Como evitar picadas de mosquito: dicas úteis!

· agosto 18, 2018
Além da chatice do zumbido que geram à noite quando tentamos dormir, ou da coceira que produz sua picada, é preciso esclarecer que esses insetos são vetores de doenças.

Todos conhecemos a sensação desagradável e o zumbido irritante quando deitamos e um mosquito gira em volta da nossa cabeça. Entretanto, esses insetos representam um risco muito maior do que uma noite de sono mal dormida. As picadas de mosquito podem transmitir inúmeras doenças. Portanto, é importante tomar medidas preventivas para evitar ser picado por mosquitos a qualquer hora do dia.

Por que as picadas de mosquito ocorrem mais à noite?

Embora os mosquitos possam nos picar a qualquer hora do dia, é verdade que eles têm hábitos predominantemente noturnos. Quando a luz do sol diminui, vemos que esses insetos começam a aparecer. Mas não é só por isso que os mosquitos tentam nos morder enquanto dormimos.

O fato de os mosquitos se sentirem “atraídos” por nós também tem a ver com o nosso processo de respiração. Quando respiramos, aproveitamos o oxigênio disponível no ar para nutrir os tecidos do nosso corpo. Além disso, também eliminamos uma grande quantidade de dióxido de carbono.

Quando vamos para a cama, paramos de nos mover e esse componente fica concentrado em nosso ambiente. É claro que exalamos dióxido de carbono ao longo do dia, porque não podemos parar de respirar. Entretanto, quando ficamos horas no mesmo lugar, esse composto se concentra e atrai os mosquitos com maior intensidade.

Os mosquitos percebem essa alta concentração de dióxido de carbono e são “guiados” por ele para encontrar comida. Por fim, como expiramos o dióxido pela boca e pelo nariz, esses insetos ficam concentrados em volta da nossa cabeça.

Picadas de mosquito da dengue

Além disso, nosso calor corporal também ajuda a identificar que existe um ser vivo que pode fornecer sangue fresco. Portanto, quando alguém está com uma temperatura corporal mais alta, é mais provável que atraia esses insetos.

Nos dias mais quentes, ácido lático que liberamos na transpiração também atrai os mosquitos. Portanto, boa ventilação nas noites de verão ajuda a evitar que eles mordam você.

Por que eles fazem um barulho tão chato?

Agora, sabemos porque os mosquitos tentam nos morder intensamente durante a noite e prejudicam nosso sono. Entretanto, ainda não explicamos por que eles produzem um zumbido tão alto e irritante quando voam ao nosso redor.

Na verdade, é fácil explicar o barulho que ouvimos quando há um mosquito no quarto. Para voar e se manter no ar, esses insetos devem agitar suas asas várias vezes por segundo. O constante “impacto” de suas pequenas asas tremendo e “batendo” no ar produz esse zumbido irritante.

Como evitar picadas de mosquitos?

Infelizmente, os mosquitos estão longe de serem considerados insetos inofensivos. Apesar de seu pequeno tamanho, esses animais podem representar um risco para a nossa saúde.

Esses insetos servem como hospedeiros intermediários de inúmeros patógenos, como vírus, bactérias, vermes, protozoários etc. Portanto, atuam como vetores de várias doenças, tanto para nós como para nossos animais de estimação.

Doenças causadas por mosquitos

As picadas de mosquito são muito mais frequentes no verão, pois esses insetos se reproduzem intensamente nos dias mais quentes. Portanto, é importante se preparar para essa estação e adotar hábitos preventivos para evitar ser picado por mosquitos.

5 truques para afastar os mosquitos da sua casa

  1. Telas de proteção/mosquiteiros: mosquiteiros e tecidos contra insetos são essenciais para impedir a entrada de mosquitos em nossa casa. O ideal é instalá-los em todas as janelas e portas.
  2. Não acumule água: muitas espécies de mosquitos que picam o homem precisam de água para o desenvolvimento de suas larvas. Para combater a superpopulação de mosquitos no verão, não devemos acumular água em nossa casa.
  3. Evite acumular vegetação ao redor da casa: isso não significa que não possamos ter um belo jardim. Simplesmente, devemos ter cuidado para não acumular vegetação densa nas proximidades de nossa casa. Com isso, evitamos criar um ambiente de alta umidade, que atrai os mosquitos e favorece sua reprodução.
  4. Repelentes: antes de sair exposto ao ar livre no verão, lembre-se de aplicar repelente de insetos. Há também produtos especiais para uso veterinário que devemos usar para proteger nossos animais de estimação.
  5. Citronela: a citronela é uma excelente aliada na luta contra os mosquitos. Atualmente, podemos encontrar velas, repelentes naturais e óleos aromáticos de citronela.

A boa notícia é que é possível evitar picadas de mosquito à noite, especialmente no verão. Apenas siga essas dicas práticas e tenha uma noite de sono tranquila, além de cuidar da saúde da sua família.