Teor de umidade em alimentos para cães: o que isso significa?

janeiro 5, 2020
O teor de umidade é um dos dados mais relevantes nos rótulos dos alimentos para cães. Você sabe interpretar esta informação?

Nem sempre é fácil entender as informações fornecidas pelos rótulos dos alimentos, e é preciso ter algum conhecimento básico para saber como interpretá-las. No caso dos alimentos para cães, acontece exatamente o mesmo, e uma das perguntas dos consumidores é a respeito do teor de umidade.

Embora não existam leis que as obriguem a fazer isso, algumas marcas optam por incluir informações sobre a porcentagem de umidade dos alimentos no rótulo. Portanto, é importante saber o seu significado para dar ao nosso animal de estimação a ração que ele merece.

O que exatamente significa o teor de umidade nos alimentos para cães?

A porcentagem de umidade de um alimento fará uma grande diferença para o nosso animal de estimação, mas o fato de um alimento ter mais ou menos umidade não significa que seja melhor ou pior, e sim que fornecerá uma série de benefícios diferentes que podem se encaixar melhor com o estado de saúde, idade ou necessidade calórica de cada cachorro.

A classificação geral seguida em diversos países para determinar a quantidade de água presente nos alimentos é a seguinte:

  • Alimento seco: é o alimento para cães que possui menos de 14% de umidade. Esse tipo de ração tem como principal benefício ser muito fácil de armazenar e conservar, além de ser uma escova de dentes perfeita para o cão, tornando muito difícil acumular tártaro se a dieta for baseada principalmente nesse tipo de alimento.
  • Alimento semi secoé aquele que contém entre 14% e 34% de umidade. É o menos comum, mas fornece ao animal o melhor dos dois mundos, pois garante uma dieta equilibrada, não é tão propenso a desenvolver tártaro quanto o úmido e tem uma aceitação muito boa por parte dos animais de estimação.
  • Alimento úmido: contém mais de 34% de umidade em sua composição e é aquele alimento que pode ser comprado enlatado em supermercados. Uma vez aberto, deve ser consumido em cerca de três dias. A maior vantagem desse tipo de alimento é que os cães os adoram, além de serem muito fáceis de ingerir.
Cachorro comendo

Como regra geral, o alimento seco geralmente contém cerca de 10% de umidade, enquanto o alimento úmido pode exceder os 80%, mas isso pode variar de acordo com o fabricante. De qualquer forma, devemos escolher um alimento de qualidade para o animal, pois estes passam por controles muito rigorosos e trarão maiores benefícios à saúde do cão.

Os três tipos são feitos por especialistas em nutrição canina, portanto, cumprem com todo o necessário para que nossos cães tenham sempre uma dieta equilibrada e permaneçam fortes e saudáveis. No entanto, devemos tomar uma série de precauções com cada um deles; o melhor é intercalá-los.

Por exemplo, os alimentos secos hidratam menos o animal e, embora exista um tipo específico de alimento para quase todas as raças, nem sempre o mesmo será do agrado do nosso animal de estimação. Nesse caso, ele comerá apenas o suficiente para não morrer de fome.

Outro detalhe a observar são os dentes dos cães que se alimentam de comida úmida, pois eles são muito mais propensos a acumular tártaro, o que pode trazer problemas para a saúde bucal dos animais.

Ração para cães

O uso de palitos de limpeza para cães geralmente é uma boa ideia, mas ainda mais se a dieta do animal for principalmente úmida. Além disso, evita o mau hálito e serve como lanche entre as refeições.

Se você tiver dúvidas sobre o teor de umidade que a ração do seu animal deve ter, uma consulta com o veterinário será de grande ajuda para acertar na escolha, pois isso pode variar dependendo do estado de saúde de cada cão.

  • Tienda animal. Beneficios de la comida húmeda para perros. Extraído de: https://www.tiendanimal.es/articulos/beneficios-de-la-comida-humeda-para-perros/
  • Dingonatura. Las etiquetas de los alimentos. 2 de febrero de 2018. Extraído de: https://www.dingonatura.com/las-etiquetas-de-los-alimentos-n-30-es
  • Lobo azul. Cómo leer las etiquetas de los piensos para perros. Extraído de: https://piensosloboazul.com/es/etiquetas-de-los-piensos-para-perros