Como emagrecer um gato obeso

· outubro 20, 2018
Reduzir a quantidade de comida, mudar para alimentos naturais ou misturar a ração com um pouco de água são algumas das soluções para um felino perder peso.

O apetite insaciável dos gatos pode nos levar a cometer o erro de dar a eles mais comida do que realmente precisam. Isso pode, no mínimo, produzir um ganho de peso que poderá levá-los a problemas mais sérios. Se isso aconteceu com seu animal de estimação, estes passos sobre como emagrecer um gato obeso vão cair muito bem.

O que causa a obesidade felina?

Às vezes, nós tomamos como certo que nossos animais de estimação não terão certas doenças que sofremos porque são animais. 

Não se engane, apesar de sermos muito diferentes, o nosso interior é muito parecido, porque temos os mesmos órgãos, os mesmos fluidos e tudo funciona de forma muito semelhante.

Portanto, sim, embora pareça estranho, os gatos podem sofrer de obesidade.

emagrecer um gato obeso

As causas destas também não diferem muito daquelas que acontecem no nosso caso.

Estas são as mais comuns:

  • Má alimentação. Um alimento de baixa qualidade pode conter um excesso de gorduras que fará com que o animal ganhe peso gradualmente e quase sem perceber. Podemos só ficar conscientes disso quando o problema já for grande.
  • Comida em excesso. Como dissemos no início, os gatos estão sempre com fome e, talvez por pena, nós tendemos a alimentá-los mais do que deveríamos. Esta é uma falha que muitos donos de gatos cometem.
  • Alimentos processados. Alimentos processados, como conservas de atum, presunto ou salsichas, contém açúcares, gorduras, sais e outros componentes que não são benéficos para o animal e podem levar ao ganho de peso.
  • Vida passiva. Nós já sabemos que os gatos podem passar muitas horas por dia dormindo, e nós caímos no erro de, como eles não precisam sair na rua como os cães, não nos exercitamos com eles. Brincar com eles, ou levá-los a algum lugar onde possam correr, fará com que seu animal tenha boa saúde.
  • Tiroide. Sim, os gatos podem ter problemas de tireoide ou outra doença que leva à obesidade. Nestes casos, você terá que consultar com seu veterinário sobre a melhor maneira de alimentar o seu parceiro, para não prejudicá-lo mais.

Como emagrecer um gato obeso

Como dissemos no parágrafo anterior, se o seu gato não tem nenhuma doença, existem várias dicas práticas que você pode seguir para fazer a dieta de um gato obeso.

Estas são as mais simples e eficazes que conhecemos:

Reduza a quantidade

Se você acredita que ultrapassou as quantidades estabelecidas pelos fabricantes da ração com a qual você alimenta o seu gato, você tem que reduzir este valor com urgência.

Nós entendemos que você pensa que seu gato está com fome o dia todo, mas isso não é nada mais do que seu instinto intrínseco descontrolado de sempre ter uma ‘presa’ para afundar seus dentes.

dieta felina

Uma maneira prática de fazer o gato acreditar que ele come o dia todo, e de remover sua culpa por achar que não lhe dá o suficiente, é dividir a quantidade em diversas porções ao longo do dia. 

Ou seja, se o seu gato tiver que ingerir 150 gramas de alimento por dia, divida isso em três doses de 50 gramas.

O mesmo acontece se a ração for úmida e com a dieta BARF.

Motive-o a se exercitar

Brincar com seu gato, procurar um parque fechado onde ele possa correr, ou jogar objetos em um corredor da casa, irá exercitar seu instinto de caça e correr como um louco. Outra coisa que você pode fazer é adotar um segundo gato para brincar com o seu.

Ambos competirão em brincadeiras e corridas e encorajarão seu gato a ser mais ativo.

Para emagrecer um gato obeso, troque a ração por alimentos naturais

A dieta BARF é recomendada para todos os animais. 

Incluí-la na dieta de um gato obeso é muito eficaz, pois isso reduzirá a ingestão de gorduras e proteínas e irá substituí-las por legumes e frutas que farão seu gato perder peso.

Isso sempre deverá ser feito sob a supervisão do seu veterinário de confiança.

Misture o alimento com água

Se você não está convencido sobre a dieta cruacolocar água na ração do gato irá inflar a comida e o animal terá uma maior sensação de saciedade. 

Isso fará com que seu gato perca peso, desde que você tenha reduzido a quantidade de ração, obviamente.

Então, se você precisa emagrecer um gato obeso, calma, com certeza depois de ler este artigo você percebeu que é mais fácil do que você imaginava.