Como ensinar um cachorro a usar o tapete higiênico?

Ensinar um filhote a usar o tapete higiênico não precisa ser um processo torturante. Descubra quais dicas facilitam esse trabalho.
Como ensinar um cachorro a usar o tapete higiênico?

Última atualização: 28 fevereiro, 2022

Para muitos tutores, o processo de ensinar um filhote a usar o tapete higiênico se torna um tormento e, às vezes, nunca conseguem. Portanto, nas linhas a seguir vamos compartilhar algumas dicas que irão ajudar você a tornar esse caminho bem sucedido e muito simples.

Também vamos falar sobre o momento ideal para iniciar o processo de treinamento e os aspectos anatômicos dos canídeos que você deve conhecer. Tem interesse? Então continue lendo.

Momento ideal para adestrar o filhote

Quando nossos cães são filhotes, eles não podem sair de casa até completar o esquema de vacinação. Portanto, é necessário ensiná-los a se aliviarem em casa. É importante ressaltar que, ao nascer, é a mãe quem os incentiva a evacuar até que comecem a andar e fazer sozinhos suas necessidades fisiológicas, conforme explicado em estudos.

No entanto, os filhotes não controlam seus esfíncteres antes dos 3 ou 4 meses de idade, então urinam toda vez que acordam ou depois de beber água, e defecam 30 minutos após se alimentar em média. Consequentemente, nessa fase você tem que ter paciência e ensiná-los aos poucos a fazer suas necessidades em um determinado local.

Um cãozinho.

O que é um tapete higiênico e para que serve?

Os tapetes higiênicos são produtos concebidos para os cães fazerem as suas necessidades sem molhar ou sujar o chão. Eles ficam localizados na seção de treinamento de lojas especializadas e seu uso é temporário. O objetivo a médio prazo é que o cão consiga regular seus esfíncteres e fazer xixi e cocô quando seu tutor o levar ao parque.

O tapete higiênico também é um aliado daquelas pessoas que, por motivos de trabalho ou estudo, precisam pular alguns horários de saída, o que obriga o canídeo a se aliviar dentro de casa. Nesse cenário, a ideia é que seu cão sempre use o tapete higiênico em vez de urinar ou defecar em qualquer lugar ou canto.

Dicas para ensinar seu cachorro a usar o tapete higiênico

Aqui contamos algumas dicas que irão facilitar o processo de ensino do seu cachorro a usar o tapete higiênico. Depois de ler, aplique-as e descubra como será simples e amigável para vocês dois.

Escolhendo o local para colocar o tapete higiênico

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o local onde deseja que o seu cachorro faça suas necessidades em casa. Considere uma área onde não seja incômodo ver o elemento e na qual o ar possa circular para que os odores ruins não se impregnem.

Além disso, o local deve ser confortável e acessível para os peludos, proporcionar privacidade e estar longe da cama e da comida. Lembre-se de que os animais de estimação precisam que seus espaços de convivência sejam bem definidos.

Por fim, e depois de localizado o elemento, é aconselhável limpar o chão de toda a casa para apagar os vestígios de odores que permanecem nas outras partes. Dessa forma, o cão não se confundirá e depois de usar o tapete higiênico várias vezes irá procurar o ponto onde perceberá o seu aroma.

Apresentando o filhote ao tapete higiênico

O segundo passo é apresentar o tapete higiênico ao filhote, pois nas primeiras vezes ele o verá como algo estranho. Para que esse processo seja bem-sucedido, você deve associar o tapete a uma recompensa positiva. Leve-o ao ponto com alguns petiscos.

Para promover seu uso, coloque o cão no colchonete após se alimentar ou beber água. Assim, se o canídeo tiver vontade de fazer suas necessidades, fará no tapete.

Identifique os sinais

Quando bebês, os cães urinam e defecam em horários específicos e quando têm vontade. Portanto, além de levar seu filhote ao tapete higiênico após comer ou beber, você também deve fazer isso quando notar os seguintes sinais:

  1. O cachorro começa a andar rápido e para repentinamente.
  2. Anda ou corre em círculos.
  3. Fareja o chão com bastante intensidade.

Evite perturbar o peludo

Embora o tutor deva estar muito atento ao filhote durante o processo de aprendizagem, não deve incomodá-lo enquanto estiver usando o tapete. Depois de levar o animal ao local, dê um passo para trás e deixe-o fazer o que quiser. Encará-lo o deixará intimidado, e o animal preferirá ir embora a urinar ou defecar ali.

Não trocar o tapete higiênico com frequência

O tapete higiênico deve ser trocado todos os dias, mas não sempre que o cão usá-lo. Isso porque é necessário que ele reconheça o seu odor no local designado. Portanto, é aconselhável que o tutor permita que o cão o use várias vezes ao dia. O cheiro o atrairá continuamente.

Contudo, se você morar em um apartamento pequeno ou mal ventilado e não puder deixar o tapete higiênico sujo por muito tempo, conte com produtos especializados que simulam o cheiro. Eles também estão na seção de treinamento de qualquer estabelecimento que venda produtos para animais de estimação.

Menos repreensão, mais recompensas

É importante que, durante este processo, você evite repreender o filhote se ele não for ao banheiro nas primeiras vezes. Como mencionamos, nos primeiros meses de vida o animal não consegue controlar seus esfíncteres, podendo ocorrer acidentes.

Melhor do que dar uma bronca, sempre que o filhote fizer bem o dever de casa, você deve recompensá-lo. Ofereça a ela um petisco, sua comida úmida favorita ou um snack para vincular o tapete a uma experiência positiva. Também inclua recompensas como abraços, carícias e palavras de amor.

Um cachorro usando um tapete higiênico.

Estabelecer uma rotina é o segredo

Saber como ensinar seu cachorro a usar o tapete higiênico não é tudo. O principal é estabelecer uma rotina e ser constante para que o processo seja bem sucedido. De nada adianta seguir as orientações por alguns dias e deixá-las de lado por outros, pois isso fará com que o cão se acostume com aquela desordem e se alivie em qualquer lugar.

This might interest you...
4 animais que podem viver em apartamento
Meus Animais
Leia em Meus Animais
4 animais que podem viver em apartamento

Todos os animais precisam do próprio espaço. A seguir, vamos apresentar uma pequena lista de animais adequados para viver em apartamento.



  • Guzmán, M. Esquimniatría: guía sobre cuidados en cachorros, reporte de caso. Unilasallista Corporación Univrsitaria. 2021.