente no cômodo (se houver janelas). A traça não vai demorar muito para sair nessas condições.

2. Faça uma armadilha caseira

Esse é um dos métodos menos invasivos para se livrar das traças em casa. Basta pegar um pote de vidro cilíndrico (cerca de 15-20 centímetros), adicionar um pouco de amido (cereais ou milho) e deixar a tampa aberta. Lembre-se de colocar uma folha de prata ou tiras de algum material poroso ao redor do pote para que as traças possam escalar.

Os insetos vão escalar a superfície porosa externa atraídos pela comida e cair dentro dele, mas não conseguirão escapar (elas não conseguem subir pelo vidro, ficando presas). Quando houver espécimes suficientes no pote, soltá-los na natureza.

3. Obtenha alguns ambientadores de óleo de cedro

As traças odeiam o aroma forte exalado pelo óleo de cedro concentrado. Você pode fazer purificadores de ar com esse concentrado ou diluí-lo em água e borrifá-lo como um spray diretamente nas superfícies mais escuras e úmidas da casa. Seja constante e não perca a paciência, pois é um método um pouco lento.

Os aromas de frutas cítricas, canela e outras especiarias também são desagradáveis para esses invertebrados.

4. Aumente a iluminação

Se o cômodo onde esses insetos mais proliferam tiver janelas, deixe-as abertas nas horas mais quentes do dia. Também abra gavetas e armários e organize tudo para que as coisas não fiquem amontoadas. Não deixe que as traças encontrem um espaço escuro no cômodo.

Se você vir um espécime correndo enquanto foge da luz, pegue-o e leve-o para um ambiente escuro, longe de casa.

5. Use venenos

Usar venenos específicos para traças deve ser sempre a última opção. Com esse ato, você não apenas colocará em risco as populações naturais desses invertebrados, como poderá até envenenar outros animais de estimação ou seres vivos que não precisam ser eliminados. Nunca recomendamos esse curso de ação, a menos que seja necessário por motivos de saúde.

Em vez disso, você pode usar pilhas de sal colocadas em locais estratégicos para matar as traças sem colocar outros animais em risco. Ao ingerir o sal, os insetos desidratam e morrem rapidamente.

Traças em um livro velho.

Eliminar as traças de casa é uma tarefa simples, mas lembramos que é sempre melhor não matá-las. Esses animais desempenham um papel essencial nas cadeias alimentares dos ecossistemas naturais e, se forem usados venenos ou pesticidas, outros seres vivos podem ser afetados direta ou indiretamente. O apropriado sempre será impedi-los de chegar em casa ou pegá-los e soltá-los longe de casa.

Pode interessar a você...
Os 10 insetos mais venenosos do mundo
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os 10 insetos mais venenosos do mundo

Embora muitos insetos venenosos geralmente não sejam fatais, alguns causam complicações fatais. Conheça os 10 mais perigosos aqui.