Como escolher um comedouro para cães?

Ao escolher corretamente um comedouro para cães, é importante que você leve em consideração aspectos como a raça, a personalidade e o tamanho do seu animal. Descubra qual é o recipiente ideal para o seu amigo canino.
Como escolher um comedouro para cães?

Última atualização: 25 Setembro, 2021

A alimentação é um processo fundamental que pode impactar positiva ou negativamente a vida de seu animal de estimação. Com isso entendido, deve-se destacar que atualmente existem elementos que buscam proporcionar conforto e bem-estar ao animal durante a sua ingestão alimentar. Por exemplo, a forma e a disposição do comedouro para cães determinam a maneira como eles comem.

Nesse sentido, o seguinte artigo irá apresentar a você a importância de fazer uma boa escolha na hora de comprar um comedouro para seu amigo canino. Isso levando em consideração que, apesar de parecer sem importância, é uma decisão que deve ser tomada além de se tratar de um objeto bonito que vai com o resto dos móveis da casa.

Portanto, aqui você descobrirá quais detalhes considerar antes de adquirir um comedouro, já que nem todos são igualmente saudáveis, feitos do mesmo material ou funcionam da mesma maneira. Reveja os seguintes aspectos se for escolher o recipiente que usará para servir comida ao seu amigo de quatro patas.

Escolhendo um comedouro para cães

O comedouro é um recipiente no qual as pessoas colocam a comida que dão aos seus animais de estimação. Normalmente, consiste em uma tigela que pode ser feita de 3 materiais diferentes: plástico, cerâmica ou aço inoxidável.

Além disso, é um objeto importante que deve se moldar de acordo com as características do seu cão. Ou seja, a aquisição de um comedouro tem que ir além de sua cor ou do seu aspecto geral. O recipiente onde o seu animal se alimenta também deve ser adaptado às suas necessidades alimentares.

 

Comedouro de plástico

Os comedouros de plástico são muito práticos. Em qualquer caso, embora sejam fáceis de manusear e lavar, são recipientes que podem transmitir toxinas à comida do seu cão. Alguns cães são até alérgicos a componentes desse material. Portanto, é sempre importante consultar um veterinário para receber conselhos na escolha de um comedouro plástico de excelente qualidade.

Comedouro de cerâmica

Muitos proprietários preferem escolher uma tigela de cerâmica para servir seus cães, pois os recipientes desse material podem ser encontrados em várias cores e designs. São opções muito atrativas. Porém, esses comedouros são frágeis e possuem um componente poroso que não é fácil de limpar e pode alojar bactérias.

Comedouro de aço inoxidável

Já a tigela de aço inoxidável é uma ótima opção para cães. Esse recipiente é feito de uma mistura de metais resistentes à corrosão e não libera substâncias nocivas que podem prejudicar a comida do seu cão. De acordo com isso, é uma alternativa de boa qualidade, resistente e de fácil limpeza.

Tamanho adequado de um comedouro para cães

A necessidade de fornecer ao seu cão uma dieta adequada torna tudo importante no processo de alimentação. Portanto, até mesmo o tamanho do comedouro influencia. Assim, o recipiente no qual seu cão se alimenta enquanto filhote não deve ser o mesmo que vai usar quando adulto, assim como um cão grande não deve usar comedouro para cães pequenos.

O recipiente também é uma forma de controlar melhor as quantidades de alimento que você fornece ao seu animal de estimação. Ou seja, certifique-se de que o referido comedouro é ideal para o tamanho do seu cão, caso contrário você poderá gerar um problema de desnutrição ou obesidade para o seu amigo.

Tipos de comedouros

Embora os comedouros sirvam para conter a comida do seu animal de estimação, nem todos funcionam da mesma maneira. Nesse sentido, assim como existem recipientes feitos de diferentes materiais, também existem comedouros com diferentes qualidades. A seguir você conhecerá alguns deles.

Transportável

Também conhecido como “comedouro de viagem”, é um recipiente de silicone ideal para ser usado em qualquer lugar. Devido ao seu peso leve e flexibilidade, você pode carregá-lo em sua bolsa ou mochila. Assim, pode usá-lo em qualquer lugar para depositar água, comida ou petiscos para o seu cão.

Automático

Esse tipo de comedouro automático para cães fornece a dieta do seu animal de estimação por programação eletrônica ou ação da gravidade. Nesse sentido, é ideal para aqueles dias em que você não está em casa e tem dificuldade de alimentar pessoalmente seu animalzinho.

No entanto, se optar por essa alternativa, certifique-se de encontrar um dispensador suficientemente rígido e de boa qualidade. Se o seu cão perceber que há comida dentro, ele pode tentar mastigar o comedouro automático, jogá-lo de uma lado para outro ou abri-lo a todo custo.

Comedouro em altura

Para cães como galgos, pastor alemão ou boxer, os comedouros altos são uma boa alternativa, uma vez que raças de cães grandes tendem a sofrer de torção gástrica. Além disso, esses recipientes fornecem aos cães que sofrem de artrite uma postura mais confortável na hora de comer.

Antivoracidade

Finalmente, os comedouros antivoracidade são indicados para cães que comem muito rápido ou são muito gulosos. Esse tipo de recipiente tem como objetivo fazer com que seu cão aprenda a comer mais devagar, assim como evitar distúrbios digestivos. Assim, é uma opção que possui relevos ou zonas elevadas e uma sola antideslizante para que o cão não possa movimentá-lo enquanto se alimenta.

Concluindo, assim como os animais de estimação influenciam positivamente sua saúde e bem-estar, é importante que você contribua da mesma forma para a qualidade de vida deles. Cuidar de cada detalhe de sua alimentação faz parte da atenção que você deve proporcionar ao seu animal de estimação.

 

Um comedouro automático para cães.

Lembre-se de que nem todos os comedouros são iguais e cada tigela possui peculiaridades que podem ou não se adequar ao seu cão. Por outro lado, seja qual for a sua escolha, não se esqueça de lavá-lo muito bem e mantê-lo limpo. Além disso, não se esqueça de que consultar um veterinário pode facilitar a escolha do recipiente de alimentação do seu amigo.

Pode interessar a você...
Como fazer um comedouro brinquedo para cães com garrafas de plástico
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como fazer um comedouro brinquedo para cães com garrafas de plástico

Se você quer surpreender seu animal com uma ideia original, divertida, e que estimule a sua inteligência, faça um comedouro brinquedo para cachorro...